Topo
pesquisar
Em 29/06/2018 10h32, atualizado em 29/06/2018 11h39

USP vai reservar 40% das vagas para cotistas no Vestibular e SiSU 2019

Notícias

A quantidade das oportunidades reservadas considera o Vestibular da Fuvest e o que é oferecido pelo SiSU. Por Rafael Batista
PUBLICIDADE

A Universidade de São Paulo (USP) informou que, para ingresso em 2019, serão oferecidas 11.147 vagas. São 8.365 pelo vestibular, organizado pela Fuvest, e outras 2.782 vagas para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Também ficou definido a forma como estas vagas serão disponibilizadas pelo Sistema de Cotas, Sociais e Raciais. Para o próximo ingresso na USP, 40% das vagas em cada curso de graduação serão reservadas para estudantes oriundos de escolas públicas.

Assim, no ato da inscrição do Vestibular da Fuvest, o estudante terá três opções de perfis: Ampla Concorrência (AC), Ação Afirmativa Escola Pública (EP) e Ação Afirmativa Preto, Pardo e Indígena (PPI).

Crédito da imagem: Jornal da USP

Do total de vagas oferecidas para 2019, serão reservadas 4.462 para estudantes de escolas públicas, sendo 1.838 exclusivas para pretos, pardos e indígenas. O maior percentual de vagas para cotas será pro meio do SiSU, que deve reservar mais de 80% das oportunidades. Veja a distribuição:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Crédito da imagem: Jornal da USP

Mudanças na USP

Em 2017, a USP começou a anunciar uma série mudanças no Vestibular e também na forma como as vagas serão oferecidas. Entre as modificações, a adoção de um sistema de cotas prevê que, até 2021, metade das vagas sejam reservadas para alunos de escolas públicas.

Além disso, a Fuvest alterou a forma como serão realizadas as provas da segunda fase do Vestibular. Agora, as provas que eram aplicadas em três dias, serão feitas em apenas dois, sendo o primeiro com questões de português e uma redação e o segundo dia com questões sobre disciplinas específicas ao curso em disputa.

Veja as datas do Vestibular 2019 da Fuvest

Recentemente, a Fuvest anunciou também que vai adotar um novo sistema de identificação dos candidatos no dia prova. O novo método, que leva em consideração o reconhecimento facial, substitui a coleta de impressão digital, feita durante a prova.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola