Enem: estudante tira nota mil na redação por dois anos seguidos

Mineiro Lucas Rios alcançou a pontuação máxima nas edições de 2018 e 2019 do exame.
Em 28/01/2020 12h07 , atualizado em 28/01/2020 12h23 Por Lorraine Vilela Campos

Lucas Rios quer trabalhar com T.I e vai tentar vaga na UFMG
Lucas Rios quer trabalhar com T.I e vai tentar vaga na UFMG
Crédito da Imagem: Arquivo pessoal Lucas Rios
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Alcançar a pontuação máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não é tarefa fácil, tanto que em 2019 foram apenas 53 entre os 3,9 milhões de participantes. Imagine então ser nota 1.000 por dois anos seguidos! Este é o caso do estudante mineiro Lucas Rios, de 18 anos.

Veja também: Mais de 143 mil estudantes tiraram zero na redação do Enem 2019

Lucas foi um dos 13 estudantes de Minas Gerais que tiraram nota 1.000 na redação do Enem 2019, estado em que houve o maior número de textos com nota máxima no exame. Dentro do tema "Democratização do acesso ao cinema no Brasil", o jovem abordou o estímulo ao acesso às salas de cinema para a população de baixa renda e a redução de impostos e burocracia no setor audiovisual. 

O aluno do Coleguium Rede de Ensino não esperava tirar mil na redação pela segunda vez seguida, principalmente por ser um assunto que ele não dominava. “O tema da redação em 2018 era fortemente relacionado à tecnologia, uma área que eu domino bem. Já em 2019 foi sobre cinema, que eu tenho muito pouco interesse”, ressalta. 

Leia também: Estudantes e professores comentam o tema da redação do Enem 2019

Em 2018, Lucas aproveitou seu gosto pela área de exatas para desenvolver a redação sobre a “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Já no Enem 2019, o papel da escola foi fundamental para que ele se saíssem bem na produção textual sobre um tema que não era familiar. “O que me salvou foram os conhecimentos flexíveis que eu tinha e as ótimas aulas de história da arte que a minha escola oferecia. A minha professora conseguia dar a aula de maneira dinâmica e, por isso, passava conhecimentos além da matéria, que me ajudaram nesse tema”, destaca. 

Lucas Rios
Mineiro Lucas Rios conseguiu a nota 1000 nas redações do Enem 2018 e 2019
Crédito da foto: arquivo pessoal

Preparação

Conhecer a prova do Enem facilita bastante a vida do estudante. Em 2018, Lucas participou do exame como treineiro, ainda no segundo ano do ensino médio, o que lhe deu uma noção de como era a prova e o que o Inep espera da redação. 

Acesse as provas e gabaritos do Enem 

Ao longo do ensino médio, simulados e treinamentos de textos dissertativo-argumentativos (tipo textual exigido no Enem) fizeram parte da rotina de Lucas, o que se intensificou nos dois últimos anos. No terceiro ano, o jovem procurou conciliar a escola com um cursinho preparatório de redação. 

“Eu busquei conhecimentos que podem ser flexibilizados para vários temas. Um exemplo disso foi o meu primeiro argumento, que tinha base em economia (“o homem busca sempre minimizar desconforto e maximizar felicidade”). Dependendo do tema, é possível trabalhar tal argumento de várias maneiras, além de facilitar na hora da proposta de intervenção.”

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dicas

Buscar o equilíbrio ao se preparar para o Enem é uma dica que Lucas dá para quem sonha em ter sucesso no Enem. “Eu equilibrei o estudo e o lazer. Da mesma maneira que uma pessoa que não estuda irá mal na prova, aquela desnecessariamente obcecada nisso também está se prejudicando”, opina. Encontrar uma motivação também é um ponto importante na preparação

“Os extremos são prejudiciais e a motivação é essencial pra manter a disciplina. Ela pode ser um sonho, um objetivo, um curso específico, qualquer coisa que consiga manter o estudante focado”. (Lucas Rios)

O estudante conta que seu desejo de trabalhar com a área de Tecnologia da Informação (TI) e realidade virtual o motivaram a estudar para o Enem, já que seu objetivo é usar a nota para cursar Ciência da Computação ou Sistemas de Informação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Confira: 6 dicas para evitar o estresse na preparação para o Enem e vestibulares

Aproveitar o conhecimento adquirido ao longo dos anos escolares e saber como empregá-lo no momento da prova é outra dica de Lucas. “Recebemos muita informação, de vários canais diferentes, e precisamos saber usá-la a nosso favor”, afirma. 

Treine sua Redação

Treinar a redação todos os meses é uma maneira de aprimorar a escrita e o poder de argumentação. O Brasil Escola traz para você o Banco de Redações, o espaço para envio de textos e ter correção gratuita conforme as regras utilizadas no Enem!

Cadastre-se no Brasil Escola, confira o tema proposto para este mês, envie seu texto dentro dos períodos descritos em nosso site e aguarde a correção! 


Relacionados

Lucas Rios quer trabalhar com T.I e vai tentar vaga na UFMG
Aprovado nos Vestibulares 2020 do ITA e do IME conta como foi a preparação
Aos 18 anos, o estudante Gabriel Gandour foi aprovado nos Vestibular 2020 do ITA e do IME. Veja como foi sua preparação para os vestibulares mais difíceis do país.
Notícias
Lucas Rios quer trabalhar com T.I e vai tentar vaga na UFMG
Enem 2018: estudantes criam apostila com 31 redações nota 1000
Os 31 estudantes lançaram a apostila nesta quarta-feira. Na última edição do Enem, 55 candidatos conseguiram alcançar a nota mil na redação.
Notícias
Lucas Rios quer trabalhar com T.I e vai tentar vaga na UFMG
Enem 2019: veja redações nota 1000 e as dicas dos estudantes
Leia na íntegra algumas redações de estudantes que conseguiram nota 1000 no Enem 2019. Eles também deram dicas e contaram sobre a preparação para a redação.
Notícias
Lucas Rios quer trabalhar com T.I e vai tentar vaga na UFMG
Estudante de 13 anos é aprovado em 1º lugar no Vestibular 2021 da Uece
Conheça Caio Temponi, estudante de 13 anos que passou em 1º lugar para o curso de Administração no Vestibular da UECE.
Notícias
Lucas Rios quer trabalhar com T.I e vai tentar vaga na UFMG
Estudante supera tumor e é aprovado em 10 faculdades de Medicina
Conheça a história de superação de Gabriel de Souza, que venceu um tumor cerebral e foi aprovado em 10 faculdades de Medicina, sendo várias públicas.
Notícias
Lucas Rios quer trabalhar com T.I e vai tentar vaga na UFMG
Mais de 143 mil participantes tiraram zero na redação do Enem 2019
Mais de 143 mil pessoas zeraram a redação do Enem 2019. Notas foram publicadas nesta sexta-feira, 17 de janeiro.
Notícias
Lucas Rios quer trabalhar com T.I e vai tentar vaga na UFMG
Minas Gerais: UFU abre inscrições do Vestibular 2020/2
A UFU (MG) abriu hoje (3) as inscrições do Vestibular 2020/2. Candidatos podem se inscrever até 18 de fevereiro para as mais de 1,6 mil vagas.
Notícias
Lucas Rios quer trabalhar com T.I e vai tentar vaga na UFMG
PUC-Rio publica resultado do Vestibular 2020 via Enem e 3ª chamada regular
A PUC-Rio divulgou hoje (29) o resultado do Vestibular 2020 via Enem e a 3ª chamada da seleção regular (provas).
Notícias