Oscar 2021: veja os filmes e se prepare para vestibulares e Enem

Produções retratam temas importantes como racismo, preconceito, saúde mental, ativismo político e social
Em 22/04/2021 08h00 , atualizado em 22/04/2021 10h34 Por Silvia Tancredi

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Prepare a pipoca! No próximo domingo, 25 de abril, nos Estados Unidos, será realizada a 93ª cerimônia de entrega dos Academy Awards, mais conhecida como o Oscar 2021. A premiação é a mais importante do cinema mundial.

Mas, o quê os filmes concorrentes ao prêmio têm a ver com os vestibulares e o Enem 2021? A resposta é muito! Assistir a filmes é uma atividade prazerosa e divertida, mas, também, pode ser um momento de aprender novos conteúdos, revisar as disciplinas já vistas e dar um up nos estudos. 

Vários longa-metragens concorrem às disputadas estatuetas do Oscar 2021. Listamos, a seguir, algumas produções imperdíveis e que vão ajudar você a estudar para vestibulares e Enem 2021. 

Os 7 de Chicago 

=> Concorre ao Oscar de Melhor filme, melhor ator coadjuvante (Sacha Baron Cohen), melhor roteiro original, melhor montagem e melhor canção original (Hear my Voice).

Enredo

Em 1968, em Chicago, nos Estados Unidos, oito homens são condenados por organizar e participar de protestos durante a Convenção do Partido Democrata. As manifestações contaram com cerca de 20 mil pessoas, as quais eram contra a Guerra do Vietnã.

Inicialmente, o evento foi pacífico, mas, com a invasão de policiais, tornou-se violento. O Governo norte-americano acusou esses oito homens de estarem realizando conspirações. Os protestantes, que passaram a ser chamados de “quadrilha da conspiração”, vão a julgamento. O episódio teve grande cobertura da imprensa e entrou para a história dos EUA.

Ao longo do julgamento, um dos homens, que era negro e co-fundador de um grupo de ativistas políticos pelo direito dos negros, acusa o juiz de racismo e passa a ser julgado separadamente. Sendo assim, restaram sete homens.

Por que assistir?

Além de abordar um dos julgamentos mais importantes da história, a produção traz à tona temas importantes que podem ser abordados em vestibulares, tais como a Guerra do Vietnã, o ativismo político e social, como o de Martin Luther King, o racismo e como o sistema judicial dos EUA perseguia os negros.

Onde assistir?

O filme "Os 7 de Chicago" está disponível no Netflix.

Confira também - cinema e guerra: representações fílmicas sobre a guerra do Vietnã

Judas e o Messias Negro 

=> Concorre ao Oscar de Melhor filme, melhor ator coadjuvante (Daniel Kaluuya e Lakeith Stanfield), melhor roteiro original, melhor fotografia e melhor canção original (Figth for You).

Enredo

O filme retrata a história de Fred Hampton, líder negro que era presidente da filial do estado de Illinois (EUA) do movimento dos Panteras Negras. Os membros desse partido eram ativistas socialistas e contrários à Guerra de Vietnã.

A FBI, a Polícia Federal dos EUA, monitorava as ações de líderes ativistas como Hampton. Com o objetivo de sabotar os Panteras Negras, a FBI contrata um militante negro para se aproximar do líder do movimento. 

Em 1969, quando Hampton estava reunido com outros membros dos Panteras Negras, a polícia invade o local e o mata. Fred Hampton foi assassinado aos 21 anos.

Por que assistir?

Hampton foi um dos importantes líderes negros do final dos anos 60 que lutou por direitos políticos e sociais, assim como Martin Luther King e Malcom X. Temas como movimentos de negros, preconceito racial e luta contra a violência policial são importantes discussões que podem ser trabalhadas em vestibulares. 

Leia também: a história dos Panteras Negras na luta racial nos EUA

Onde assistir?

O filme "Judas e o messias negro" ainda não está disponível em plataformas de streaming nem nos cinemas do Brasil.

Uma noite em Miami

=> Concorre ao Oscar de Melhor ator coadjuvante (Leslie Odom Jr.), melhor roteiro adaptado e melhor canção original (Speak Now).

Enredo

O filme “Uma noite em Miami” mostra a vida do lutador de boxe de peso pesado nortemericano Cassius Marcellus Clay Jr., mais conhecido como Muhammad Ali. O boxeador, falecido em 2016, é considerado um dos mais importantes esportistas do mundo.

Paralelamente à história de Ali, a produção foca na amizade dele com mais três personalidades que fizeram parte do movimento negro nos EUA: o ativista Malcolm X, o cantor Sam Cooke e o jogador de futebol americano Jim Brown. O filme narra um encontro fictício dos quatro em um hotel em Miami.

Por que assistir?

Mais um longa-metragem que retrata importantes personalidades que lutaram, cada um à sua maneira, pelos direitos dos negros nos Estados Unidos. 

Relembre a morte de George Floyd e o movimento "black lives matter"

Onde assistir?

O filme "Uma noite em Miami" pode ser visto no Amazon Prime.

Meu Pai 

=> Concorre ao Oscar de melhor filme, melhor ator (Anthony Hopkins), melhor atriz coadjuvante (Olivia Colman), melhor roteiro adaptado, melhor direção de arte e melhor montagem.

Enredo

O protagonista é um idoso de 84 anos, que mora sozinho em um apartamento, e começa a ter sintomas de comprometimento neurológico, como perda das funções intelectuais e da memória. 

Mesmo com essas características, que a produção dá a entender que podem ser início de enfermidades como demência senil ou Mal de Alzheimer, o senhor não quer aceitar a sugestão da filha de contratar uma cuidadora para morar com ele. Ao contrário, ele acredita ter sanidade mental para ficar sozinho.

Ao longo do filme, o idoso tem confusões mentais e passa a não acreditar na veracidade do que está acontecendo ao seu redor, começando a se sentir desconfiado entre o que é real e o que é fruto da mente dele.

Por que assistir?

O filme ilustra algumas dificuldades pelas quais passam idosos, especialmente ligadas a comprometimentos neurológicos. Saúde é um tema que, vez ou outra, aparece em processos seletivos. O tema da redação do Enem Impresso 2020, por exemplo, foi “O estigma social das doenças mentais no Brasil”.

Onde assistir?

O filme "Meu Pai" pode ser alugado no YouTube.

O Som do Silêncio

=> Concorre ao Oscar de Melhor filme, melhor ator (Riz Ahmed), melhor ator coadjuvante (Paul Raci), melhor roteiro original, melhor montagem e melhor som.

Enredo

O longa-metragem gira em torno de um baterista de uma banda heavy metal que fica surdo e sente um mix de revolta e frustração por não poder exercer sua profissão.

Mesmo com esses sentimentos, o baterista tem que aprender a lidar com a sua nova condição. Para isso, ele conhece a luta de outras pessoas que têm a mesma deficiência auditiva e como elas conseguem contornar desafios e encaram a realidade de serem surdos. O destaque fica para um veterano da Guerra do Vietnã que perdeu a audição durante um combate.

Em síntese, a produção aborda como vivem os surdos e como lidam com suas angústias. Outros temas relevantes também são trabalhados: a importância do autoconhecimento, o preconceito pelo qual os surdos passam e, ainda, como as pessoas com deficiência auditiva são estereotipadas. 

Por que assistir?

O Som do Silêncio é mais um filme que aborda um tema ligado à saúde humana, a qual é tratada, de vez em quando, em vestibulares e no Enem. Na edição de 2017, inclusive, o tema da redação foi "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil".

Onde assistir?

O filme "O som do silêncio" pode ser assistido no Amazon Prime.

Minari – Em busca da felicidade  

=> Concorre ao Oscar de Melhor filme, melhor ator (Steven Yeun), melhor atriz coadjuvante (Yuh-Jung Youn), melhor roteiro original e melhor trilha sonora original.

O filme, que ganhou o Globo de Ouro 2021 de melhor filme estrangeiro, retrata a mudança de uma família da Coreia do Sul para os Estados Unidos para trabalhar em uma fazenda de plantação.

A produção destaca o choque da família com os costumes norteamericanos e o preconceito pelo qual os estrangeiros passam.

Por que assistir?

O longa-metragem aborda temas importantes, cobrados com frequência em vestibulares e no Enem, tais como preconceito e xenofobia.

Leia também: como funciona o preconceito de classe social

Onde assistir?

O fime "Minari - Em busca da felicidade" ainda não está disponível nas plataformas de streaming.

Quo Vadis, Aida?

=> Concorre ao Oscar de melhor filme estrangeiro. 

Aida é uma tradutora da Organização das Nações Unidas (ONU) que mora na cidade de Srebrenica, situada ao leste da Bósnia Herzegovina. A história de Aida e sua família tem como pano de fundo a Guerra da Bósnia que ocorreu nos anos 1990. 

Saiba mais sobre a Guerra da Bósnia

Por que assistir?

O longa-metragem retrata um dos mais violentos conflitos da história que, enventualmente, pode ser trabalhado em vestibulares e no Enem. A Guerra da Bósnia ocorreu entre os anos de 1992 e 1995 pela independência da Bósnia. Cerca de 200 mil pessoas morreram durante o combate.

Onde assistir?

O filme "Quo Vadis, Aida?" pode ser visto na Amazon Prime.


Relacionados

10 filmes para estudar Geografia para o Enem
Veja 10 filmes para estudar Geografia para o Enem. Assistir os longas-metragens ajuda a ter conhecimento e ampliar bagagem cultural.
Enem
10 filmes para quem gosta ou quer fazer Jornalismo
Conheça 10 filmes para quem quer fazer Jornalismo. Essa lista de filmes vai te ajudar a conhecer mais sobre a profissão, os desafios e as várias áreas da carreira. Alguns desses filmes já ganharam o Oscar, como Spotlight. A lista contém filmes antigos e recentes sobre a temática do Jornalismo.
Orientação Vocacional
20 filmes para estudar História para o Enem
Confira a seleção de filmes que têm como temas momentos importantes da história e que geralmente são cobrados em provas de vestibulares e no próprio Enem.
Enem
Confira 11 filmes do Oscar 2022 para estudar para vestibulares e Enem
Xenofobia, Comunismo, Guerra Fria, Capitalismo e Racismo. Esses cinco temas caem com frequência em vestibulares e no Enem. Os assuntos também são abordados em filmes que estão concorrendo a uma estatueta do Oscar 2022.
Notícias
Enem 2021: confira filmes e séries para aumentar seu repertório
Professor de história separou lista de filmes e séries para estudar para o Enem 2021. As provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro em todo o país.
Notícias
Enem 2021: conheça 7 podcasts para te ajudar estudar e relaxar para as provas
Listamos sete podcasts gratuitos do Spotify para chegar bem informado e relaxar nesses dias que antecedem às provas do Enem 2021.
Notícias
Filme Barbie: veja temas que podem cair em provas de vestibulares e Enem
O filme Barbie estreou nos cinemas ontem, 20 de julho. A produção aborda temas que podem cair em provas de vestibulares e no Enem 2023, como feminismo
Notícias