Enem 2021: conheça 7 podcasts para te ajudar estudar e relaxar para as provas

Programas de áudio podem aumentar o repertório para a redação, além de ajudar a divertir e relaxar.
Em 17/11/2021 17h28 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os podcasts estão em alta e ganham cada vez mais adeptos, principalmente entre os jovens. Com um formato leve e descontraído, os programas podem ser ouvidos durante uma caminhada, no deslocamento para o colégio e até mesmo enquanto prepara um lanche.

Para você que curte o formato – ou tem curiosidade em conhecer – e está se preparando para as provas do Enem 2021, listamos sete podcasts gratuitos do Spotify para chegar bem informado e relaxar nesses dias que antecedem o exame.

Podcasts gratuitos para o Enem

1) Brasil Escola

O Brasil Escola disponibiliza podcasts com conteúdos de todas as disciplinas do Ensino Fundamental e Ensino Médio, além de temas da atualidade. Os programas duram de 20 a 30 minutos e são apresentados por professores e jornalistas.

2) Café da Manhã

Levante da cama com notícias e análises quentinhas no Original Spotify Café da Manhã. Repórteres do jornal Folha de São Paulo, Magê Flores, Mauricio Meireles e Bruno Boghossian trazem os mais importantes assuntos do Brasil e do mundo de forma leve e descomplicada. De segunda a sexta-feira, sempre pela manhã.

3) Quem Lê Tanta Notícia

Neste Original Spotify, a escritora Tati Bernardi, o advogado Thiago Amparo e a psicanalista Vera Iaconelli se reúnem para comentar, explicar e destrinchar os acontecimentos do Brasil e do mundo. E, às vezes, para rir e chorar de tudo o que está acontecendo. Toda quinta-feira pela manhã.

4) História em Meia Hora

Mais uma opção perfeita para aqueles que gostam de aprender o tempo todo. O professor de história Vítor Soares conta tudo, de maneira informal e divertida, sobre temas atuais e clássicos da história. Em meia hora, claro!

5) Liga/Desliga

Apresentado por Leo Hwan, este Original Spotify traz conteúdos de saúde emocional e mental, bem-estar e autocuidado para começar e terminar o dia. São dois episódios diários para aliviar o estresse e a ansiedade: Liga para iniciar a rotina com a mente tranquila e Desliga para acalmar os pensamentos antes de dormir. Perfeito para a véspera do Enem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

6) Meditação Guiada

Que tal aprender a meditar e se inspirar enquanto se prepara para a prova mais importante do ano? Apresentado por Marina Gutemberg, o podcast tem a missão de levar o autoconhecimento, o desenvolvimento pessoal e equilíbrio emocional, contribuindo para a satisfação, o bem-estar e a felicidade de cada um.

7) Não Inviabilize

Uma boa pedida para se distrair e chegar tranquilo para o teste final, o Não Inviabilize é um espaço de contos e crônicas, um laboratório de histórias reais - de amor, afeto, saudade, do cotidiano e muitas mais!

Playlists

Além dos podcasts, os programas de áudio também possuem playlists informativas e voltadas para o relaxamento do corpo e mente. 

Tire um tempinho para cuidar de você com a playlist Acalmando a Mente. Aproveite seu tempo para aprender algo novo com a playlist Aprenda Escutando, e escute boas histórias e longas conversas para ajudar você a relaxar com a playlist Para Dormir, com os melhores podcasts para se distrair antes de dormir.

Enem 2021

Mais de 3 milhões de estudantes são esperados para as provas do Enem 2021, nos dias 21 e 28 de novembro. No primeiro dia, os estudantes farão uma redação e responderão 45 questões de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas. No segundo, serão mais 45 de Ciências da Natureza e 45 de Matemática.

O Brasil Escola divulgará o gabarito extraoficial do Enem 2021 em tempo real e fará uma live comentando as questões logo depois das provas.


Relacionados

Enem 2021: Participantes com sintomas de Covid-19 terão que solicitar reaplicação
Pessoas com sintomas de Covid-19 terão que solicitar reaplicação do Enem 2021. Prazo será de 29 de novembro a 3 de dezembro.
Notícias
Enem 2021: confira filmes e séries para aumentar seu repertório
Professor de história separou lista de filmes e séries para estudar para o Enem 2021. As provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro em todo o país.
Notícias
Enem 2021: horas sem celular pode gerar ansiedade em estudantes
Os mais de 3 milhões de participantes do Enem 2021 não poderão acessar o celular durante as provas, que serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro
Notícias
Enem 2021: temas de Humanas para revisar antes das provas
Confira os temas de Ciências Humanas para revisar antes das provas e veja dicas de como fazer a revisão do conteúdo.
Notícias
O que esperar da prova de Linguagens do Enem 2021
Confira o que esperar da prova de Linguagens e Códigos do Enem 2021 e saiba como revisar o conteúdo para domingo, 21 de novembro.
Notícias
Oscar 2021: veja os filmes e se prepare para vestibulares e Enem
O Oscar 2021 ocorrerá no dia 25 de abril. Assistir aos filmes que concorrem à estatueta é uma oportunidade para estudar para vestibulares e Enem.
Notícias
Podcast Pré-Enem 2022 analisa desaparecimento de pessoas e como combater essa realidade
Já saiu mais um podcast do Pré-Enem 2022 do Brasil Escola! O tema é: Desaparecimento de pessoas: como combater essa realidade?
Notícias
Professores comentarão provas do Enem 2021 em lives no YouTube e TikTok
Os professores do Brasil Escola comentarão as questões do Enem 2021 em um evento ao vivo no YouTube e no TikTok. Confira!
Notícias