MEC divulga regras e datas do SiSU 2019

Inscrições serão abertas apenas três dias depois do resultado do Enem 2018. Regras para a lista de espera foram alteradas.
Em 22/11/2018 12h04 , atualizado em 23/11/2018 09h31 Por Adriano Lesme

Crédito da Imagem: MEC
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação publicou nesta quinta-feira, 22 de novembro, as regras da edição do primeiro semestre de 2019 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019. O documento, que foi publicado no Diário Oficial da União, também informa as datas de inscrições e resultado.

Acesse o Edital do SiSU 2019

As inscrições para o SiSU 2019/1 ficarão abertas entre os dias 22 e 25 de janeiro, pelo site sisu.mec.gov.br. O sistema continuará divulgando apenas uma chamada regular, que será no dia 28 de janeiro.

Os selecionados na chamada regular do SiSU 2019/1 deverão efetuar matrícula nas instituições de ensino superior públicas entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro.

Cronograma SiSU 2019/1

Inscrições: 22 a 25 de janeiro
Resultado: 28 de janeiro
Matrículas: 30 de janeiro a 4 de fevereiro
Lista de espera: 28 de janeiro a 4 de fevereiro

Poderão participar do SiSU 2019 os estudantes que fizeram as provas do Enem 2018 e obtiveram nota acima de zero na redação. O resultado do Enem 2018 será divulgado no dia 18 de janeiro.

No SiSU 2019, os candidatos poderão escolher até duas opções de vaga, indicando, em ordem de preferência, as suas opções de instituição, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência.

Saiba como funciona o SiSU

Mudança na lista de espera

Entre os dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro, os candidatos não aprovados em nenhuma das opções de vaga poderão manifestar interesse na lista de espera do SiSU, para uma das duas opções escolhidas no momento da inscrição. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Até este ano, candidatos selecionados para o curso de segunda opção poderiam manifestar interesse por vaga na primeira opção, mesmo que tenham efetuado matrícula. A partir de 2019, quem for aprovado em curso de segunda opção não poderá participar da lista de espera.

Segundo o MEC, "as modificações na lista de espera visam possibilitar maior liberdade de escolha para os estudantes não selecionados na chamada regular do SiSU. Desse modo, espera-se também diminuir o tempo de convocações da lista de espera para se completar a ocupação do total de vagas ofertadas no processo seletivo, permitindo assim que todos os estudantes sejam matriculados antes do início das aulas dos cursos. As mudanças ainda poderão ajudar na diminuição de ociosidade das vagas disponíveis a cada semestre letivo nos cursos de graduação das instituições públicas de ensino superior".

As listas de espera serão enviadas para as instituições participantes do SiSU 2019/1, que divulgarão as novas chamadas em seus respectivos sites.

Vagas

O número de total de vagas do SiSU 2019/1 será divulgado depois que todas as instituições participantes assinarem o Termo de Adesão. No SiSU 2018/1, foram oferecidas 239.716 vagas em 130 instituições públicas de ensino superior, entre universidades federais e estaduais, instituições federais e centros de educação tecnológica.


Relacionados

Abstenção no Enem 2018 fica abaixo dos 30%
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 teve no último domingo, o segundo dia de provas. Dos mais de 5,5 milhões de inscritos, pouco mais de 1,6 milhão não compareceram para as provas, registrando uma abstenção de 29,2%. No primeiro dia de provas, o índice de ausentes foi de 24,9%.
Notícias
Cartão com locais de prova da segunda aplicação do Enem 2018 está disponível
Inep liberou nesta quarta-feira, 5 de dezembro, o acesso ao Cartão de Inscrição da segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. O cartão informa o local, prédio e sala de prova.
Notícias
Enem terá etapa com provas específicas com o novo ensino médio
O Ministro da Educação (MEC), Rossieli Soares, anunciou na tarde de hoje, 20 de novembro, em coletiva de imprensa sobre as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Ensino Médio, que o Enem também terá mudanças. 
Notícias
MEC anuncia criação de SiSU para preenchimento de vagas remanescentes
O Ministério da Educação (MEC) anunciou a criação de uma nova modalidade do SiSU, o SiSU transferência, para preenchimento de vagas remanescentes em instituições públicas. A informação foi dada no nesta quinta-feira, 20 de setembro, na coletiva de imprensa do Censo da Educação Superior 2017.
Notícias
O que fazer depois do Enem 2018
Aproveite a divulgação do gabarito oficial do Enem e saiba o que fazer depois do Enem 2018. Resultado será liberado apenas em 18 de janeiro de 2019 e, até lá, há opções para segurar a ansiedade pela nota.
Enem
Saiba qual a função do Enem no SiSU e no ProUni
Confira qual é função do Enem no SiSU e no ProUni, programas do governo para ingresso em instituições de ensino superiores
Enem
SiSU 2019
Confira todos os detalhes sobre o SiSU 2019, primeiro e segundo semestre. As datas, como fazer a inscrição, as universidades participantes, as mudanças na lista de espera e muito mais.
Enem
SiSU 2019/1: MEC prorroga inscrições após problemas no site
As inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019/1 foram prorrogadas até domingo, 27 de janeiro, às 23h59. A oferta é de 235.476 vagas gratuitas para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tirou mais que zero na redação. 
Notícias