Topo
pesquisar
Em 22/11/2018 12h04, atualizado em 23/11/2018 09h31

MEC divulga regras e datas do SiSU 2019

Notícias

Inscrições serão abertas apenas três dias depois do resultado do Enem 2018. Regras para a lista de espera foram alteradas. Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação publicou nesta quinta-feira, 22 de novembro, as regras da edição do primeiro semestre de 2019 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019. O documento, que foi publicado no Diário Oficial da União, também informa as datas de inscrições e resultado.

Acesse o Edital do SiSU 2019

As inscrições para o SiSU 2019/1 ficarão abertas entre os dias 22 e 25 de janeiro, pelo site sisu.mec.gov.br. O sistema continuará divulgando apenas uma chamada regular, que será no dia 28 de janeiro.

Os selecionados na chamada regular do SiSU 2019/1 deverão efetuar matrícula nas instituições de ensino superior públicas entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro.

Cronograma SiSU 2019/1

Inscrições: 22 a 25 de janeiro
Resultado: 28 de janeiro
Matrículas: 30 de janeiro a 4 de fevereiro
Lista de espera: 28 de janeiro a 4 de fevereiro

Poderão participar do SiSU 2019 os estudantes que fizeram as provas do Enem 2018 e obtiveram nota acima de zero na redação. O resultado do Enem 2018 será divulgado no dia 18 de janeiro.

No SiSU 2019, os candidatos poderão escolher até duas opções de vaga, indicando, em ordem de preferência, as suas opções de instituição, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência.

Saiba como funciona o SiSU

Mudança na lista de espera

Entre os dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro, os candidatos não aprovados em nenhuma das opções de vaga poderão manifestar interesse na lista de espera do SiSU, para uma das duas opções escolhidas no momento da inscrição. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Até este ano, candidatos selecionados para o curso de segunda opção poderiam manifestar interesse por vaga na primeira opção, mesmo que tenham efetuado matrícula. A partir de 2019, quem for aprovado em curso de segunda opção não poderá participar da lista de espera.

Segundo o MEC, "as modificações na lista de espera visam possibilitar maior liberdade de escolha para os estudantes não selecionados na chamada regular do SiSU. Desse modo, espera-se também diminuir o tempo de convocações da lista de espera para se completar a ocupação do total de vagas ofertadas no processo seletivo, permitindo assim que todos os estudantes sejam matriculados antes do início das aulas dos cursos. As mudanças ainda poderão ajudar na diminuição de ociosidade das vagas disponíveis a cada semestre letivo nos cursos de graduação das instituições públicas de ensino superior".

As listas de espera serão enviadas para as instituições participantes do SiSU 2019/1, que divulgarão as novas chamadas em seus respectivos sites.

Vagas

O número de total de vagas do SiSU 2019/1 será divulgado depois que todas as instituições participantes assinarem o Termo de Adesão. No SiSU 2018/1, foram oferecidas 239.716 vagas em 130 instituições públicas de ensino superior, entre universidades federais e estaduais, instituições federais e centros de educação tecnológica.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola