Whatsapp
Em 04/12/2015 12h01 , atualizado em 04/12/2015 12h29

Enem: vistas da redação e notas terão que ser divulgadas no mesmo dia

Notícias

Decisão foi tomada pela 3ª Turma do TRF 4 nesta quarta-feira, 2. Inep adianta que recorrerá. Por Wanja Borges
PUBLICIDADE

A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) decidiu nesta quarta-feira, 2 de dezembro, que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deverá disponibilizar o acesso ao espelho da correção da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) junto com as notas individuais dos candidatos.

A decisão, que possui abrangência nacional, acolheu recurso do Ministério Público Federal (MPF), que determinou modificação do Edital de 2014 sob o argumento de que a publicidade tardia afrontaria a Constituição. O objetivo é garantir tempo hábil para os candidatos solicitarem a correção de eventual equívoco ou irregularidade, mesmo a consulta sendo meramente pedagógica.

Confira o critério de correção das redações do Enem

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Inep informou que ainda não foi notificado, mas que recorrerá da decisão judicial. O órgão reiterou, ainda, que já disponibiliza o direito de vistas da redação do Exame para todos os participantes, com fins pedagógicos, e que o processo de correção já prevê recursos que garantem segurança ao participante.

Na última edição, o resultado foi publicado em 13 de janeiro e o espelho da redação liberado somente em 8 de maio. A divulgação do resultado do Enem 2015 está prevista para a primeira semana de janeiro de 2016. Esta será a quarta vez que o Inep apresentará a vista pedagógica das provas discursivas, que pode ser conferida mediante número do CPF e senha do candidato.

Relacionados
Comentário sobre o tema da Redação do Enem 2015.
Entenda a correção da redação do Enem. Como as redações do Enem são corrigidas, quais as competências avaliadas, como são dadas as notas da redação e o que pode zerar ou anular a redação do Enem.
O espelho da redação do Enem 2015 não será divulgado com a nota. Estudantes poderão acessar apenas o resultado do exame na próxima sexta-feira (8).
O Inep alertou os estudantes, na tarde de hoje (10), sobre falsos e-mails do Enem. Instituto não solicita o recadastramento dos participantes.
O MEC anunciou que vai lançar em 2016 uma edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para preencher as vagas remanescentes.
Brasil Escola "acerta" tema da redação do Enem 2015, que foi a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES