O que esperar da prova de Matemática do Enem 2020

Participantes do exame educacional vão responder 45 questões objetivas da disciplina no próximo domingo (24)
Em 22/01/2021 04h01 Por Silvia Tancredi

O segundo dia do Enem 2020, cujas provas serão aplicadas no próximo domingo, 24 de janeiro, contará com 45 questões objetivas de múltipla escolha de Matemática e 45 perguntas de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física).

A prova de Matemática é esperada por alguns participantes, especialmente os que querem ingressar em cursos da área de exatas, como Engenharias. Porém, esse teste é muito temido por outros jovens, que consideram a disciplina difícil e complexa. Nesse caso, a maioria deseja carreiras da área de humanas, como Jornalismo e Direito.

É importante destacar que Matemática é a única disciplina classificada como somente uma área do conhecimento e, por isso, é cobrada de forma separada das demais matérias. Além disso, a professora do curso Oficina do Estudante, Claudia Rangel, antecipa que a prova de Matemática no Enem costuma ser longa e abrangente e exige do estudante preparo não só intelectual, mas, também, físico e emocional.

Saiba mais sobre a prova de Matemática no Enem

Confira também: o que esperar da prova de Ciências da Natureza

Leitura

Claudia comenta que a prova de Matemática do Enem geralmente cobra bastante interpretação e leitura dos inscritos. A professora enumera os diferentes tipos de linguagens que podem aparecer no exame e que devem ser dominados pelos candidatos:

Questão da prova da Matemática do Enem 2019

Questões mais diretas

A prova de matemática do exame educacional tradicionalmente aborda situações-problema que os estudantes devem conseguir resolver com as principais habilidades desenvolvidas ao longo da Educação Básica. Mas, segundo o gerente de inteligência educacional e avaliações do curso Poliedro, Fernando da Espiritú Santo, as últimas edições do exame mostram que a prova desse matéria está contemplando algumas questões mais diretas, do tipo “sabe ou não-sabe”.

“Ao analisar as aplicações mais recentes do Enem, percebe-se uma tendência de abordagem clássica de alguns conceitos da Matemática, ou seja, a presença de questões com situações-problemas mais diretas e que exigem do estudante o domínio prévio de algumas propriedades operacionais”, explica.