Unicamp inclui Curitiba e Salvador no Vestibular 2019

Provas serão aplicadas em cinco capitais fora de São Paulo. Inscrições serão recebidas em agosto.
Em 21/06/2018 12h22 , atualizado em 21/06/2018 12h22 Por Adriano Lesme

Crédito da Imagem: Unicamp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) anunciou a inclusão de Curitiba e Salvador na relação das capitais que vão receber as provas do Vestibular 2019. Elas se juntam a Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza, as outras cidades fora do estado de São Paulo que receberão as provas.

Curitiba e Salvador já receberam provas da Unicamp há alguns anos e retornaram agora para atender a demanda de candidatos das regiões Sul e Nordeste. 

De acordo com o coordenador executivo da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), José Alves de Freitas Neto, há um grande prestígio da universidade entre os candidatos da Bahia, um dos estados com maior contingente negro do Brasil. “A Unicamp tem uma meta ambiciosa de inclusão da população autodeclarada preta e parda”, explicou o coordenador.

Veja também: Unicamp anuncia datas do Vestibular 2019

A capital do Paraná vai substituir o município de Registro, no sul de São Paulo. Segundo Freitas Neto, havia baixa demanda em Registro e, por outro lado, uma alta procura de estudantes do Paraná pela prova em Curitiba. “Assim, Curitiba foi uma opção para que o vestibular voltasse a ter pelo menos uma capital na região sul do país”, esclareceu.

Em São Paulo, o Vestibular 2019 da Unicamp será aplicado em 29 cidades: Araçatuba, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guaratinguetá, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

Vestibular 2019

As inscrições para o Vestibular 2019 da Unicamp serão recebidas entre os dias 1º e 31 de agosto. O prazo para solicitar isenção da taxa encerrou no dia 21 de maio, e o resultado será divulgado no dia 23 de julho.

Livros para o Vestibular 2019 da Unicamp

A primeira fase do vestibular está prevista para 18 de novembro, enquanto a segunda é esperada para o período entre 13 e 15 de janeiro de 2019. Serão oferecidas 3.340 vagas em cursos superiores de Campinas, Piracicaba, Limeira e Paulínia.


Relacionados

Fuvest, Unicamp, Unesp e ITA anunciam o cronograma dos Vestibulares 2019
USP, Unicamp, UNESP, Unifesp, ITA, PUC-SP, PUC-Campinas e Mackenzie divulgaram as datas de inscrições e provas dos Vestibulares 2019. Todos os anos elas se reúnem para estabelecer um cronograma unificado, permitindo aos vestibulandos participarem de todas as provas.
Notícias
USP vai reservar 40% das vagas para cotistas no Vestibular e SiSU 2019
A Universidade de São Paulo (USP) informou que para ingresso 2019 serão oferecidas 11.147 vagas. São 8.365 pelo vestibular, organizado pela Fuvest, e outras 2.782 vagas para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Notícias
Unicamp anuncia datas do Vestibular 2019
A Unicamp anunciou na tarde de hoje (27) as datas do Vestibular 2019 e novas formas de ingresso. Universidade realizará seleções por provas, pelo Enem e por desempenho em Olimpíadas Científicas. A instituição oferece 3.340 vagas para 2019, havendo reserva de vagas para cotistas raciais.
Notícias
Unicamp beneficia mais de 7,6 mil candidatos com isenção da taxa do Vestibular 2019
A Unicamp concedeu mais de 7,6 mil isenções no Vestibular 2019. O resultado dos pedidos de gratuidade da taxa de R$ 170 foi publicado nesta segunda-feira, 23 de julho. Os candidatos terão que se inscrever na seleção entre os dias 1º e 31 de agosto.
Notícias
Unicamp divulga edital de seu primeiro Vestibular Indígena
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou o edital de seu primeiro Vestibular Indígena, para ingresso em 2019. Nesta edição, serão oferecidas 72 vagas em diversos cursos como Administração, Enfermagem, Pedagogia e outros.
Notícias
Unicamp registra aumento de calouros negros, pardos e indígenas
Unicamp anunciou que 3.327 estudantes se matricularam neste ano letivo. Desse total, 794 são autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, o que representa quase 24% dos inscritos. 
Notícias