O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 começa no próximo domingo, 21 de novembro. Com a prova de Linguagens e Códigos no primeiro dia, os estudantes devem estar preparados para bastante leitura e interpretação de texto.
Veja também: Cartões com locais de provas do Enem 2021 estão disponíveis
A prova de Linguagens e Códigos é composta por 45 questões objetivas distribuídas pelos conteúdos de Português (gramática e literatura), Interpretação de texto, Língua Estrangeira (inglês ou espanhol), Artes e Educação Física.
De acordo com o levantamento feito pelo Poliedro Educação, os temas mais frequentes no Enem nas provas que constituem a área de Linguagens e Códigos são:
- Gramática e Literatura: Estrutura e formação das palavras - 23,8%
- Interpretação de Texto: Aspectos textuais - 33,3%
- Artes: Arte em nosso tempo - 36%
- Inglês e Espanhol: Interpretação de texto (enunciados) - 100% da prova
- Educação Física: Influência da mídia sobre a imagem do corpo - 37,5%
Como estudar Linguagens e Códigos para o Enem?
O Enem é um exame que exige muita leitura, independente da área do conhecimento. "O primeiro passo para compreensão da questão é analisar o tipo de texto e dos gêneros textuais que a compõe, de maneira que isso será o ponto de partida para os processos de interpretação", destaca a professora Maria Beatriz. Abaixo é possível assistir à videoaula que ela deu no Pré-Enem do Brasil Escola sobre Leitura e Interpretação de Textos.
Pegue provas de outras edições do Enem e veja como os textos e materiais gráficos (fotos, quadros, charges, gráficos, mapas) estão presentes em Linguagens e Códigos. Depois, leia com atenção aos enunciados das questões e veja como a coletânea auxilia o estudante a encontrar a resposta.
Por ser uma prova de muita interpretação, saber extrair a ideia principal do texto é fundamental. De acordo com o professor de Inglês do Poliedro Curso, Francisco Oliveira, as questões geralmente cobram a interpretação do tema central do texto, ou seja, dificilmente a resposta estará em uma frase ou trecho solto.
O Enem trabalha bastante o cunho social dos temas escolhidos, por isso, é importante estar atualizado sobre o que acontece nos noticiários para se ter uma base ao se deparar com diferentes assuntos nas provas.
Rodrigo Shiroma, professor de Português do Poliedro Curso, ressalta que o Enem se relaciona muito com o contexto social e histórico do aluno. "Ele deve estar antenado a movimentos culturais, movimentos artísticos e sociais não só de hoje, mas também de outras épocas", destaca.
E a bagagem cultural e conhecimento da história do país são características cobradas também na parte de literatura. Segundo a professora Rosana Sol, do Poliedro Curso, temas como Evolução do Teatro e Cinema no Brasil e Tendências musicais das décadas de 1960, 1970 e 1980 costumam aparecer na prova.
Temas para revisar antes do Enem 2021
Quer saber mais sobre Linguagens e Códigos no Enem? Confira os vídeos do canal oficial do Brasil Escola!