Topo
pesquisar
Em 21/05/2018 15h25, atualizado em 21/05/2018 16h15

Fuvest muda segunda fase do Vestibular

Notícias

Novo formato do ingresso na USP já estará valendo para as provas da seleção de 2019 Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

A Fundação Universitária Para o Vestibular (Fuvest) anunciou a mudança no formato da segunda fase do Vestibular 2019. As provas discursivas terão redução de três para dois dias e serão aplicadas em 6 e 7 de janeiro de 2019.

Leia mais: Principais datas do Vestibular 2019 da Fuvest já estão disponíveis

Com a mudança, a segunda fase do Vestibular 2019 da Fuvest terá as questões de português e a redação em um dia, enquanto o outro será composto por perguntas específicas às carreiras escolhidas pelos candidatos. A parte específica subiu de duas a três questões para duas a quatro, ficando a quantidade a critério de cada unidade da Universidade de São Paulo (USP). 

Veja também: Confira tudo sobre os livros do Vestibular da Fuvest 

Até a última edição, a segunda etapa contava com uma prova discursiva a cada dia. O primeiro era constituído por português e redação, o segundo pelas disciplinas obrigatórias do ensino médio e o terceiro pelas específicas aos cursos. 

A primeira fase do Vestibular 2019 permanecerá igual aos outros processo seletivos realizados pela Fuvest: 90 questões objetivas de conhecimentos gerais. Os candidatos participarão desta etapa no dia 25 de novembro.

ANTES

1º dia: 10 questões de português e uma redação
2º dia: 16 questões sobre disciplinas obrigatórias do ensino médio
3º dia: 12 questões de duas ou três disciplinas específicas ao curso

DEPOIS

1º dia: 10 questões de português e uma redação
2º dia: 12 questões de duas a quatro disciplinas específicas ao curso

Foco na Carreira

De acordo com a nota divulgada pela USP, a mudança tem como objetivo diminuir o cansaço com as provas e permitir que o candidato foque mais nas disciplinas cobradas na carreira escolhida. 

A organização garante que não haverá prejuízo na seleção com a retirada das disciplinas gerais do ensino médio na segunda etapa do Vestibular. 

Ampla Concorrência X Cotas

Outra novidade do Vestibular 2019 da Fuvest é a escolha de modalidade de concorrência já na inscrição da seleção. Ao se inscrever para carreira e curso, o participante deverá optar por uma das categorias: Ampla Concorrência (AC), Ação Afirmativa Escola Pública (EP) e Ação Afirmativa Preto, Pardo e Indígena (PPI).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A adoção de cotas para estudantes de escolas públicas e alunos de escola pública autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas (PPIs) foi firmada no Vestibular 2018 da Fuvest, mas a escolha não era feita no momento da inscrição. 

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) também contará com a reserva de vagas para cotistas. De acordo com a USP, haverá a equiparação entre as oportunidades para cotas via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pelo Vestibular da Fuvest. 

Para ingresso em 2019, as cotas representam 40% das oportunidades da USP (levando em consideração Fuvest e SiSU). Dentro deste percentual, 37,5% é para Pretos, Pardos e Indígenas (PPI). 

Com a adoção definitiva das cotas, o programa de bônus para estudantes de escolas públicas (Inclusp) deixará de existir. 

Fim da Reescolha

O Vestibular 2019 chega com mudanças também no número de chamadas. A Fuvest fará cinco convocações regulares ao invés de seis. Além disso, as duas reescolhas tradicionais serão excluídas do processo seletivo.

Como era: 6 chamadas + 2 reescolhas

Como ficou: 5 chamadas 

As reescolhas eram processos de manifestação de interesse abertos após a sexta chamada do Vestibular. A USP disponibilizava as vagas não preenchidas até então para que os vestibulandos que não tivessem sido convocados nas convocações anteriores pudessem concorrer. A partir da manifestação, realizavam-se as sétima e oitava chamadas da seleção. 

Segundo a instituição, o motivo da redução nas chamadas e o fim das reescolhas é o aumento no número de convocados para a segunda fase. A Fuvest convocava três vezes a quantidade de vagas disponíveis em cada carreira para a realização das provas discursivas, quantitativo que subirá para quatro vezes.

Mais informações no site da Fuvest

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola