O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Governo Federal em que o participante do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ter seu curso superior financiado de 50% a 100%. Em 2021, o Fies terá duas edições, uma em cada semestre.
O Fies 2021 terá a oferta de 93 mil vagas, 7 mil a menos do que o oferecido em todo o ano de 2020. A edição do primeiro semestre de 2021 já está com seu edital liberado e o cronograma definido, confira:
O Fies do primeiro semestre não utilizará o Enem 2020 como seleção. O exame terá provas no fim de janeiro, mesmo período em que o financiamento contará com inscrições, o que impossibilitará o uso da pontuação.
Os candidatos poderão se inscrever no Fies 2021/1 com as notas do Enem de 2010 a 2019. Já para a edição do segundo semestre ainda não há informação se a edição de 2020 será aceita.
Podem participar do Fies 2021 os candidatos que fizeram o Enem em uma das edições de 2010 a 2019, com média mínima de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação. A exigência de pontuação mínima de 400 pontos na redação ficou para 2022.
Além da pontuação do Enem, há a necessidade de comprovar renda de até três salários mínimos por pessoa da família para poder participar do Fies 2021.
A inscrição do Fies 2021 será realizada exclusivamente pelo site fies.mec.gov.br, no período estipulado pelo MEC. No caso do primeiro semestre, de 26 a 29 de janeiro.
O candidato terá que informar dados pessoais, renda dos membros da família, além de escolher até três opções de cursos/turno/instituição para concorrer.
Os candidatos pré-selecionados terão que complementar as informações no site do Fies. Após completar os dados, é necessário procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino na qual a vaga é oferecida para análise da documentação, dentro do prazo de cinco dias úteis.
Após a validação dos documentos pela CPSA, o pré-selecionado tem 10 dias (após o 3º dia da validação) para procurar o banco parceiro do Fies para o fechamento do contrato.
Os participantes que não forem convocados na chamada regular estarão automaticamente inscritos na Lista de Espera do Fies 2021.
As convocações da Lista de Espera são feitas em um período de aproximadamente 15 dias. Cabe ao candidato acompanhar a convocação no site.
Quem for pré-selecionado deverá complementar as informações, validar a documentação na CPSA e procurar o banco.
Mais informações no edital do Fies.