Topo
pesquisar
Em 03/10/2019 10h36, atualizado em 03/10/2019 10h38

Enem 2019: tudo o que você precisa saber a um mês das provas

Notícias

Provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro para mais de 5 milhões de participantes. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

Falta apenas um mês para o início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019! As provas mais aguardadas do ano serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos consecutivos, para mais de 5 milhões de pessoas de todo o país. 

Pensando na preparação para o Enem 2019, o Brasil Escola traz dicas e ferramentas que podem te ajudar nesta reta final de preparação. Venha com a gente e arrase no Enem! 

  • Aulão Pré-Enem 2019 Brasil Escola

Nesta quinta-feira, 3 de outubro, teremos o primeiro dia do Aulão Pré-Enem 2019! As aulas virtuais são gratuitas e serão transmitidas em nosso canal do YouTube a partir das 19h. O aulão de hoje abordará as provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Redação. 

Se inscreva no canal do Brasil Escola para ver o Aulão Pré-Enem!

Mas não acaba por aí! Na próxima quinta-feira, 10 de outubro, o Brasil Escola terá o segundo dia do Aulão Pré-Enem 2019, aulas que serão focadas nas provas de Ciências da Natureza e Matemática. Não fique fora dessa!

  • Dicas de estudos para o Enem 2019

Além do Aulão Pré-Enem do Brasil Escola, que tal ficar por dentro das dicas que nossos professores dão para você arrasar na prova? Preparamos alguns textos para auxiliar o estudante na hora de se preparar para o Enem. 

Decorar fórmulas nem sempre é algo fácil. Por isso, truques simples podem ajudar a resolver as questões de Química, como mostra o professor Xovem: 

O Enem é uma prova muito longa e que cobra vários conteúdos, o que pode deixar qualquer estudante preocupado sobre o que estudar. Por isso, o Brasil Escola listou os temas que mais caem no Enem e a forma como os assuntos são cobrados. 

Mais dicas para o Enem 2019 podem ser conferidas em nosso canal no YouTube!

  • Faça o simulado do Enem 

Você pode treinar o seu desempenho fazendo o Simulado Enem Brasil Escola. A ferramenta possui questões reais que caíram em outras edições do exame e conta com cronometragem para que o participante saiba quanto tempo leva para realizar a prova. Ao final, é mostrado o resultado com a correção comentada de cada questão.

  • Treine sua Redação

A redação é uma das partes mais temidas do Enem. Para facilitar a preparação para o exame, o Brasil Escola oferece correção gratuita pelo Banco de Redações. Você se cadastra em nosso site e envia o seu texto de acordo com o tema do mês, tudo isso grátis. Corre que ainda dá tempo de escrever sobre a temática proposta para setembro!

E o local de prova?

Você deve estar se perguntando: falta um mês para o Enem, onde posso ver meu local de prova? Calma! O Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem será divulgado em 16 de outubro e você poderá acessá-lo na Página do Participante

O Cartão de Confirmação não é obrigatório nos dias do Enem, mas a recomendação é de que o estudante leve-o impresso para facilitar a localização dentro do prédio em que será aplicado o exame. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que tem no Cartão do Enem?

O Cartão do Enem é vai além da divulgação do local de prova do participante.

- Dados pessoais do estudante
- Número de inscrição no Enem
- Opção de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)
- Opção por atendimento especial (se for o caso) e
- Endereço do local de prova (instituição de ensino, bloco, andar e sala)

Veja também: Enem 2019 terá provas adaptadas para mais de 50 mil participantes

Providencie a documentação com foto

O acesso aos locais de prova do Enem 2019 só será permitido com a apresentação do documento de identificação original com foto (documento físico). Neste ano, o Inep aceitará identidades vencidas, mas é importante que a documentação esteja em condições que possibilitem a identificação do participação para evitar transtornos. 

O Inep aceita como documentos com foto:

  • Cédulas de identidade (RG) emitidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para estrangeiros, incluindo refugiados;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório;
  • Documento provisório de Registro Nacional Migratório;
  • Identificação profissional fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Certificado de Reservista;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação com fotografia;
  • Identidade funcional de acordo com o Decreto 5.703/2006.

Não esqueça a caneta preta

Imagine chegar na hora da prova e não poder responder as questões ou fazer a redação por não ter a caneta correta? Providencie canetas de tinta preta (fabricadas em material transparente) o quanto antes! Deixar para comprar na hora não é uma boa ideia, os vendedores nas portas das instituições costumam cobrar muito caro por cada uma. 

Somente caneta preta de tubo transparente pode ser usada no Enem

Como será o Enem 2019?

O primeiro dia do Enem 2019 (3 de novembro) terá 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 perguntas de Ciências Humanas e uma Redação. Já o segundo dia contará com 45 questões de Ciências da Natureza e 45 sobre Matemática. 

Os portões dos locais do Enem 2019 serão fechados às 13h e as provas serão aplicadas às 13h30 (horário oficial de Brasília). É importante saber qual o fuso-horário do estado onde você fará o exame para saber que horas terá que estar no local, afinal, não rola fazer parte do show dos atrasados no Enem.

Horário Enem 2019
Horários locais de fechamento dos portões do Enem 2019

A previsão é de que o gabarito oficial do Enem 2019 seja publicado em 13 de novembro. Os participantes só poderão usar as respostas para conferir os acertos e recursos não serão recebidos. Apesar de ser possível saber quantas questões foram marcadas corretamente, o estudante não consegue calcular a nota final, já que o Inep utiliza um método chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI) que leva em consideração diferentes fatores para o cálculo. 

Quando sai o resultado do Enem 2019?

O resultado do Enem 2019 sairá em janeiro de 2020. Os participantes poderão usar as notas para ingresso no ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020, Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2020 e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Confira mais informações sobre o Enem 2019 em nosso especial!

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola