Whatsapp
Em 03/10/2019 09h44 , atualizado em 03/10/2019 16h50

Inep anuncia data de divulgação dos locais de prova do Enem 2019

Notícias

Estudantes poderão acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição na Página do Participante. Por Lorraine Vilela Campos
Crédito da Imagem: shutterstock
PUBLICIDADE

Faltando um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, o Inep informou nesta quinta-feira, 3 de outubro, que os locais de prova serão divulgados em 16 de outubro. O Cartão de Confirmação de Inscrição será liberado na Página do Participante

Tire suas dúvidas sobre o Enem 2019

Os participantes poderão acessar os locais de prova também pelo aplicativo disponível na Apple Store e na Google Play. O participante não é obrigado a levar o Cartão do Enem 2019, mas o Inep sugere que ele seja impresso e esteja com o estudante nos dias de prova para que a localização da sala seja facilitada. 

São informações que estão no Cartão do Enem:

- Dados pessoais do estudante
- Número de inscrição no Enem
- Opção de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)
- Opção por atendimento especial (se for o caso) e
- Endereço do local de prova (instituição de ensino, bloco, andar e sala)

Logística

O Enem 2019 será aplicado para mais de 5 milhões de participantes, em 1.727 cidades. O Inep informou que são mais de 54 mil malotes com as provas deste ano. Em setembro, o instituto tinha divulgado que 385 mil pessoas trabalharão nos dias do exame, sendo que o Enem mobiliza mais de 100 parceiros em sua logística, incluindo polícias federal, civil, rodoviária federal e militar; exército; corpo de bombeiros e secretarias de segurança pública.

O que levar para o Enem 2019?

Os participantes do Enem 2019 deverão levar documento de identificação original com foto (em formato físico) e caneta de tinta preta (fabricada em material transparente). Neste ano, o Inep anunciou que identidades vencidas serão aceitas para a realização do Enem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O celular pode ser levado nos dias do Enem 2019, mas o participante terá que desligá-lo antes de entrar na sala e colocar o aparelho em uma embalagem própria que será lacrada. Caso o celular toque durante a prova (mesmo que seja alarme), o estudante será eliminado.

Quando será o Enem 2019?

O Enem 2019 será realizado nos dias 3 e 10 de novembro. Os portões serão fechados às 13h e as provas começarão às 13h30 (horário oficial de Brasília). Estados que não obedecem o horário de Brasília começam o exame mais cedo (horário local).

Horário Enem 2019
Horário local de fechamento dos portões do Enem 2019

O primeiro dia do Enem 2019 será composto por 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas e Redação. O segundo terá 45 perguntas de Ciências da Natureza e 45 de Matemática. 

O Inep divulgará o gabarito oficial do Enem 2019 em 13 de novembro. Já o resultado é esperado para janeiro de 2020. 

Aulão Pré-Enem 2019

Aproveite a reta final para estudar para o Enem 2019! O Brasil Escola realiza o primeiro Aulão Pré-Enem 2019 nesta quinta-feira, 3 de outubro, às 19h. As aulas serão transmitidas em nosso canal do YouTube. 

Relacionados
Professor Marcelo Pavani fala sobre a Teoria de Resposta ao Item (TRI) no Enem e indica qual a melhor estratégia para responder as provas.
O Inep abriu hoje (23) as inscrições do Enem 2019 para privados de liberdade (PPL). Prazo acaba em 4 de outubro.
Inep vai disponibilizar materiais em Libras para participantes do Enem 2019 com deficiência auditiva. Materiais serão publicados nas próximas semanas.
Falta apenas um mês para o Enem 2019! Confira no Brasil Escola tudo o que você precisa saber para o exame.
O Inep anunciou que os participantes do Enem 2019 poderão usar documentos de identificação vencidos para a realização das provas.
O Inep divulgou hoje (10) a Cartilha da Redação do Enem 2019. Manual explica como é a prova e traz dicas.
As provas do Enem 2019 já começaram a ser distribuídas para os estados brasileiros. Exame será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro.
Em outubro, o Brasil Escola vai realizar mais um aulão ao vivo e gratuito para o Enem 2019. Dessa vez, o aulão será dividido em duas partes.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES