Renegociação de dívida do Fies

Processo de renegociação de dívidas possui o objetivo de mudar o quadro de inadimplência do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)
Por Érica Caetano , Adriano Lesme

Renegociação do Fies
Aqueles que atrasaram o pagamento do Fies poderão agora renegociar os débitos
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) auxilia milhares de estudantes a concluir a graduação, por meio do financiamento das mensalidades. No entanto, não são todos que conseguem arcar com a dívida depois da formatura.

As pessoas que possuem débitos com o Fies podem renegociar sua dívida. Em novembro de 2023, o Projeto de Lei nº 4.172 foi sancionado e, com isso, definidos os critérios para a renegociação de dívidas do Fies.

Tópicos deste artigo

O que é a renegociação do Fies?

A renegociação de dívidas do Fies trata-se, atualmente, do Projeto de Lei nº 4.172 sancionado em 1º de novembro de 2023, que estabelece regras e prazo para estudantes quitarem ou renegociarem com desconto suas dívidas com o Fies.

O objetivo é beneficiar mais de 1,2 milhão estudantes que estão inadimplentes com as instituições financeiras (bancos). 

Quem pode solicitar a renegociação do Fies?

Todos os estudantes com débitos vencidos e não pagos e que tenham formalizado a contratação do financiamento pelo Fies até 2017 poderão entrar na renegociação. O prazo para renegociar vai de 7 de novembro a 30 de maio de 2024.

Critérios para renegociar dívidas com o Fies 

Confira abaixo os critérios para renegociação de dívidas com o Fies

1) Para contratos com débitos vencidos e não pagos há mais de 90 dias, em 30/6/2023: 

  • desconto de 100% sobre encargos (juros e multas pelo atraso no pagamento) e de 12% sobre o valor financiado pendente, para pagamento à vista; ou 

  • parcelamento em até 150 parcelas mensais e sucessivas, com desconto de 100% dos encargos, mantidas as demais condições do contrato (ou seja, ficam mantidas as condições de garantia e eventuais taxas de juros do contrato). 

2) Para contratos com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias, em 30/6/2023, cujos financiados estejam cadastrados no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021: 

  • desconto de 92% sobre o valor total da dívida (valor financiado pendente + juros e multas por atraso no pagamento + juros do contrato), para pagamento total do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas. 

3) Para contratos com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias, em 30/6/2023, cujos financiados estejam cadastrados no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 e a data da última prestação prevista em contrato esteja em atraso superior há 5 anos: 

  • desconto de 99% sobre o valor total da dívida (valor financiado pendente + juros e multas por atraso no pagamento + juros do contrato), para pagamento total do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas. 

4) Para contratos com débitos vencidos e não pagos há mais de trezentos e sessenta dias, em 30/6/2023, que não se enquadrem nas hipóteses 2 e 3 acima: 

  • desconto de 77% sobre o valor total da dívida (valor financiado pendente + juros e multas por atraso no pagamento + juros do contrato), para pagamento total do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas. 

5) Para contratos com o pagamento em dia (adimplentes) na data da renegociação: 

  • desconto de 12% sobre o valor total da dívida, para pagamento à vista do saldo devedor. 

Veja: Como usar as notas do Enem no Fies

Contratos inadimplentes do Fies por estado

Veja a relação da quantidade de contratos inadimplentes do Fies por estado: 

Quadro informativo com os estados e números de estudantes endividados do Fies
Crédito: Ministério da Educação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como renegociar dívidas com o Fies?

Entre em contato com o banco para saber como renegociar as dívidas com o Fies. Veja os canais de atendimento abaixo: 

Caixa Econômica Federal

  • 4004-0104 - Alô Caixa (Capitais e Regiões Metropolitanas).

  • 0800 104 0104 - Alô Caixa (Demais Regiões).

  • Toda a renegociação pode ser feita de maneira 100% digital, sem precisar comparecer a uma agência, pelo aplicativo FIES CAIXA ou pelo site sifesweb.caixa.gov.br. 

Banco do Brasil

  • (61) 4004-0001 - WhatsApp. 

  • 4004-0001 (Central de Atendimento Capitais e Regiões Metropolitanas). 

  • 0800 729 0001 (Demais Localidades).

Assista às nossas videoaulas