Enem 2021: horas sem celular pode gerar ansiedade em estudantes

A dependência do celular e o medo de ficar distante do aparelho é chamado de nomofobia.
Em 19/11/2021 07h00 , atualizado em 19/11/2021 09h25 Por Silvia Tancredi

Se o celular tocar na hora das provas do Enem, participante pode ser eliminado
Se o celular tocar na hora das provas do Enem, participante pode ser eliminado
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Pelo menos 5 horas sem acessar o celular. Essa será a realidade dos mais de 3 milhões de inscritos no Enem 2021, os quais não terão outra opção senão deixar o aparelho guardado e desligado enquanto fazem as provas. O exame educacional está marcado para os dois próximos domingos, 21 e 28 de novembro.

Guardar o smartphone em um envelope que será fornecido pelo fiscal de sala do Enem 2021 é uma orientação expressa do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do exame. E a determinação do Inep vai além: caso o celular do estudante toque durante as provas, o inscrito será eliminado

Mas, e qual será a sensação dos jovens ao ficar esse tempo todo sem conferir as novidades no celular? Especialistas em educação apontam que esse período off-line pode ser um problema para quem não está acostumado a deixar as teclas e as notificações de lado.

Um exemplo de como o celular é importante para as pessoas foi demonstrado em um estudo realizado na Coreia do Sul e publicado no periódico Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking pela City University de Hong Kong. A pesquisa concluiu que alguns estudantes veem os smartphones como uma extensão de seus corpos e de sua identidade.

Afinal, os smartphones não são usados apenas para comunicação entre pessoas, mas também leituras, pesquisas, agenda, registrar momentos por meio de fotos e vídeos, localização (GPS), assistir séries e filmes, jogar, aprender, entre tantas outras funções. 

Dependência

Estar sem o celular em mãos pode gerar ansiedade, angústia e até medo para algumas pessoas. Há até uma palavra para isso: "nomofobia”. O termo vem da expressão em inglês “no mobile phobia”, literalmente “medo de ficar sem celular”. 

Veja também: 7 podcasts para te ajudar estudar e relaxar para as provas do Enem 2021

Renata Petry, 19 anos, de Curitiba, afirma que é muito dependente do celular. “Como eu fico o dia inteiro fora de casa, esse é o meio de comunicação que tenho com meus familiares. Além disso, o celular me proporciona entretenimento”, explica. 

Esta é a terceira vez que a estudante curitibana vai fazer o Enem. Na primeira vez, estava ansiosa para terminar rápido para acessar o celular. Mas, hoje, entende que essa pressa não gerou resultado positivo e tem total consciência de que ficar algumas horas sem usar o aparelho não vai afetar em nada.

Quando Renata está estudando e o celular toca ou recebe notificações, ela perde totalmente o foco. Como o smartphone atrapalha o momento de estudo, a jovem resolveu diminuir o tempo de uso do aparelho para a preparação para o Enem 2021.

“Desativei minhas redes sociais e tirei as notificações do meu celular. Essa atitude me ajudou e pude me concentrar e fazer render os estudos".

Para o Enem 2021, a estudante vai levar o celular apenas para usá-lo após a prova, para poder pedir um transporte de volta pra casa.

Renata Petry diminuiu o tempo de uso do celular para focar nos estudos para o Enem 2021

Falta de concentração

Gabrielle Ribeiro, 19 anos, do Rio de Janeiro, diz que ficou, sim, ansiosa ao estar longe do celular no primeiro Enem que realizou e cujas provas foram aplicadas em janeiro deste ano.

A jovem queria saber o que estava acontecendo nas redes sociais. “Queria saber quantos seguidores eu ganhei e o que comentaram nos meus vídeos. Até aprender a lidar melhor com essa ansiedade eu fiquei bem mal”, desabafa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dona de perfis no TikTok e no Instagram nos quais fala de produtividade nos estudos, a estudante admite que a sua média de uso do aparelho é um pouco alta, pelas redes sociais serem seus instrumentos de trabalho. Mas, Gabrielle admite que tem exercitado ficar longe do celular mais tempo em prol da sua preparação para o Enem 2021. 

“Creio que com discernimento e responsabilidade você consegue administrar e foi o que eu fiz. Diminui drasticamente meu uso de celular desligando-o durante o dia no meu horário de estudo. Eu até chego a colocá-lo na mochila de alguma amiga, assim eu não corro o risco de pegar, ligar e usar”, analisa.

Durante as provas, Gabrielle diz que, como a pressão é tão grande, ela acaba esquecendo do celular. "Apenas conforme vai chegando ao final e eu fico cansada que me dá vontade de entrar nas redes", confessa.

Gabrielle tem exercitado ficar longe do celular pela sua preparação para o Enem 2021

Prepare-se para ficar longe do celular

O ideal, de acordo com Rafaela de Faria, doutora em Educação e professora do curso de Psicologia da Universidade Positivo, é que os estudantes aprendam a deixar o celular de lado aos poucos. O objetivo é focar na disciplina dos estudos para aumentar as chances de conquistar a vaga na universidade de escolha.

“Preparar-se para essas longas horas longe do smartphone também é uma parte importante na maratona de estudos. É preciso exercitar o cérebro para que ele permaneça tranquilo ao longo da preparação dos estudos e da resolução da prova”.

A principal dica para conseguir chegar no dia da prova do Enem sem tanta ansiedade para usar o celular, conforme ressalta a doutora Rafaela, é tornar a rotina de estudos mais analógica. Para ela, essa prática contribui para que o estudante comece a associar o momento de estudo a estar sem o celular à mão.

Confira mais dicas para deixar o celular de lado durante os estudos:

  • Evite ler e estudar pelo celular;

  • Dê preferência aos livros, apostilas e computador;

  • Monitore quanto tempo você fica no celular;

  • Deixe o celular em uma gaveta, longe de você ou em outro cômodo;

  • Desative todas as notificações;

  • Coloque alarmes como lembrete para encerrar o acesso ao celular e voltar aos estudos;

  • Estabeleça horários para usar o aparelho.

A estudante Gabrielle Ribeiro oferece mais uma dica: use o celular apenas para o básico, evitando instalar agendas e a aplicativos de organização. "Quanto mais aplicativos para tarefas simples do dia a dia você tiver instalado no celular, mais difícil vai ser passar um tempo sem ele", aconselha.

"Durante os estudos, podemos trocar o celular pelo lápis e papel em várias ocasiões. Não pense muito, apenas desligue o aparelho, peça a um amigo para ficar com ele se necessário. No começo incomoda, mas os resultados são muito satisfatórios!" (Gabrielle Ribeiro)

Enem 2021

Participantes de todo o Brasil vão fazer as provas nas tardes de dois domingos. No primeiro dia (21), a prova será aplicada das 13h30 às 19h e contará com uma redação e 90 questões objetivas de Linguanges e Códigos e Ciências Humanas. 

No segundo domingo do Enem 2021, 28 de novembro, a prova será realizada das 13h30 às 18h30. Os estudantes deverão responder 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza.

O Brasil Escola divulgará o gabarito extraoficial do Enem 2021 em tempo real e fará uma live comentando as questões logo depois das provas.