O que esperar da prova de Linguagens do Enem 2021

Saiba como será a parte do exame que conta com Português e confira dicas de estudo!
Em 17/11/2021 08h42 , atualizado em 18/11/2021 08h18 Por Lorraine Vilela Campos

Prova será aplicada no primeiro domingo do Enem 2021
Prova será aplicada no primeiro domingo do Enem 2021
Crédito da Imagem: Brasil Escola
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 começa no próximo domingo, 21 de novembro. Com a prova de Linguagens e Códigos no primeiro dia, os estudantes devem estar preparados para bastante leitura e interpretação de texto. 

Veja também: Cartões com locais de provas do Enem 2021 estão disponíveis

A prova de Linguagens e Códigos é composta por 45 questões objetivas distribuídas pelos conteúdos de Português (gramática e literatura), Interpretação de texto, Língua Estrangeira (inglês ou espanhol), Artes e Educação Física. 

De acordo com o levantamento feito pelo Poliedro Educação, os temas mais frequentes no Enem nas provas que constituem a área de Linguagens e Códigos são:

  • Gramática e Literatura: Estrutura e formação das palavras - 23,8% 
  • Interpretação de Texto: Aspectos textuais - 33,3% 
  • Artes: Arte em nosso tempo - 36% 
  • Inglês e Espanhol: Interpretação de texto (enunciados) - 100% da prova
  • Educação Física: Influência da mídia sobre a imagem do corpo - 37,5%

Como estudar Linguagens e Códigos para o Enem?

O Enem é um exame que exige muita leitura, independente da área do conhecimento. "O primeiro passo para compreensão da questão é analisar o tipo de texto e dos gêneros textuais que a compõe, de maneira que isso será o ponto de partida para os processos de interpretação", destaca a professora Maria Beatriz. Abaixo é possível assistir à videoaula que ela deu no Pré-Enem do Brasil Escola sobre Leitura e Interpretação de Textos.

Pegue provas de outras edições do Enem e veja como os textos e materiais gráficos (fotos, quadros, charges, gráficos, mapas) estão presentes em Linguagens e Códigos. Depois, leia com atenção aos enunciados das questões e veja como a coletânea auxilia o estudante a encontrar a resposta. 

Por ser uma prova de muita interpretação, saber extrair a ideia principal do texto é fundamental. De acordo com o professor de Inglês do Poliedro Curso, Francisco Oliveira, as questões geralmente cobram a interpretação do tema central do texto, ou seja, dificilmente a resposta estará em uma frase ou trecho solto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Enem trabalha bastante o cunho social dos temas escolhidos, por isso, é importante estar atualizado sobre o que acontece nos noticiários para se ter uma base ao se deparar com diferentes assuntos nas provas. 

Rodrigo Shiroma, professor de Português do Poliedro Curso, ressalta que o Enem se relaciona muito com o contexto social e histórico do aluno. "Ele deve estar antenado a movimentos culturais, movimentos artísticos e sociais não só de hoje, mas também de outras épocas", destaca. 

E a bagagem cultural e conhecimento da história do país são características cobradas também na parte de literatura. Segundo a professora Rosana Sol, do Poliedro Curso, temas como Evolução do Teatro e Cinema no Brasil e Tendências musicais das décadas de 1960, 1970 e 1980 costumam aparecer na prova. 

Temas para revisar antes do Enem 2021

Quer saber mais sobre Linguagens e Códigos no Enem? Confira os vídeos do canal oficial do Brasil Escola!


Relacionados

Prova será aplicada no primeiro domingo do Enem 2021
Brasil Escola vai divulgar gabarito extraoficial do Enem 2021 logo após as provas
Em parceria com o Poliedro Educação e o Curso e Colégio Oficina do Estudante, o Brasil Escola vai divulgar a Correção Comentada do Enem 2021
Notícias
Prova será aplicada no primeiro domingo do Enem 2021
Enem 2021: Participantes com sintomas de Covid-19 terão que solicitar reaplicação
Pessoas com sintomas de Covid-19 terão que solicitar reaplicação do Enem 2021. Prazo será de 29 de novembro a 3 de dezembro.
Notícias
Prova será aplicada no primeiro domingo do Enem 2021
Enem 2021: cartão com locais de prova é divulgado
Os cartões com os locais de prova do Enem 2021 estão disponíveis para consulta. Exame será realizado em 21 e 28 de novembro.
Notícias
Prova será aplicada no primeiro domingo do Enem 2021
Enem 2021: conheça 7 podcasts para te ajudar estudar e relaxar para as provas
Listamos sete podcasts gratuitos do Spotify para chegar bem informado e relaxar nesses dias que antecedem às provas do Enem 2021.
Notícias
Prova será aplicada no primeiro domingo do Enem 2021
Enem 2021: demissão em massa no Inep gera incerteza sobre o exame
Ao menos 30 servidores do Inep pediram demissão nos últimos dias. A saída dos profissionais ocorre a menos de duas semanas do Enem 2021.
Notícias
Prova será aplicada no primeiro domingo do Enem 2021
Enem 2021: estudantes nota 1000 na redação dão dicas para a hora da prova
No Enem 2020, apenas 28 participantes tiraram a nota 1000. O Brasil Escola conversou com duas delas para pegar dicas específicas para a hora da prova.
Notícias
Prova será aplicada no primeiro domingo do Enem 2021
Enem 2021: horas sem celular pode gerar ansiedade em estudantes
Os mais de 3 milhões de participantes do Enem 2021 não poderão acessar o celular durante as provas, que serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro
Notícias
Prova será aplicada no primeiro domingo do Enem 2021
Enem 2021: temas de Humanas para revisar antes das provas
Confira os temas de Ciências Humanas para revisar antes das provas e veja dicas de como fazer a revisão do conteúdo.
Notícias