O filme Barbie estreou nos cinemas ontem, 20 de julho. A produção aborda temas discutidos na atualidade que podem cair em provas de vestibulares e no Enem 2023.
Com uma campanha de marketing impactante, o filme Barbie vem chamando a atenção há alguns meses, especialmente nas redes sociais. Muitos focam no aspecto visual da boneca mais famosa do mundo, com seus looks icônicos, mas há aqueles que têm pensando mais além, analisando pontos relevantes que podem ser discutidos no filme.
O longa-metragem gira em torno da Barbie estereotipada (Margot Robbie), que vive na Barbieland, um mundo dominado pelas mulheres. Mas, a boneca resolve respirar outros ares e ir para outros ambientes, junto com o seu companheiro, Ken (Ryan Gossling).
O filme Barbie, junto com o filme Oppeneimer, que aborda a invenção da bomba atômica, é considerada a produção mais esperada de 2023 e deve lotar os cinemas de todo o mundo.
A boneca Barbie foi lançada no dia 9 de março de 1959, na Feira Anual de Brinquedos de Nova York. O nome Barbie é diminuitivo da Barbara, o nome da filha de Ruth e Elliot Handler, fundador da empresa norte-americana Mattel, que fabrica a boneca.
Temas que aparecem no filme Barbie
Os temas trabalhados no filme Barbie podem ser cobrados em provas de processos seletivos, como vestibulares, Enem 2023 e concursos. Os assuntos podem cair em provas de Língua Portuguesa, Ciências Humanas, especialmente na disciplina de Sociologia, Biologia e outras.
A redação é outra prova que pode trabalhar algum tema que aparece no filme Barbie, uma vez que as propostas de redação costumam abordar temas discutidos na atualidade.
Assistir ao filme Barbie pode, também, ser uma forma de estudar para vestibulares e Enem durante as férias de uma forma leve e divertida.
Confira abaixo temas do filme Barbie que podem cair em vestibulares e no Enem 2023:
1) Empoderamento feminino
O empoderamento feminino é um conceito muito debatido na atualidade e que destaca a força da mulher. O conceito defende que a mulher deve lutar pela igualdade de gênero com os homens para, assim, ter maior participação na sociedade.
Faça exercícios sobre empoderamento feminino no Brasil
2) Feminismo
O feminismo é o movimento social que luta contra a violência de gênero e pela igualdade de direito e de condições das mulheres na sociedade.
Outro ponto defendido pelo feminismo é o direito das mulheres de poderem participar de debates públicos e tomar decisões que sejam importantes para o futuro da sociedade.
A origem do feminismo remonta aos movimentos sociais que surgiram no período das revoluções liberais inspirados nos ideais iluministas, tais como a Revolução Francesa e a Revolução Americana.
Confira a história do feminismo
Veja também as fases do feminismo
3) Diversidade
A diversidade defende que haja convivência harmônica entre pessoas diferentes em relação ao gênero, à etnia, à orientação sexual e à cultura.
Saiba o que é diversidade cultural
4) Desigualdade de gênero
O professor de sociologia do Brasil Escola, João Gabriel, explica no videoaula abaixo o que é desigualdade de gênero. Ele fala também como essa desigualdade fundamenta-se em sociedade e as diferenças sociais construídas sobre os sexos.
5) Papel da mulher na sociedade
A figura da mulher, de elemento secundário, passou a ser algo extremamente importante na sociedade atual, onde ela exerce cada vez mais um papel de protagonista, embora ainda sofra com as heranças históricas do sistema social patriarcalista em seu dia a dia.
Leia mais sobre o papel da mulher na sociedade
Faça exercícios sobre a importância de mulher na sociedade
6) Mulher no mercado de trabalho
O papel da mulher no mercado de trabalho tem sido cada vez mais crescente pela combinação de fatores econômicos, culturais e sociais.
Entretanto, temas como salários mais baixos que os homens, poucos cargos de liderança e assédio devem ser analisados.
Veja mais sobre a mulher e o mercado de trabalho
7) Patriarcado
O patriarcado é um conceito no qual os homens possuem dominância em diversos papeis na sociedade.
8) Sororidade
Sororidade é um conceito ligado ao feminismo que significa a prática de empatia, confiança, cooperação e acolhimento entre mulheres.
9) Ansiedade
A ansidade surge como uma sensação ou um sentimento que ocorre no sistema nervoso central diante de situações que geram excessiva excitação ou medo.
Os sintomas da ansiedade variam de acordo com cada pessoa, mas os mais comuns são: taquicardia, tremores, sudorese, tensão muscular, cefaléia (dor de cabeça), palpitação, dor no peito e/ou falta de ar.
10) Depressão
A depressão é uma doença séria que atinge pessoas de diferentes idades e faz com que o doente tenha uma perda do prazer pela vida e, muitas vezes, desenvolva pensamento suicida.
Crédito da Imagem:
[1] DFree / Shutterstock
Por Silvia Tancredi
Jornalista