Provas do Enem 2019 começam a ser distribuídas nos estados

Exame será aplicado em todo o Brasil nos dias 3 e 10 de novembro. Primeiras provas serão entregues na Bahia e no Pará.
Em 04/10/2019 14h31 , atualizado em 04/10/2019 16h42 Por Giullya Franco

Crédito: Divulgação/Inep
Crédito: Divulgação/Inep
Crédito da Imagem: inep
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta sexta-feira, 4 de outubro, que a distribuição das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 para os etados começou a ser realizada ontem (3), a um mês do exame.

As provas estavam no 4º Batalhão de Infantaria Leve do Exército, em Osasco (SP) e 408 mil impressões já saíram com a escolta da Polícia Militar para serem entregues na Bahia e no Pará. Ao todo, o Inep vai distribuir 10,2 milhões de provas em todo o Brasil, para atender os mais de 5 milhões de inscritos.

Veja também: Tudo o que você precisa saber a um mês das provas do Enem

Todas as provas do Enem 2019 já foram impressas e, de acordo com o presidente do Inep, Alexandre Lopes, o planejamento está sendo seguido para que haja tranquilidade na aplicação do exame.

“O Enem envolve o país inteiro, é um projeto nacional. São milhares de participantes que contam com a gente, que esperam uma boa prova, um bom ambiente para aplicarmos essas provas com segurança”, conta Alexandre Lopes.

O processo do Enem envolve várias entidades para tentar combater qualquer tipo de fraude no exame. Em 2016, o Ministério da Educação (MEC) e o Inep reforçaram a parceria com a Polícia Federal para que o Serviço de Inteligência pudesse trabalhar em prol da segurança do exame. Além deles, outros órgãos também fazem parte do processo operacional, entre eles, neste ano, estão a gráfica Valid S/A, Fundação Cesgranrio, Correios e a Secretaria de Operações Integradas.

Armazenamento das Provas

Os malotes de provas chegam aos Estados em conteiners desmontáveis que são distribuídos para as cidades de aplicação do exame. Até o dia da aplicação das provas elas ficam guardadas sob a vigilância do Exército e só são encaminhadas para os locais de aplicação na manhã do exame e os malotes só podem ser abertos às 13h (horário oficial de Brasília), após o fechamento dos portões. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mais: Conheça todo o processo de elaboração da prova do Enem

Quem vai trabalhar no Enem 2019

Esta edição do Enem vai contar com 385 mil pessoas trabalhando nos dois dias de provas. Cada sala de aplicação terá um chefe e um fiscal de provas, além dos fiscais de corredor, coordenadores e assistentes de coordenação de prova. Serão 147 mil salas de aulas em 10.133 locais do Brasil para a aplicação das provas o exame. Os selecionados passam por um treinamento para poder trabalhar no Enem.

Mais: Trabalho no Enem 2019

Para trabalhar no Enem, o Inep, em parceria com a Rede Nacional de Certificadores (RNC), seleciona servidores públicos federais e professores das redes estadual ou municipal de ensino. Além deles, pessoas que integram os bancos das Fundações Cesgranrio e Getúlio Vargas (FGV), consórcio aplicador do exame, também podem trabalhar nos dias de prova. 

Enem 2019

O exame será aplicado em dois domingos, 3 e 10 de novembro, em 1.727 municípios brasileiros. A partir do dia 16 de outubro os participantes poderão ter acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição para conferir os locais onde realizará as provas.

Mesmo que não seja obrigatório, o Inep sugere que o participante imprima o Cartão de Confirmação da Inscrição e a Declaração de Comparecimento (caso precise de comprovante) e leve os dois para facilitar a localização da sala.


Relacionados

Crédito: Divulgação/Inep
ESCS oferecerá 160 vagas distribuídas em Medicina e Enfermagem no SiSU 2020
A ESCS, em Brasília, anunciou a oferta de 160 vagas para Medicina e Enfermagem.
Notícias
Crédito: Divulgação/Inep
Enem 2019: 385 mil pessoas trabalharão nos dois dias de provas
O Inep divulgou hoje (19) que 385 mil pessoas trabalharão nos dois dias do Enem 2019. Provas serão em 3 e 10 de novembro.
Notícias
Crédito: Divulgação/Inep
Enem 2019: cartão com local de prova está disponível
Inep divulgou hoje, 16/10, o cartão com as informações sobre os locais de prova do Enem 2019. Acesso deve ser feito pela página do participante.
Notícias
Crédito: Divulgação/Inep
Enem 2019: participantes com deficiência auditiva receberão orientações em Libras
Inep vai disponibilizar materiais em Libras para participantes do Enem 2019 com deficiência auditiva. Materiais serão publicados nas próximas semanas.
Notícias
Crédito: Divulgação/Inep
Enem 2019: provas adaptadas serão aplicadas para mais de 50 mil participantes
O Enem 2019 vai oferecer mais de 50 mil atendimentos para os candidatos que necessitam de condições especiais para realização das provas.
Notícias
Crédito: Divulgação/Inep
Enem 2019: tudo o que você precisa saber a um mês das provas
Falta apenas um mês para o Enem 2019! Confira no Brasil Escola tudo o que você precisa saber para o exame.
Notícias
Crédito: Divulgação/Inep
Enem também é opção para adultos crescerem profissionalmente
Pessoas com mais de 30 anos fizeram o Enem e conseguiram crescer profissionalmente. Mais de 11% dos inscritos no Enem 2019 têm mais de 30 anos.
Notícias
Crédito: Divulgação/Inep
Inep aceitará identidade vencida no Enem 2019
O Inep anunciou que os participantes do Enem 2019 poderão usar documentos de identificação vencidos para a realização das provas.
Notícias