Ciência sem Fronteiras

Bolsas de intercâmbio para cursos de graduação foram suspensas em 2016.
Programa do Governo Federal oferece bolsas no exterior
Programa do Governo Federal oferece bolsas no exterior

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Criado em 2011, o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) é uma iniciativa do Governo Federal que concede bolsas de intercâmbio para estudantes. Desde o seu início, 101.446 brasileiros foram beneficiados. 

O Ciência sem Fronteiras foi implementado por meio dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC). As bolsas são financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e empresas parceiras. 

Histórico

O CsF foi criado para conceder bolsas para estudantes de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado). No entanto, a suspensão definitiva da concessão do benefício para graduandos foi anunciada em julho de 2016. O motivo para a ausência de novas inscrições desde 2015 é o alto custo da manutenção destes alunos e o menor retorno em relação aos participantes das especializações. Um bolsista custa ao programa R$ 100 mil por ano. 

Ficam mantidas as bolsas de especialização para outras edições. Quem já é bolsista do CsF terá o benefício renovado, independente do nível de escolaridade do participante. 

Nos primeiros anos do CsF, a maioria das bolsas foi concedida para as chamadas graduações sanduíche. No entanto, o programa oferece oportunidades para mestrado, doutorado sanduíche, doutorado pleno, pós-doutorado e apoio para pesquisadores estrangeiros na condição de visitantes, além do programa Jovens Talentos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Requisitos

O candidato precisa ter bom desempenho acadêmico e atender às exigências do nível do idioma exigido ao ser convocado. Quando chamado, o estudante precisa ter de 20% a 90% da graduação ou especialização cursada.

Áreas atendidas

O Ciência sem Fronteiras prioriza algumas áreas de atuação para a oferta de bolsas, cuja escolha está relacionada à maior demanda por profissionais qualificados no país. 

Contam com possibilidades as áreas de Ciências Biológicas, Exatas, da Saúde e da Terra; Computação; Energia; Tecnologia da Informação e Engenharia, sendo essa última a responsável pela maior parte das bolsas utilizadas. 

A maioria das bolsas são concedidas para os Estados Unidos e o Reino Unido. No entanto, também há o convênio com o CsF na Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Cingapura, Coreia do Sul, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Índia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, República Tcheca, Rússia, Suécia, Suíça, Ucrânia. 

Mais informações no site do Ciência sem Fronteiras.