Topo
pesquisar
Em 26/09/2019 14h37

Enem 2019: participantes com deficiência auditiva receberão orientações em Libras

Notícias

Participantes já realizam videoprovas desde 2017 e têm tempo adicional de 120 minutos para cada dia de exame. Por Giullya Franco
Cartilha do Enem em Libras (Crédito: Reprodução/Inep)
Cartilha do Enem em Libras (Crédito: Reprodução/Inep)
PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira, 26 de setembro, é celebrado o Dia Nacional dos Surdos e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou que, nas próximas semanas que antecedem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, vai realizar ações voltadas para este público.

Veja a página do Enem em Libras

Desde 2017 os candidatos surdos já fazem o Enem por meio de videoprova traduzida na Língua Brasileira de Sinais (Libras). As provas neste formato são realizadas em notebooks e os estudantes têm um tempo adicional de 120 minutos em cada um dos dias.

Ações do Inep

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro e para auxiliar os participantes surdos e deficientes auditivos na preparação o Inep vai utilizar as redes sociais e site para divulgar informações sobre o exame.

Este ano o Enem também ofereceu a possibilidade dos participantes que utilizam aparelho auditivo ou implante coclear de apontarem a necessidade durante a inscrição e, ao final das inscrições, 1.846 pessoas indicaram o uso dos aparelhos.

Veja as orientações que o Inep vai disponibilizar em Libras:

  • Orientações gerais para os dias de prova;
  • O que o participante pode levar e o que não deve levar;
  • Quais os documentos de identificação são aceitos nos dias de prova;
  • Locais para encontrar material de estudo em Libras;
  • Principais datas do cronograma do Enem;
  • Como consultar o local de exame;
  • Informações sobre a impressão do Cartão de Confirmação da Inscrição;
  • Tradução da Cartilha do Participante sobre a redação do Enem 2019.

Atendimento Especializado e Específico

Dos mais de 5 milhões de inscritos no Enem 2019, 50 mil participantes solicitaram o atendimento especializado. Com isso, os participantes que comprovam a necessidade de recursos para fazer as provas podem utilizar salas de acesso mais fácil, mesa para cadeiras de rodas, prova impressa em braile ou em formato ampliado para quem tem condições especiais de visão, além de tempo adicional para alguns casos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais: Atendimento especial no Enem – quem tem direito e como solicitar

Já no caso do atendimento específico o Enem recebeu 8 mil solicitações e cerca de 5 mil já foram confirmadas. Neste caso o atendimento é voltado para participantes grávidas e lactantes, pessoas idosas e estudantes em classe hospitalar, cujo processo formal de escolarização se dá no interior de instituição hospitalar.

Enem 2019

Nos dois dias de prova os participantes vão ter que responder 180 questões e produzir uma redação. As provas do primeiro domingo terão 5h30 de duração, com 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira) e 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia) além da redação. No segundo domingo os participantes terão 5h para responder 45 questões de Matemática e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física).

Para os candidatos que vão realizar as provas em Libras ou com algum outro recurso disponibilizado pelo Inep há tempo adicional específico para cada caso.

Para mais informações acesse a Página do Enem em Libras ou confira os vídeos.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola