Enem 2019: cartão com local de prova está disponível

Documento só pode ser acessado pelos participantes. Provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.
Em 16/10/2019 04h00 , atualizado em 16/10/2019 10h28 Por Giullya Franco

Crédito da Imagem: shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou o acesso ao Cartão de Confirmação da Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 nesta quarta-feira, 16 de outubro, com as informações sobre os locais de prova.

Acompanhe a página de acesso

O documento só pode ser acessado pelos participantes e oferece todas as informações necessárias para que os estudantes possam fazer as provas.

Como acessar o cartão e quais informações ele oferece?

Para ter acesso ao cartão, o participante precisa acessar a página do participante no Site do Enem. Este ano o Enem possui uma assistente virtual, a Nanda, que vai perguntar o CPF e, em seguida, a senha* do participante para que ele possa acessar a página.

*(Esqueceu a senha? Veja como recuperar! Se o participante tentar acessar a página e tiver esquecido a senha é possível recuperá-la de duas formas: alterando o e-mail ou pedindo que a senha seja enviada para o e-mail cadastrado. No caso de alteração do e-mail o participante deve responder as perguntas de segurança para confirmar que é o dono do CPF informado.)

O participante também pode optar por acessar o cartão por meio do celular utilizando o aplicativo do Enem, disponível para ser baixado na App Store e no Google Play.

Ao acessar o Cartão de Inscrição o participante poderá conferir as seguintes informações:

- Nome completo
- Número da inscrição
- CPF
- Opção de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)
- Atendimento especializado e/ou específico (se solicitado)
- Datas e horários das provas
- Local de aplicação do exame
- Número da sala
- Cidade de realização do exame

Cartão Enem 2019
Exemplo de cartão do Enem 2019

Mesmo que não seja obrigatório, o Inep sugere que o participante imprima o Cartão de Confirmação da Inscrição e leve para facilitar a localização da sala.

Veja também: Mais de 50 mil farão provas adaptadas

O cartão pode ser alterado?

Os locais de prova e a opção de língua estrangeira não podem mais ser alterados pelo participante. A mudança só foi permitida até o fim das inscrições para o exame.

Em caso de erros nas informações o participante deve entrar em contato com o Inep para solucionar o problema antes da aplicação das provas. O telefone de contato do Inep é 0800 616161.

Declaração de Comparecimento

Os participantes que precisarem comprovar a presença no primeiro dia do Enem podem acessar a Declaração de Comparecimento na Página do Participante, a qual deve ser impressa e apresentada ao aplicador de prova. 

Cada dia de prova terá uma Declaração de Comparecimento, sendo a do segundo domingo do Enem prevista para ser liberada em 4 de novembro. 

O que pode ser levado no dia de provas do Enem?

Com os dias de provas se aproximando muitos participantes começam a se perguntar o que pode e o que não pode ser levado para as salas no dia de aplicação do exame. Por isso, o Brasil Escola preparou um material para responder todas as dúvidas sobre isso. Assista!

Celulares podem ser levados, mas terão que se desligados e colocados em embalagem que o Inep fornecerá na entrada da sala da prova. Caso o aparelho faça algum som durante o Enem, o participante será eliminado. 

Os participantes terão que permitir a revista de lanches, caso seja necessário. O mesmo vale para artigos religiosos como burca, quipá e outros. Recusar a revista resultará na eliminação do estudante. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outra medida de segurança inclui o uso de dectores de metais nas portas dos banheiros, sendo necessário que o estudante retire qualquer moeda ou objeto de metal do bolso para que a eliminação seja evitada. A coleta da impressão digital (biometria) também está entre os procedimentos de segurança.

Mais: Inep aceitará identidade vencida no Enem

Enem 2019

As provas do Enem 2019 serão aplicadas em dois domingos: 3 e 10 de novembro. Mais de 5 milhões de estudantes estão inscritos para fazer as provas em 1.728 municípios brasileiros.

Os portões dos locais de prova serão fechados às 13h e as provas serão aplicadas às 13h30 (horário oficial de Brasília). É importante saber qual o fuso horário do estado onde será feito o exame para saber que horas terá que estar no local.

Nos dois dias de prova os participantes vão ter que responder 180 questões e produzir uma redação. Veja a divisão de conteúdos para cada dia de prova:

  • 1º dia (03/11): 5h30 de duração

- 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira)
- 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia)
- Redação

  • 2º dia (10/11): 5h de duração

- 45 questões de Matemática e suas Tecnologias
- 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física)

Correção da Prova

Nos dois dias de prova o Brasil Escola em parceria com o Colégio Oficina do Estudante vai fazer a correção comentada das questões em tempo real. Para acompanhar é só ficar ligado no site do Brasil Escola assim que terminarem as provas.

Gabaritos e Resultado

O Inep vai divulgar os gabaritos oficiais do Enem no dia 13 de novembro. Antes da data, o Brasil Escola vai disponibilizar o gabarito não oficial com as questões comentadas assim que as provas forem encerradas.

Ainda sem data definida o resultado do Enem 2019 deve ser divulgado em janeiro de 2020 para os estudantes que já concluíram o Ensino Médio. As notas para os estudantes que ainda não concluíram o Ensino Médio serão informadas somente em março, assim como os espelhos da redação.

Veja também: Ministro afirma que não vai cair ideologia no Enem 2019

Estude para o Enem 2019

Nos últimos dias de preparação para as provas os participantes podem aproveitar as ferramentas gratuitas que o Brasil Escola oferece para auxiliar quem está estudando para o Enem 2019. Veja algumas opções:

  • Aulão

O Brasil Escola transmitiu neste mês um aulão ao vivo abordando os principais temas que caíram nas últimas cinco edições do Enem. Os professores deram dicas para quem vai fazer as provas.

Clique aqui para conferir o aulão

  • Canal do YouTube

Aproveite as videoaulas do Brasil Escola no YouTube. Professores especialistas no Enem gravam vídeos com aulas, dicas e resolvem exercícios para esclarecer as dúvidas de quem está se preparando.

  • Simulado

Com questões reais e opção para personalizar a prova, cronômetro e correção comentada das questões, o Brasil Escola tem o melhor simulado para o Enem. Aproveite que a prova está chegando e teste seus conhecimentos. Simule a prova!

  • Provas Anteriores

Todas as provas do Enem que foram aplicadas desde 2009 estão disponíveis no Brasil Escola. Acesse a página e confira também os gabaritos e correções.

Para mais informações acesse a Página do Enem 2019 do Brasil Escola.


Relacionados

A reta final para as provas do Enem
Saiba o que fazer faltando poucos dias para a realização das provas do Enem 2019!
Blog do Vestibular
Atualidades Enem e Vestibulares - setembro de 2019
Saiba o que foi notícia no Brasil e no Mundo no mês de setembro de 2019 aqui no Atualidades Brasil Escola.
Atualidades
Brasil Escola fará correção comentada do Enem 2019
O Brasil Escola fará a correção comentada da prova do Enem 2019 nos dias 3 e 10 de novembro. Respostas serão divulgadas a partir das 19h e 18h30.
Notícias
Enem 2019 começa no próximo domingo (3)
O Enem 2019 começa no domingo, 3 de novembro. Provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Redação serão aplicadas para 5,1 milhões de participantes.
Notícias
Enem 2019: o que comer nos dias de prova?
Veja o que comer nas últimas refeições antes das provas do Enem 2019. Nutricionista Luna Azevedo deu dicas de alimentos para levar nos dias de prova.
Notícias
Enem também é opção para adultos crescerem profissionalmente
Pessoas com mais de 30 anos fizeram o Enem e conseguiram crescer profissionalmente. Mais de 11% dos inscritos no Enem 2019 têm mais de 30 anos.
Notícias
IFPR aplica provas do Vestibular 2020 no domingo (20)
O IFPR vai aplicar as provas do Vestibular 2020 no domingo, 20/10. Oferta é de 2.724 vagas para diversos cursos superiores.
Notícias
Inep divulga Cartilha da Redação do Enem 2019
O Inep divulgou hoje (10) a Cartilha da Redação do Enem 2019. Manual explica como é a prova e traz dicas.
Notícias