Inep divulga Cartilha da Redação do Enem 2019

Manual explica como é a prova, traz dicas para os participantes e conta com redações nota 1000 do ano passado.
Em 10/10/2019 12h33 , atualizado em 10/10/2019 12h52 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Foto: Inep/divulgação
Crédito da Foto: Inep/divulgação
Crédito da Imagem: inep
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou orientações e regras da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 nesta quinta-feira, 10 de outubro. Com o nome de "Redação Enem 2019: Cartilha do Participante", o documento explica como é a prova, dá dicas para os estudantes e traz exemplos de textos com nota máxima na edição passada. 

Confira a Cartilha do Participante do Enem 2019

O anúncio da Cartilha do Participante foi feito durante a coletiva de imprensa sobre o Enem 2019, na manhã de hoje, com a presença do ministro da Educação, Abraham Weintraub, o qual estava acompanhado do presidente do Inep, Alexandre Lopes. 

Como é a redação do Enem?

A redação do Enem é uma produção textual do tipo dissertativo-argumentativo, exigindo que o estudante desenvolva seu texto a partir de um tema proposto pelo Inep, baseando-se no material de apoio oferecido na prova (dados, mapas, notícias, trechos de livros, infográficos). 

Veja também: MEC diz que cairá ideologia no Enem 2019

Do ponto de vista estrutural, a redação deve ter o mínimo de sete linhas e o máximo de 30, não pode ter identificação do participante na folha definitiva do texto e não tem título obrigatório. Além disso, o Inep só aceita redações que sejam escritas com caneta preta.

A redação do Enem segue uma ordem de desenvolvimento: tema -> tese -> argumento -> proposta de intervenção. A prosposta de intervenção é a solução que o participante deve apresentar para o problema destacado na prova e que é a temática da dissertação. 

Em relação aos temas, o Inep adota temáticas voltadas para ordem social, científica, cultural ou política. A redação é o única prova dissertativa do Enem e é o espaço em que o estudante mostra seu conhecimento adquirido em sala de aula, domínio da Língua Portuguesa e capacidade de análise e argumentação. 

Veja todos os temas da redação do Enem

Como é corrigida a redação do Enem?

A redação do Enem tem como nota máxima possível 1000 pontos. Os corretores avaliam o texto a partir de cinco competências (aspectos) definidas pelo Inep, sendo que cada uma vai de 0 a 200 pontos. 

Fonte: Inep

Mesmo com a divisão por competências, algumas situações zeram ou anulam a redação do Enem de forma automática:

- Fuga total ao tema;
- Desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
- Redação em branco;
- Redação com menos de sete linhas;
- Cópia total dos textos de apoio da redação ou do caderno de questões;
- Insultos, xingamentos, desenhos, receitas ou qualquer outra forma proposital de anulação;
- Assinatura, nome, apelido, rubrica fora do local designado para a identificação do participante;
- Texto que seja predominantemente escritos em Língua Estrangeira

A correção da redação é feita por dois corretores selecionados e certificados pelo Inep. Em caso de divergência, um terceiro corretor avalia o texto do participante. Persistindo a divergência, a redação é avaliada por uma banca presidida por um doutor. As redações nota 1000 também passam por essa banca.

Correção redação Enem
Crédito: Poliedro

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Redações nota mil

Conhecer as redações com nota mil auxilia os participantes a saberem como são os textos que conseguem as maiores notas e de que maneira é feita a correção. Por isso, a Cartilha do Participante traz as redações de alguns participantes que alcançaram a tão sonhada nota 1000, além de trazer comentários que justificam o motivo da pontuação. 

Em março, o Brasil Escola trouxe exemplos de redações nota mil do Enem 2018. Dos mais de 4 milhões que estiveram presentes no exame, somente 55 alcançaram a pontuação máxima na produção textual, sendo a maioria composta por mulheres. 

As provas estão prontas

Os mais de 54 mil malotes com as provas do Enem 2019 já estão sendo distribuídos pelas cidades que recebem o exame. O Inep distribuirá 10,2 milhões de provas em todo o Brasil. 

O Enem 2019 será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro em 1.727 cidades, contando com a participação de 385 mil pessoas nos dois domingos de provas. A logística do exame mobiliza mais de 100 parceiro, incluindo polícias federal, civil, rodoviária federal e militar; exército; corpo de bombeiros e secretarias de segurança pública.

Como serão as provas

O primeiro dia do Enem 2019 será composto por 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas e uma Redação. Já o segundo contará com 45 perguntas de Ciências da Natureza e 45 de Matemática. 

Os gabaritos oficiais serão divulgados em 16 de outubro, conforme anunciou o Inep na última quinta-feira (3). Não serão aceitos recursos e as respostas serão apenas para conferência. 

O resultado do Enem 2019 é aguardado para o mês de janeiro de 2020, ainda sem data e horário definido pelo Ministério da Educação (MEC). 

Aulão do Brasil Escola

Aproveite a reta final de preparação para revisar o conteúdo. O Brasil Escola transmitirá nesta quinta-feira, 10 de outubro, o segundo dia do Aulão Pré-Enem 2019! A transmissão começará às 19h, em nosso canal no YouTube, totalmente gratuito! 

Também no YouTube do Brasil Escola é possível acompanhar como foram as aulas de Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Redação do primeiro dia do Aulão Pré-Enem. 


Relacionados

Crédito da Foto: Inep/divulgação
A redação no Enem: como fazer uma redação “nota mil”?
Professora Fabiana Gomes de Camargo lista um passo a passo de como conseguir a nota mil na redação do Enem 2019. Clique e confira!
Blog do Vestibular
Crédito da Foto: Inep/divulgação
Brasil Escola fará correção comentada do Enem 2019
O Brasil Escola fará a correção comentada da prova do Enem 2019 nos dias 3 e 10 de novembro. Respostas serão divulgadas a partir das 19h e 18h30.
Notícias
Crédito da Foto: Inep/divulgação
Enem 2019: cartão com local de prova está disponível
Inep divulgou hoje, 16/10, o cartão com as informações sobre os locais de prova do Enem 2019. Acesso deve ser feito pela página do participante.
Notícias
Crédito da Foto: Inep/divulgação
Enem 2019: participantes com deficiência auditiva receberão orientações em Libras
Inep vai disponibilizar materiais em Libras para participantes do Enem 2019 com deficiência auditiva. Materiais serão publicados nas próximas semanas.
Notícias
Crédito da Foto: Inep/divulgação
Enem 2019: tudo o que você precisa saber a um mês das provas
Falta apenas um mês para o Enem 2019! Confira no Brasil Escola tudo o que você precisa saber para o exame.
Notícias
Crédito da Foto: Inep/divulgação
Inep anuncia data de divulgação dos locais de prova do Enem 2019
Os locais de prova do Enem 2019 já têm data de divulgação definida. Informação estará no Cartão de Confirmação de Inscrição. Provas serão realizadas em novembro.
Notícias
Crédito da Foto: Inep/divulgação
Inscrições da seleção Enem-Unicamp 2020 estão abertas
Foram abertas nesta segunda-feira, 21 de outubro, as inscrições da seleção Enem-Unicamp 2020. Os interessados podem se inscrever até 21 de novembro.
Notícias
Crédito da Foto: Inep/divulgação
Inscrições do Prosel 2020 da Uepa são prorrogadas
A Uepa prorrogou as inscrições do Prosel 2020 até quinta-feira, 24 de outubro. Seleção é exclusiva para inscritos no Enem 2019.
Notícias