Fies 2024

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) possibilita aos estudantes que fizeram o Enem financiar a graduação da educação superior privada
Por Lucas Afonso

Estudante com material escolar, texto Fies 2024.
Estudantes podem utilizar notas do Enem para financiar cursos do ensino superior.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Fies 2024 é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que oferece financiamentos em cursos de graduação de faculdades particulares de todo o país. 

Com a Portaria n. 167/2024, o MEC regulamentou a nova versão do programa: o Fies Social. O objetivo é retomar o papel social da seleção e beneficiar estudantes de baixa renda.

Uma das novidades é a reserva de 50% das vagas para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que possuam renda familiar mensal, por pessoa, de até meio salário mínimo. 

Podem concorrer às vagas do Fies 2024, os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A vantagem é que é possível usar qualquer desempenho do exame desde a edição de 2010. 

Segundo as regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), depois que o aluno terminar o curso deve pagar o saldo devedor de acordo com sua realidade financeira. Mas, caso o estudante ainda não tenha renda, deverá pagar apenas o valor mínimo do financiamento.

O edital da primeira edição do Fies 2024 pode ser consultado aqui. Para o ano de 2024, o MEC ofertará mais de 112 mil vagas. 

Leia também: Vale a pena participar do Fies?

Tópicos deste artigo

Datas do Fies 2024

Confira as datas do Fies 2024

  • Inscrições: 12 a 18/03

  • Resultado: 21/03

  • Complementação de informações dos pré-selecionados: 22 a 27/03

  • Eventual pré-seleção da lista de espera: 28/03 a 30/04

O que é o Fies Social?

O Fies Social é uma novidade do Fies 2024, que reserva 50% das vagas para estudantes que tenham renda familiar mensal, por pessoa, de até meio salário mínimo.

Agora, esses participantes poderão financiar até 100% dos encargos educacionais do financiamento. 

Quem pode participar do Fies 2024?

Podem participar do Fies 2024 os estudantes que concluíram o ensino médio e que não terminaram algum curso de graduação.

A forma de seleção do Fies é por meio das notas do Enem. São aceitos os desempenhos obtidos em qualquer edição do Enem desde 2010.

Entre os critérios de participação estão:

  • Ter tirado uma média geral, das cinco provas do exame, de pelo menos, 450 pontos;

  • Não ter zerado a redação do Enem.

Estudante, texto Fies
O Fies foi criado pela Lei nº 10.260, de 2001.
Crédito: Divulgação / MEC. 

A prioridade do programa é disponibilizar financiamentos a estudantes de baixa renda. Por isso, o concorrente deve comprovar renda familiar mensal de até três salários-mínimos por pessoa. 

Veja também: Renegociação de dívidas do Fies segue aberta até maio de 2024

Quem não pode participar do Fies 2024?

Não poderão se inscrever no Fies 2024, os estudantes que se enquadram em uma das condições listadas abaixo:

  • candidato pré-selecionado em processo seletivo anterior, enquanto perdurar situação de pendência nas fases de complementação no FiesSeleção, de validação de suas informações pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento - CPSA ou de validação de suas informações pelo agente financeiro;

  • candidato que não tenha quitado financiamento anterior pelo Fies ou pelo Programa de Crédito Educativo - CREDUC, de que trata a Lei nº 8.436, de 25 de junho de 1992;

  • candidato que se encontre em período de utilização do financiamento do Fies;e

  • candidatos que submeteram ao ENEM com o único objetivo de autoavaliação, na condição de treineiro;

Como fazer a inscrição no Fies Social 2024?

As inscrições para o Fies são recebidas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, onde também são recebidos os cadastros para o SiSU e ProUni.

O acesso ao Portal Único deve ser feito pelos dados de acesso da conta gov.br, o login único dos serviços do governo federal.

O candidato precisa informar o CPF e a senha. Caso não tenha conta no portal, é possível cadastrar uma nova.

Ao fazer o login, o candidato será direcionado para o sistema de vagas do Fies. Lá, deve completar seus dados pessoais e escolher até três opções de cursos de graduação. 

As opções de cursos podem ser alteradas até o final da inscrição, quantas vezes quiser.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Resultado do Fies 2024

O resultado do Fies 2024 será divulgado no Portal Único no dia 21 de março. Os estudantes são pré-selecionados e, para garantir a vaga, precisam realizar os seguintes procedimentos:

  • 1º fase: o pré-selecionado no Fies deve completar as informações no site oficial.

  • 2ª fase: depois de completar as informações, todos os pré-selecionados terão que procurar Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino na qual a vaga é oferecida para análise da documentação, dentro do prazo de cinco dias. 

  • 3ª fase: após validar a documentação pela CPSA, o selecionado tem 10 dias (após o 3º dia da validação) para procurar o banco parceiro do Fies para o fechamento do contrato. 

Lista de espera do Fies 2024

Os estudantes que não forem selecionados na chamada única estarão automaticamente inscritos na lista de espera do Fies.

Como não existe um novo ranqueamento, os candidatos participantes da lista de espera devem acompanhar a sua pré-seleção na página do Fies