Negra, albina e com baixa visão, bolsista é aprovada em 1º lugar na USP pelas cotas

Jovem de 20 anos sempre estudou na rede pública de ensino e foi bolsista de cursinho particular.
Em 02/06/2021 07h00 , atualizado em 02/06/2021 13h00 Por Silvia Tancredi

Jovem passou no vestibular da Fuvest, um dos mais concorridos do país
Jovem passou no vestibular da Fuvest, um dos mais concorridos do país
Crédito da Imagem: Divulgação
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Ana Beatriz Nery Ferreira, 20 anos, de São Paulo, foi aprovada em primeiro lugar para o curso de Psicologia na Universidade de São Paulo (USP). Negra, albina e deficiente visual, a jovem concorreu como cotista racial da rede pública no Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Durante todo o período escolar, Ana estudou em escolas públicas. Em 2018 e 2019, foi aluna do MedEnsina, cursinho comunitário organizado por estudantes da Faculdade de Medicina da USP. No ano seguinte, descobriu que poderia concorrer a uma bolsa de estudos no cursinho particular Poliedro. Então, ela participou da seleção e foi contemplada com a bolsa.

Albinismo

Filha de mãe negra e pai branco, Ana Beatriz nasceu com albinismo oculocutâneo, que afeta a produção de melanina na pele, nos cabelos e nos olhos. Embora tenha a pele muito branca, tem traços de pessoa negra.

"Eu nunca tive o privilégio de ser tratada como branca, mas, ao mesmo tempo não sofria o mesmo tipo de racismo de uma pessoa negra. Era um conflito muito grande".

À medida que cresceu, a jovem percebeu como o racismo impactava na sua família. "A nossa sociedade é extremamente racista, então eu tentava me afastar das características que me remetiam a negritude", recorda.

A estudante lembra que passou a se identificar como negra somente quando entrou no ensino médio e passou a ter mais contato com movimentos sociais, tanto de negros quanto feministas. Foi quando deixou de alisar o cabelo e se assumiu como uma jovem negra.

Ana Beatriz tem albinismo oculocutâneo

Para ela, sempre foi uma questão muito forte pensar se deveria ou não concorrer como cotista racial na hora do vestibular. "Eu optei por usar as ações afirmativas porque essa é minha identidade. Existem pessoas oportunistas tentando acessar um espaço que não é voltado a elas, mas não é o meu caso", analisa.

Ana Beatriz relembra que algumas pessoas já questionaram sua identidade racial, mas elas eram brancas. 

"Existe uma aceitação da diversidade da branquitude, mas uma aceitação da diversidade da negritude não é aceita. A diversidade da negritude existe. O Brasil é isso. Negar a raça de alguém é negar a história, no caso, a minha história e da minha família", analisa Ana Beatriz.

Deficiência visual

Ana descobriu tardiamente uma deficiência visual que a impedia de enxergar direito. Na infância, achava que se tratava de um problema comum de visão, como uma miopia, por exemplo, mas não era isso. Na verdade, a jovem tinha baixa visão por causa do albinismo.

A visão de Ana é limitada e, como consequência, tem dificuldade para enxergar tanto de longe quanto de perto. "No meu caso, preciso de recursos ópticos, como lentes de apoio e fontes ampliadas. Para enxergar de longe, por exemplo, costumo usar a câmera do celular", explica.

Por causa da baixa visão, a estudante precisou solicitar prova ampliada no vestibular da Fuvest e no Enem 2020. "Na minha opinião, foram provas que conseguiram ser acessíveis", elogia. 

Preparação para o vestibular

Em 2018, Ana Beatriz tornou-se modelo fotográfica, mas, embora profissionalmente tenha sido uma boa oportunidade, a experiência interferiu na sua rotina de estudos. No ano seguinte, ela conversou com seus pais para se dedicar integralmente ao cursinho.

"Na periferia, às vezes não temos muito direito de sonhar e escolher nossa trajetória, mas minha família entendeu que a educação era um meio de transformar nossa realidade".

Ana Beatriz é modelo fotográfica

Assim como a maioria dos cursinhos, o Poliedro adotou o Ensino a Distância (EaD) quando a pandemia do coronavírus começou, em março de 2020. A estudante sentiu dificuldade nas primeiras aulas pela internet, mas, com o tempo, se adaptou. 

A jovem tinha aulas de manhã, pelo computador, e estudava à tarde até as 20h. Aos finais de semana, ela fazia simulados, os quais considera que a ajudaram a traçar estratégias de prova.

"Ser bolsista de um curso particular me ajudou bastante. Eu tinha toda uma estrutura do colégio e apoio dos professores, o que não é a realidade da maioria dos estudantes de baixa renda."

Entretanto, o mais difícil, segundo a estudante, foi lidar com a ansiedade e o medo pela Covid-19.  "O meu bairro teve uma taxa de mortalidade muito alta por causa do coronavírus, o que aconteceu também em outros bairros de periferia. O medo era constante, principalmente com a saúde dos meus pais", relembra.

Psicologia

Inicialmente, Ana Beatriz pensou em outros cursos de graduação da área de humanas, como Direito, História e Ciências Sociais, por causa da formação política que eles trazem. 

Mas, quando pesquisou mais sobre Psicologia, entendeu que era o curso certo para ela. "Comecei a enxergar a Psicologia como um mecanismo de transformação social com grande impacto na vida das pessoas. Então, entendi que seria muito mais feliz do que nas outras opções. A grade de disciplinas do curso me deu ainda mais certeza de que era o que eu queria fazer", explica.

A jovem ressalta que foi bem recebida pelos colegas de faculdade. "Tambem passei a fazer parte do coletivo de estudantes negros do Instituto de Psicologia da USP, o Escuta Preta. Esse coletivo me acolheu de braços abertos", comemora.


Relacionados

Jovem passou no vestibular da Fuvest, um dos mais concorridos do país
Colégios públicos usam empreendedorismo para preparar estudantes para mercado de trabalho
Parceria de ONG com a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro aposta no empreendedorismo para preparar estudantes da rede pública para o mercado de trabalho.
Notícias
Jovem passou no vestibular da Fuvest, um dos mais concorridos do país
Conheça a trajetória da doutora mais jovem do Brasil
Conheça a trajetória de Nattane Luíza da Costa, de 24 anos, a doutora mais jovem do Brasil. Ela deu dicas para quem também quer seguir a carreira.
Notícias
Jovem passou no vestibular da Fuvest, um dos mais concorridos do país
Cotas na Fuvest
Fique por dentro de como funcionam as cotas da Fuvest, vestibular que oferece vagas na Universidade de São Paulo (USP). Saiba mais!
Fuvest
Jovem passou no vestibular da Fuvest, um dos mais concorridos do país
Dia do Vestibulando: estudantes contam como é estudar durante a pandemia
Conheça as história de estudantes que buscam uma vaga na universidade e precisaram adaptar os estudos ao período de pandemia.
Notícias
Jovem passou no vestibular da Fuvest, um dos mais concorridos do país
Estudante de 13 anos é aprovado em 1º lugar no Vestibular 2021 da Uece
Conheça Caio Temponi, estudante de 13 anos que passou em 1º lugar para o curso de Administração no Vestibular da UECE.
Notícias
Jovem passou no vestibular da Fuvest, um dos mais concorridos do país
Mais de 8 mil vagas: Fuvest divulga Manual do Candidato do Vestibular 2022
Com oferta de mais de 8 mil vagas, Fuvest divulga Manual do Candidato do Vestibular 2022. Inscrições serão recebidas de 16 de agosto a 1º de outubro.
Notícias
Jovem passou no vestibular da Fuvest, um dos mais concorridos do país
Pesquisa mostra que metade dos brasileiros é a favor de cotas raciais em universidades públicas
Pesquisa aponta que metade da população brasileira se considera a favor das cotas raciais em universidades públicas. Resultado do levantamento foi divulgado agora.
Notícias
Jovem passou no vestibular da Fuvest, um dos mais concorridos do país
Psicologia
Saiba o que faz um psicólogo, em quais áreas atua e como é o curso de Psicologia. Psicologia estuda a relação da mente com o comportamento humano.
Guia de Profissões