Enem 2020: participantes fazem hoje o segundo dia de provas

Neste domingo serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática. Portões abrem às 11h30.
Em 24/01/2021 00h01 Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As provas impressas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 serão aplicadas neste domingo, 24 de janeiro. Hoje, os participantes respondem questões de Matemática e Ciências da Natureza.

Saiba mais sobre o Enem 2020

Este ano o Inep decidiu abrir os portões dos locais de prova mais cedo, às 11h30, para evitar aglomerações devido à pandemia do coronavírus. O horário de fechamento continua o mesmo, às 13h, seguindo em todo o país o horário de Brasília. A aplicação começa às 13h30, com cinco horas de duração.

Veja os horários do Enem 2020 (2º dia):

  • Abertura dos portões - 11h30
  • Fechamento dos portões - 13h
  • Início das provas - 13h30
  • Término das provas - 18h30

Provas – 2º dia do Enem 2020

As provas serão aplicadas hoje das 13h30 às 18h30. Os estudantes deverão responder as questões das seguintes áreas:

  • 45 questões de Matemática e suas Tecnologias
  • 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física)

Veja mais: O que esperar da prova de Matemática do Enem 2020

Veja também: Enem 2020: o que esperar da prova de Ciências da Natureza

O que levar?

O uso da máscara de proteção facial é obrigatório a todos os participantes e acompanhantes de mães que estiverem amamentando. Para acessar o local da prova é obrigatório estar com o documento de identificação original com foto e caneta fabricada em material transparente e de tinta preta.

O Cartão de Confirmação de Inscrição não é obrigatório, mas é recomendado levá-lo para auxiliar na localização do local de exame. Os participantes também podem levar água e lanches para consumir durante o longo período de provas.

Saiba mais: O que levar para o Enem

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Coronavírus: Medidas de biossegurança

O Inep adotou para este ano de enfrentamento da pandemia algumas medidas para garantir a segurança dos envolvidos na aplicação do Enem 2020. Veja as principais informações:

  • Uso obrigatório de máscara de proteção facial desde a entrada no local de prova até a saída;
  • Procedimentos de fiscalização respeitando o distanciamento entre as pessoas;
  • Ida ao banheiro será controlada e com higienização das mãos na entrada e saída;
  • Sala especial aos participantes do grupo de risco ao contagio da Covid-19;
  • Diminuição do número de pessoas em uma única sala de aula.

Correção do Enem 2020

O Brasil Escola fará a correção comentada das provas do segundo dia do Enem 2020. A correção começa assim que terminarem as provas, às 18h30. O gabarito extraoficial do primeiro dia está disponível (clique para conferir).

Acompanhe aqui a correção do Enem 2020

Os gabaritos oficias das provas impressas do Enem 2020 serão divulgados somente no dia 27 de janeiro. Já o resultado é esperado para o dia 29 de março.

Como foi o primeiro dia?

No último domingo, 17, os participantes fizeram a redação e responderam 45 questões de Linguagens e Códigos Suas Tecnologias e 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias. O tema da redação foi "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira".

Entre os 5.687.271 de inscritos, menos da metade compareceu e a abstenção foi de 51,5%, sendo a maior da história. O ministro da Educação, Milton Ribeiro, culpou a pandemia e a imprensa pelo alto número de ausentes.

Não houve aplicação de provas nos 56 municípios no Amazonas, com 160.548 inscritos, e em dois municípios de Rondônia (Espigão D'Oeste e Rolim de Moura), com 3.832 estudantes, devido à situação da pandemia nos locais.

De acordo com o Inep, participantes de 11 locais de provas tiveram problemas para fazer o exame devido à lotação das salas de aula, que ultrapassou os 50%. O instituto informou que os casos seriam averiguados e que os participantes poderiam solicitar a reaplicação.

Mais: Enem 2020: veja o resumo do 1º dia de provas

Reaplicação

Quem não participou do primeiro dia de provas por doenças infectocontagiosas, como Covid-19, ou por problemas logísticos pode solicitar, entre 25 e 29 de janeiro, a reaplicação da prova por meio do envio das documentações que comprovem a situação.

Já os participantes que não farão a prova hoje por motivos de saúde tiveram até ontem, 23 de janeiro, para informar a situação.

A reaplicação do Enem 2020 será nos dias 23 e 24 de fevereiro e as provas seguirão o mesmo formato a aplicação regular.

Mais: Veja as informações para solicitar a reaplicação do Enem 2020

Enem Digital 2020

Esta será a primeira edição do Enem Digital. O exame será feito em computadores, com exceção da redação, e são esperados 96.086 participantes para realizar as provas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. No entanto, a maioria ainda não consultou o cartão com o local de prova.

Para mais informações acesse a página do Enem 2020 no Brasil Escola.

Assista às nossas videoaulas