USP vai reservar 40% das vagas para cotistas no Vestibular e SiSU 2019

A quantidade das oportunidades reservadas considera o Vestibular da Fuvest e o que é oferecido pelo SiSU.
Em 29/06/2018 10h32 , atualizado em 29/06/2018 11h39 Por Rafael Batista

Crédito da Imagem: usp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade de São Paulo (USP) informou que, para ingresso em 2019, serão oferecidas 11.147 vagas. São 8.365 pelo vestibular, organizado pela Fuvest, e outras 2.782 vagas para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Também ficou definido a forma como estas vagas serão disponibilizadas pelo Sistema de Cotas, Sociais e Raciais. Para o próximo ingresso na USP, 40% das vagas em cada curso de graduação serão reservadas para estudantes oriundos de escolas públicas.

Assim, no ato da inscrição do Vestibular da Fuvest, o estudante terá três opções de perfis: Ampla Concorrência (AC), Ação Afirmativa Escola Pública (EP) e Ação Afirmativa Preto, Pardo e Indígena (PPI).

Crédito da imagem: Jornal da USP

Do total de vagas oferecidas para 2019, serão reservadas 4.462 para estudantes de escolas públicas, sendo 1.838 exclusivas para pretos, pardos e indígenas. O maior percentual de vagas para cotas será pro meio do SiSU, que deve reservar mais de 80% das oportunidades. Veja a distribuição:

Crédito da imagem: Jornal da USP

Mudanças na USP

Em 2017, a USP começou a anunciar uma série mudanças no Vestibular e também na forma como as vagas serão oferecidas. Entre as modificações, a adoção de um sistema de cotas prevê que, até 2021, metade das vagas sejam reservadas para alunos de escolas públicas.

Além disso, a Fuvest alterou a forma como serão realizadas as provas da segunda fase do Vestibular. Agora, as provas que eram aplicadas em três dias, serão feitas em apenas dois, sendo o primeiro com questões de português e uma redação e o segundo dia com questões sobre disciplinas específicas ao curso em disputa.

Veja as datas do Vestibular 2019 da Fuvest

Recentemente, a Fuvest anunciou também que vai adotar um novo sistema de identificação dos candidatos no dia prova. O novo método, que leva em consideração o reconhecimento facial, substitui a coleta de impressão digital, feita durante a prova.


Relacionados

Fuvest 2019: principais datas do Vestibular já podem ser conferidas
A Fuvest publicou na tarde de hoje (27) as principais datas do Vestibular 2019. Seleção que é responsável pelo preenchimento de vagas na USP terá inscrições em agosto.
Notícias
Fuvest muda segunda fase do Vestibular
A Fuvest anunciou mudanças no formato da segunda fase de seu Vestibular. Nova composição do ingresso na USP já estará valendo para as provas da seleção de 2019.
Notícias
Fuvest vai adotar reconhecimento facial para o Vestibular 2019
A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que seleciona estudantes para Universidade de São Paulo (USP), anunciou que passará a identificar os estudantes através de reconhecimento facial. O novo método de identificação substitui a coleta de impressão digital, feita durante a prova.
Notícias
Fuvest, Unicamp, Unesp e ITA anunciam o cronograma dos Vestibulares 2019
USP, Unicamp, UNESP, Unifesp, ITA, PUC-SP, PUC-Campinas e Mackenzie divulgaram as datas de inscrições e provas dos Vestibulares 2019. Todos os anos elas se reúnem para estabelecer um cronograma unificado, permitindo aos vestibulandos participarem de todas as provas.
Notícias
Inscrições abertas para o Vestibular 2019 da Fuvest com 40% das vagas para cotistas
A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) abriu nesta segunda-feira, 13 de agosto, as inscrições para o maior vestibular do Brasil. Para ingresso em 2019 estão sendo oferecidas 8.362 vagas nos cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP). 
Notícias
Livros para o Vestibular da Fuvest 2019
Veja os livros que serão cobrados no Vestibular 2019 da Fuvest. As obras literárias que são obrigatórias para o vestibular da Fuvest e dicas de estudo.
Fuvest
Unicamp inclui Curitiba e Salvador no Vestibular 2019
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) anunciou a inclusão de Curitiba e Salvador na relação das capitais que vão receber as provas do Vestibular 2019. Elas se juntam a Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza, as outras cidades fora do estado de São Paulo que receberão as provas.
Notícias