Whatsapp
Em 15/10/2018 18h15 , atualizado em 15/10/2018 18h15

Saiba qual a função do Enem no SiSU e no ProUni

Enem

Notas do Enem podem ser usadas tanto no SiSU quanto no ProUni, mas de maneiras diferentes Por Silvia Tancredi
PUBLICIDADE

Maior prova educacional do Brasil, o Enem é realizado todos os anos em novembro. Com as notas do exame em mãos, os participantes podem se inscrever, no ano seguinte, em plataformas e programas do governo voltados para ingresso ao ensino superior. 

Entre eles, está o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), plataforma online que oferece vagas em instituições de ensino públicas, como universidades, faculdades, institutos federais e centros de ensino, principalmente federais.

Outra opção é o Programa Universidade para Todos (ProUni), que disponibiliza bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições de ensino privadas, de acordo com a renda familiar e procedência escolar do estudante.

Listamos a seguir as principais semelhanças e diferenças da função do Enem no SiSU e no ProUni. Confira!

Semelhanças SiSU e ProUni

    • Para participar do SiSU e do ProUni o candidato, obrigatoriamente, precisa ter feito o Enem do ano anterior.
      
    • Somente pode se inscrever em ambos os programas o estudante que tirou nota acima de zero na redação do Enem. 
      
    • No SiSU e no ProUni, o interessado na vaga precisa fazer seu cadastro e apresentar as notas do Enem. O sistema fará a análise do desempenho e verificará se ele tem a nota mínima desejada para a vaga de interesse. 
      
    • Com as notas do Enem em mãos, o candidato pode investigar se tem chance de alcançar a vaga pelo SiSU ou ProUni. Para isso, basta checar a nota de corte, que é média no Enem do último candidato classificado dentro do limite de vagas oferecidas em determinado curso.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Saiba mais: como funciona o SiSU

Diferenças SiSU e ProUni

    • No SiSU, os candidatos são avaliados pelas notas do Enem, independente de terem estudado na rede pública ou particular de ensino. Já no ProUni é obrigatório que o concorrente tenha feito todo o ensino médio na rede pública ou como bolsista na particular ou parte em alguma das redes. As exceções são professores e pessoas com deficiência. 
      
    • No SiSU, não é exigida uma média mínima, mas quanto mais altas as notas do Enem, maior a chance de ser selecionado para a vaga na qual o candidato tem interesse. Já para o ProUni exige-se média acima de 450 pontos nas provas.
      
    • No caso do ProUni, para saber se tem chance de obter a vaga, o interessado não deve somente olhar a nota de corte (média do Enem), mas também a nota de corte da bolsa de estudos.

Veja também: cursos mais procurados do ProUni

Artigos Relacionados
Os estudantes inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 poderão acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição na próxima segunda-feira, dia 22 de outubro, a partir das 10h, no horário de Brasília.
Saiba como transferir a bolsa do ProUni para outro curso ou faculdade. Estudante beneficiado com a bolsa de estudo do ProUni pode solicitar transferência para outro curso afim ou para outra instituição. Mas para que o processo seja válido é necessário cumprir alguns critérios. Veja como transferir a Bolsa do ProUni.
Clique aqui e descubra quais são os cursos menos procurados do ProUni e aumente suas chances de conseguir uma bolsa de estudo em faculdade particular. Geralmente, são cursos oferecidos em poucas instituições ou com o mercado de trabalho ruim.
Entenda a diferença entre o Enem, SiSU, ProUni e FIES e saiba qual o melhor programa para você. Cada um tem sua função e pre-requisitos para participação. Descubra quando e como se inscrever para cada um deles.
Clique aqui e saiba como funciona a lista de espera do SiSU. Quem pode participar, como se inscrever e quando ela acontece. A lista de espera do SiSU é enviada para as universidades, que divulgam as chamadas posteriores.
O Ministério da Educação informou as regras e as datas do SiSU 2019. O documento foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 22 de novembro. Saiba quando as inscrições para o SiSU 2019 serão abertas.
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo, assinou o Termo de Adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019/1, por meio do qual deve oferecer 2.893 vagas em cursos de graduação. Em novembro, o MEC divulgou as regras e prazos para a primeira edição do SiSU em 2019.
Descubra o que é a nota de corte do SiSU, para que serve, qual a importância, entre outros detalhes. Veja ainda exemplos práticos de como é necessário ficar atento à nota de corte para garantir vaga em uma instituição pública de ensino por meio do Sistema de Seleção Unificada.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES