Podcast Pré-Enem 2022 analisa desaparecimento de pessoas e como combater essa realidade

Episódio explica as principais causas para desaparecimento de pessoas e medidas adotadas no combate ao problema
Em 03/11/2022 14h35 , atualizado em 03/11/2022 14h39 Por Silvia Tancredi

Pré-Enem 2022 Brasil Escola
Pré-Enem 2022 Brasil Escola
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Já saiu mais um podcast do Pré-Enem 2022 do Brasil Escola! O tema é: Desaparecimento de pessoas: como combater essa realidade? O asssunto é um dos possíveis temas da redação.

Neste episódio, o professor de redação, Guga Valente, analisa o assunto com a convidada Simone de Jesus, que é datiloscopista da Polícia Civil do Estado de Goiás.

A profissional destaca que, hoje, há em média 80 mil desaparecidos em todo o Brasil ao ano de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. "Mas, esses números são subnotificados e não confiáveis por isso acreditamos que haja mais pessoas desaparecidas no nosso país", afirma.

Veja também: Podcast Pré-Enem discute o desemprego estrutural no Brasil

A datilocopista Simone de Jesus explica que, conforme a Lei 13.812 de 2019, é considerada uma pessoa desaparecida toda aquela cujo paradeiro é considerado desconhecido. "Os desaparecidos não são encontrados nem pelos familiares nem pelos amigos", ressalta.

Entretanto, conforme a profissional, uma pessoa somente é tida como desaparecida no momento em que é feito o registro na Polícia Civil.

Para ajudar a encontrar uma pessoa pessoa desaparecida, Simone orienta que se deve fazer o registro imediatamente ao perceber que a pessoa fugiu do seu roteiro do dia a dia. 

Confira abaixo o bate-papo completo do Pré-Enem 2022 do Brasil Escola que explica as principais causas para o desaparecimento de pessoas e as medidas adotadas no combate ao problema:

O podcast Desaparecimento de pessoas: como combater essa realidade? também já está disponível nas principais plataformas de áudio, como Spotify,  Apple Podcast, Deezer e Google Podcast. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pré-Enem 2022

O Pré-Enem 2022 é um preparatório on-line e gratuito para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2022. O projeto oferece uma série de conteúdos em diferentes formatos para os estudantes do Enem revisarem ou aperfeiçoarem seus estudos antes das provas.

Além dos podcasts, estão previstos: