Whatsapp
Em 14/09/2021 08h00 , atualizado em 13/09/2021 16h03

Estudante de 13 anos é aprovado em 1º lugar no Vestibular 2021 da Uece

Notícias

Caio Temponi também conquistou medalha de ouro inédita em competição internacional de Matemática recentemente Por Lorraine Vilela Campos
Caio Temponi tem um canal de vídeos para auxiliar alunos em seus estudos
Caio Temponi tem um canal de vídeos para auxiliar alunos em seus estudos
Crédito da Imagem: Arquivo pessoal
PUBLICIDADE

Caio Temponi, de 13 anos, ganhou destaque nacional ao ser aprovado em 1º lugar no Vestibular 2021 da Universidade Estadual do Ceará (UECE) para o curso de Administração. 

O estudante não é apenas um treineiro normal (aluno que faz o vestibular para treinar), ele já acumula aprovações em diferentes competições e, desde criança, se destaca pelo seu desempenho escolar, o que fez com que ele pulasse três séries.

Natural de Três Rios, no Rio de Janeiro, Caio se mudou para Juiz de Fora (MG) aos nove anos de idade, quando começou a participar de olimpíadas científicas. Devido ao seu bom desempenho, recebeu uma bolsa de estudo de um colégio de Fortaleza no final de 2020. Desde então, a família mora na capital cearense.

Conquistas

No início deste ano, Caio foi o primeiro brasileiro a conquistar medalha de ouro do Brasil na Olimpíada de Mayo, competição de Matemática com representantes de 12 países. Maior nota na categoria Nível 1, para estudantes de até 13 anos, o adolescente tem em sua rotina de estudos momentos para se preparar para tais eventos, dos quais participa desde os 9 anos de idade, sendo medalhista por 17 vezes. 

Confira: Como participar de Olimpíadas Científicas

Em 2020, o adolescente passou em primeiro lugar para o exame da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), sendo o único da história da seleção a acertar todas as provas e também o mais novo estudante a ser aprovado. 

Veja também: Professores consideram os vestibulares das Forças Armadas os mais difíceis

Caio Temponi
Caio já ganhou 17 medalhas em competições de conhecimento
Crédito: Arquivo pessoal / Laurismara Temponi

Vestibulares

O Vestibular da UECE veio como oportunidade para treinamento. Para seu futuro como universitário e, posteriormente, no mercado de trabalho, Caio deseja cursar a faculdade de Direito para tentar carreira como Juiz Federal. Em paralelo, pretende fazer a graduação de Matemática para ser professor na área. 

Veja também: Os melhores cursos de Direito no Brasil

No entanto, por não existir o curso de Direito na Uece, o estudante optou por uma das graduações mais concorridas: Administração. Apesar de aprovado em primeiro lugar, Caio não se matriculou na universidade. Laurismara Temponi, mãe de Caio, explica que a decisão de continuar o ensino médio de forma regular, sem pular séries, foi algo conjunto entre ela, seu marido e o adolescente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Caio continuará tentando outros vestibulares como forma de aprimorar seus conhecimentos. Ele pretende fazer o concurso do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que é bem difícil e cobra bastante a área de Matemática, disciplina que ele adora.

Confira: 10 dicas para passar no ITA

Rotina

De acordo com a mãe do adolescente, Caio reserva o período da manhã para o curso de inglês e aulas extras da escola. À tarde, o estudante vai ao colégio, no qual frequenta turmas do ITA e do Instituto Militar de Engenharia (IME). Em alguns dias da semana, no período da noite, ele assiste às aulas para as olimpíadas de Matemática. 

Questionada sobre o impacto da pandemia nos estudos de seu filho, Laurismara diz que o período em casa foi positivo, já que o tempo que seria gasto com deslocamento até a escola acabou convertido em mais momentos para ele estudar.

Além da rotina de estudos, Caio separa um tempo para gravar vídeos para seu canal no YouTube, no qual resolve questões de Matemática para ajudar os internautas em seus estudos. 

Mas não só de estudos e produção de conteúdo é feito o dia a dia de Caio. A mãe garante que o adolescente administra bem o seu tempo e, com disciplina, consegue aproveitar os momentos de lazer para jogar futebol (é apaixonado pelo Flamengo), jogar ping-pong com o pai, xadrez, nadar e ir ao shopping com os amigos. 

Dicas

Como dicas para estabelecer uma rotina de estudos sem deixar de lado a vida pessoal, Caio ressalta que o importante é buscar estudar com qualidade e não por quantidade. 

Dedicação é outro ponto fundamental para ter sucesso nos estudos: "estabeleça objetivos e faça o possível para cumprí-los", afirma Caio. Por fim, não deixe dúvidas sobre o conteúdo que está estudando. Vá atrás das respostas e não tenha preguiça de pesquisar.

Relacionados
Conheça a trajetória de Nattane Luíza da Costa, de 24 anos, a doutora mais jovem do Brasil. Ela deu dicas para quem também quer seguir a carreira.
Mineiro Lucas Rios alcançou a pontuação máxima nas edições de 2018 e 2019 do Enem. Veja como foi sua preparação e as dicas para sair bem na redação do Enem.
Estudantes Adrieny dos Santos Teixeira e João Matheus Gonçalves, que conquistaram medalhas em competição de matemática na China, dão dicas de estudo.
Ana Beatriz Nery Ferreira foi aprovada em primeiro lugar para o curso de Psicologia na USP. A jovem ingressou pelas cotas por ter estudado na rede pública.
Pela primeira vez deste a criação das cotas da USP, universidade registra mais de 50% de estudantes de escolas públicas em seus cursos.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES