O segundo dia do Enem 2020, cujas provas serão aplicadas no próximo domingo, 24 de janeiro, contará com 45 questões objetivas de múltipla escolha de Matemática e 45 perguntas de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física).
A prova de Matemática é esperada por alguns participantes, especialmente os que querem ingressar em cursos da área de exatas, como Engenharias. Porém, esse teste é muito temido por outros jovens, que consideram a disciplina difícil e complexa. Nesse caso, a maioria deseja carreiras da área de humanas, como Jornalismo e Direito.
É importante destacar que Matemática é a única disciplina classificada como somente uma área do conhecimento e, por isso, é cobrada de forma separada das demais matérias. Além disso, a professora do curso Oficina do Estudante, Claudia Rangel, antecipa que a prova de Matemática no Enem costuma ser longa e abrangente e exige do estudante preparo não só intelectual, mas, também, físico e emocional.
Saiba mais sobre a prova de Matemática no Enem
Confira também: o que esperar da prova de Ciências da Natureza
Leitura
Claudia comenta que a prova de Matemática do Enem geralmente cobra bastante interpretação e leitura dos inscritos. A professora enumera os diferentes tipos de linguagens que podem aparecer no exame e que devem ser dominados pelos candidatos:
- Infográficos
- Tabelas
- Expressões matemáticas
- Gráficos
- Tirinhas
Questões mais diretas
A prova de matemática do exame educacional tradicionalmente aborda situações-problema que os estudantes devem conseguir resolver com as principais habilidades desenvolvidas ao longo da Educação Básica. Mas, segundo o gerente de inteligência educacional e avaliações do curso Poliedro, Fernando da Espiritú Santo, as últimas edições do exame mostram que a prova desse matéria está contemplando algumas questões mais diretas, do tipo “sabe ou não-sabe”.
“Ao analisar as aplicações mais recentes do Enem, percebe-se uma tendência de abordagem clássica de alguns conceitos da Matemática, ou seja, a presença de questões com situações-problemas mais diretas e que exigem do estudante o domínio prévio de algumas propriedades operacionais”, explica.
Leia também: 9 dicas para fazer a prova de Matemática no Enem
Temas que mais caem
Mas, quais temas os estudantes devem esperar na prova de Matemática no Enem 2021? O gerente de Inteligência Educacional e Avaliações lista os assuntos que mais aparecem:
Grandezas proporcionais e médias algébricas – quase 20% das questões
"São assuntos básicos e que uma simples “regra de três” pode ajudar encontrar a alternativa correta", afirma Espiritú Santo.
Equações e Problemas de 1º ou de 2º grau – 15% das questões
"Para esses tópicos, uma leitura atenta dos enunciados deve ser o suficiente para garantir mais alguns acertos", acredita o gerente.
Porcentagens e matemática financeira – 10% das questões
"Por serem assuntos do cotidiano das pessoas, eles também possuem presença constante no Enem", relembra.
Noções básicas de Estatística – 5% das questões
"Média, Moda e Mediana aparecem todos os anos e, às vezes, na mesma questão ou em questões isoladas", ressalta.
Outros temas
Há ainda alguns conceitos matemáticos que aparecem de modo equilibrado: funções, sólidos geométricos, geometria plana, análise combinatória, trigonometria, etc.