Topo
pesquisar
Em 08/01/2016 18h06, atualizado em 08/01/2016 18h06

Resultado do Enem 2015 já pode ser conferido

Notícias

Cerca de 5,7 milhões fizeram as provas nos dias 24 e 25 de outubro. Espelho da redação não foi liberado. Por Wanja Borges
PUBLICIDADE

O tão esperado resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 foi publicado nesta sexta-feira, 8 de janeiro, conforme adiantado pelo Ministério da Educação (MEC). Os 5,7 milhões de participantes poderão conferir suas notas individualmente por meio do número do CPF e senha.

Confira o resultado do Enem 2015

Esclareça suas dúvidas sobre o resultado

O que você achou da sua nota?

Por outro lado, segundo o Edital, os resultados para fins exclusivos de autoavaliação de conhecimentos do participante menor de 18 anos, no primeiro dia de realização do Enem e que concluirá o ensino médio após 2015, ou seja, candidatos treineiros, serão divulgados daqui 60 dias.  

O espelho da correção da redação também não foi liberado. Segundo decisão da 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o Inep deveria disponibilizar o acesso ao espelho junto com as notas individuais dos candidatos. No entanto, o processo não foi concluído e ainda cabe recurso, o que não obriga o órgão a divulgar tal documento, conforme informações divulgadas na última terça-feira (5). 

Mais uma vez, os candidatos tiveram acesso à correção comentada das provas, disponibilizada pelo Brasil Escola, em parceria com o Colégio Oficina do Estudante, de Campinas/SP. O serviço é oferecido desde 2008, em tempo real e sem qualquer custo. Além disso, os estudantes que participaram do Banco de Redações em julho tiveram facilidade na prova discursiva do Enem já que os temas foram os mesmos.

O que fazer com a nota

As notas do Enem 2015, segunda maior prova de acesso ao ensino superior do mundo, poderão ser utilizadas para ingresso em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), cujas inscrições serão feitas entre 11 e 14 de janeiro; no Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em instituições privadas; e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou no programa Ciência sem Fronteiras.

Tire suas dúvidas sobre o resultado do Enem

Os participantes poderão utilizar seus desempenhos, ainda, no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) para ingresso em cursos técnicos na forma subsequente; e em seleções para universidades em Portugal. A Certificação de Conclusão do Ensino Médio também poderá ser obtida pelos candidatos que indicaram a opção no ato da inscrição.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Provas

O Enem 2015, maior exame educacional do país, foi realizado  nos dias 24 e 25 de outubro, em 14.455 locais de aplicação distribuídos em 1.723 municípios. No sábado, os inscritos foram submetidos às provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Geografia, História, Sociologia e Filosofia) e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química).

Saiba como foi calculada sua nota

Calcule sua média no Enem

No domingo, aconteceram as de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Português, Literatura e Inglês ou Espanhol), Matemática e suas Tecnologias (Matemática) e Redação com o tema “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. As quatro provas objetivas foram constituídas por 45 questões, cada. Confira as provas e gabaritos.

Dos 7.746.436 inscritos, 25,5% não compareceram às provas resultando em cerca de 2 milhões de faltosos. Nos dois dias, 740 candidatos foram eliminados por uso de equipamentos inadequados e no detector de metal. O índice de abstenção nesta edição foi o menor da série histórica do exame

Privados de Liberdade

Para pessoas privadas de liberdade e que cumprem medidas socioeducativas, o Exame foi realizado nos dias 1 e 2 de dezembro, em unidades prisionais e socioeducativas de todo o país. Neste ano, foram registrados 45,5 mil inscritos. O número cresceu 19% em relação a 2014, quando foram registrados 38,1 mil candidatos.

Além disso, cerca de 4,5 mil inscritos dos municípios de Rio do Sul e Taió, ambos em Santa Catarina, que tiveram as provas suspensas por conta das fortes chuvas na região e outros 661 de Marituba/PA, cujas provas do segundo dia foram canceladas por conta de problemas na rede elétrica, também fizeram as provas nesses dias. 

Dúvidas podem ser esclarecidas nesta página ou pelo telefone 0800 616161.

Por Wanja Borges

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola