Saiba qual a função do Enem no SiSU e no ProUni

Notas do Enem podem ser usadas tanto no SiSU quanto no ProUni, mas de maneiras diferentes
Por Silvia Tancredi

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Maior prova educacional do Brasil, o Enem é realizado todos os anos em novembro. Com as notas do exame em mãos, os participantes podem se inscrever, no ano seguinte, em plataformas e programas do governo voltados para ingresso ao ensino superior. 

Entre eles, está o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), plataforma online que oferece vagas em instituições de ensino públicas, como universidades, faculdades, institutos federais e centros de ensino, principalmente federais.

Outra opção é o Programa Universidade para Todos (ProUni), que disponibiliza bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições de ensino privadas, de acordo com a renda familiar e procedência escolar do estudante.

Listamos a seguir as principais semelhanças e diferenças da função do Enem no SiSU e no ProUni. Confira!

Tópicos deste artigo

Semelhanças SiSU e ProUni

    • Para participar do SiSU e do ProUni o candidato, obrigatoriamente, precisa ter feito o Enem do ano anterior.
      
    • Somente pode se inscrever em ambos os programas o estudante que tirou nota acima de zero na redação do Enem. 
      
    • No SiSU e no ProUni, o interessado na vaga precisa fazer seu cadastro e apresentar as notas do Enem. O sistema fará a análise do desempenho e verificará se ele tem a nota mínima desejada para a vaga de interesse. 
      
    • Com as notas do Enem em mãos, o candidato pode investigar se tem chance de alcançar a vaga pelo SiSU ou ProUni. Para isso, basta checar a nota de corte, que é média no Enem do último candidato classificado dentro do limite de vagas oferecidas em determinado curso.

Saiba mais: como funciona o SiSU

Diferenças SiSU e ProUni

    • No SiSU, os candidatos são avaliados pelas notas do Enem, independente de terem estudado na rede pública ou particular de ensino. Já no ProUni é obrigatório que o concorrente tenha feito todo o ensino médio na rede pública ou como bolsista na particular ou parte em alguma das redes. As exceções são professores e pessoas com deficiência. 
      
    • No SiSU, não é exigida uma média mínima, mas quanto mais altas as notas do Enem, maior a chance de ser selecionado para a vaga na qual o candidato tem interesse. Já para o ProUni exige-se média acima de 450 pontos nas provas.
      
    • No caso do ProUni, para saber se tem chance de obter a vaga, o interessado não deve somente olhar a nota de corte (média do Enem), mas também a nota de corte da bolsa de estudos.

Veja também: cursos mais procurados do ProUni