Enem 2021: Participantes com sintomas de Covid-19 terão que solicitar reaplicação

Prazo ficará aberto de 29 de novembro a 3 de dezembro. Provas serão aplicadas em janeiro de 2022.
Em 18/11/2021 08h00 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os participantes que faltarem ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 por sintomas de Covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas poderão solicitar a reaplicação das provas de 29 de novembro a 3 de dezembro. De acordo com o Inep, os estudantes terão que anexar ao pedido a descrição médica da condição de saúde e o código correspondente à Classificação Internacional de Doenças (CID). 

A orientação é para que o participante que apresente sintomas de Covid-19 ou qualquer outra doença infectocontagiosa na semana que antecede um dos domingos do Enem 2021 não compareça ao exame e, dentro do prazo divulgado, solicite a reaplicação. 

São doenças exemplos de doenças infectocontagiosas: Covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela. 

Problemas logísticos

A solicitação de reaplicação do Enem 2021 por problemas logísticos também será de 29 de novembro a 3 de dezembro. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

São considerados problemas logísticos: desastres naturais; falta de energia elétrica no local de prova ou qualquer outro problema no lugar de realização do exame que impeça a aplicação do Enem. 

Reaplicação

A reaplicação do Enem 2021 será em 9 e 16 de janeiro de 2022, mesma data em que haverá prova para os privados de liberdade e para os isentos faltosos que puderam se inscrever em setembro, após decisão da Justiça. 

As provas terão o mesmo formato do Enem tradicional, ou seja, o que será aplicado em 21 e 28 de novembro. O exame contará com 180 questões objetivas igualmente distribuídas por Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, além da Redação. 

A reaplicação será realizada somente em formato impresso, mesmo que originalmente o participante tenha feito a inscrição para a prova on-line. 

Mais informações no site do Inep e pelo 0800 616161.