Em 19/10/2018 10h32 , atualizado em 19/10/2018 10h59

Cartão do Enem 2018 vai ser liberado na segunda-feira (22)

Notícias

Para ter acesso ao documento, os inscritos deverão logar na Página do Participante. Por Rafael Batista
PUBLICIDADE

Os estudantes inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 poderão acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição na próxima segunda-feira, dia 22 de outubro, a partir das 10h, no horário de Brasília. Para ter acesso ao documento, os candidatos deverão acessar a Página do Participante ou o aplicativo do Enem 2018.

Página do Participante

Será preciso que o estudante informe CPF e a senha cadastrada durante a inscrição para logar na Página do Participante. Os que não se lembram da senha de acesso podem seguir estas orientações para recuperar a senha do Enem.

No Cartão de Confirmação da Inscrição, o estudante tem acesso às informações básicas do Enem 2018, como o local em que realizará as provas, marcadas para os dias 4 e 11 de novembro. Além disso, constam no documento os seguintes dados: número de inscrição, opção de língua estrangeira, atendimentos específicos e/ou especializados e recursos de acessibilidade, se for o caso.

Não existe a obrigatoriedade de apresentar o cartão de confirmação no dia da prova, mas ele pode ajudar muito na localização da sala de provas.

Dica: o que levar e não levar para o Enem

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a expectativa é que cerca de 5,5 milhões de estudantes participem das provas do Enem 2018 em 1.725 municípios brasileiros.

Horário de Verão

O Governo Federal chegou a adiar o início de horário de verão 2018/2019, mas voltou atrás e a mudança nos relógios vai acontecer no primeiro dia de provas do Enem 2018. Como o horário adotado pela organização do exame é o de Brasília, que adere ao horário de verão, os estudantes devem ter atenção redobrada para não perder a hora.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assim, na madrugada do dia 3 para o dia 4 de novembro, os relógios terão que ser adiantados em uma hora nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Com essa configuração, os portões dos locais de prova do Enem serão fechados nos seguintes horários locais:

13h: estados do Sul, Sudeste e Goiás e Distrito Federal
12h: estados do Nordeste e Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Tocantins e Amapá
11h: Amazonas, Rondônia e Roraima
10h: Acre

Confira: o que levar e o que não levar para o Enem

Declaração de Comparecimento

Antes de acessar as informações do Cartão de Confirmação, os participantes deverão ler um aviso sobre a Declaração de Comparecimento. Aqueles que necessitarem do documento deverão imprimir e levar a declaração personalizada, que estará disponível na Página do Participante, sendo uma declaração para cada domingo de provas. A declaração serve, por exemplo, para abonar falta no trabalho.

Provas

O primeiro dia de provas do Enem 2018 terá cinco horas e meia de duração e o segundo, cinco horas. As provas começarão às 13h30, horário de Brasília, mas os participantes deverão chegar com antecedência mínima de meia hora.

- Dia 4/11: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação.
- Dia 11/11: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias.

Com as notas do Enem 2018, os estudantes podem ingressar em instituições públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O exame também é usado em universidades privadas, oferecendo bolsas de estudos com o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e financiando as mensalidades por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Relacionados
O Governo Federal retorna em sua decisão e mantém o início do novo horário para 4 de novembro, dia da primeira prova do Enem 2018. Veja quando os portões serão fechados nos horários locais de cada estado.
Confira qual é função do Enem no SiSU e no ProUni, programas do governo para ingresso em instituições de ensino superiores
Saiba como funciona todo o processo de elaboração das provas do Enem, como elas são feitas, quando são entregues e os procedimentos de segurança. As provas do Enem são elaboradas no fim do primeiro semestre e passam por diversas etapas até a aplicação do exame.
Confira sete apostas de temas que podem cair na redação do Enem 2018. Conteúdos sociais que abrangem minorias brasileiras têm sido cobrados nas últimas edições do exame educacional.
Saiba tudo o que você precisa levar para o Enem, tal como documentos, caneta, alimentos e outros. Veja também, com detalhes, o que a organização do Enem não permite que você leve para as provas.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES