Topo
pesquisar
Em 13/08/2018 12h00, atualizado em 17/08/2018 12h12

Inscrições abertas para o Vestibular 2019 da Fuvest com 40% das vagas para cotistas

Notícias

Entre as mais de 8 mil vagas oferecidas, 1.471 são para candidatos de escolas públicas e 759 para pretos, pardos e indígenas. Por Rafael Batista
PUBLICIDADE

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) abriu nesta segunda-feira, 13 de agosto, as inscrições para o maior vestibular do Brasil. Para ingresso em 2019 estão sendo oferecidas 8.365 vagas nos cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP). 

Inscreva-se aqui

As inscrições para o Vestibular 2019 da Fuvest devem ser feitas até dia 14 de setembro. A taxa é de R$ 170 e deve ser paga até dia 18 de setembro. Até o dia 31 de julho, a Fuvest aceitou pedidos de isenção ou redução de taxa de candidatos de baixa renda. O resultado vai sair no dia 20 de agosto.

Do total de oportunidades oferecidas neste vestibular, 40% estarão reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas. Nessa reserva haverá, ainda, oportunidades para autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Crédito da imagem: Jornal da USP

Cronograma

O Vestibular da Fuvest é realizado em duas etapas, sendo a primeira fase composta por questões objetivas de conhecimentos gerais e a segunda com questões discursivas sobre Língua Portuguesas e pelo menos duas disciplinas específicas, conforme o curso. Na segunda fase, os vestibulandos também devem elaborar uma redação.

A primeira etapa será aplicada no dia 25 de novembro, a partir das 13h. Segundo o Manual do Candidato, os locais de provas serão divulgados no site da Fuvest no dia 16 do mesmo mês.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No dia 10 de dezembro deve ser liberado a lista de classificados para a segunda fase do vestibular, junto com os locais de provas. Até a última edição, as provas discursivas eram aplicadas em três, agora serão apenas dois: dias 6 e 7 de janeiro.

1º dia: 10 questões de português e uma redação
2º dia: 12 questões de duas a quatro disciplinas específicas ao curso

Veja mais sobre as mudanças no Vestibular da Fuvest

Habilidades Específicas

Candidatos aos cursos de Artes Visuais, Artes Cênicas e Música passarão, ainda, pelas provas específicas, conforme as datas listadas abaixo:

Artes Visuais: 16 de dezembro de 2018;
Música (São Paulo): de 16 a 21 de dezembro de 2018;
Música (Ribeirão Preto): de 17 a 21 de dezembro de 2018;
Artes Cênicas: de 9 a 11 de janeiro de 2019.

Confira o que pode ser cobrado em uma prova de habilidades específicas

Resultado

A primeira chamada de aprovados é esparada para 24 de janeiro. Estão previstas ainda outras quatro convocações: 1º, 8, 15 e 22 de fevereiro.

A USP deve oferecer ainda outras vagas para ingresso em 2019, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Neste caso, o total de oportunidades ainda não foi divulgado.

O resultado para treineiros deve sair no dia 6 de fevereiro. Outros detalhes no Manual do Candidato ou no site da Fuvest.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola