O que esperar da prova de Matemática do Enem 2020

Participantes do exame educacional vão responder 45 questões objetivas da disciplina no próximo domingo (24)
Em 22/01/2021 04h01 Por Silvia Tancredi

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O segundo dia do Enem 2020, cujas provas serão aplicadas no próximo domingo, 24 de janeiro, contará com 45 questões objetivas de múltipla escolha de Matemática e 45 perguntas de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física).

A prova de Matemática é esperada por alguns participantes, especialmente os que querem ingressar em cursos da área de exatas, como Engenharias. Porém, esse teste é muito temido por outros jovens, que consideram a disciplina difícil e complexa. Nesse caso, a maioria deseja carreiras da área de humanas, como Jornalismo e Direito.

É importante destacar que Matemática é a única disciplina classificada como somente uma área do conhecimento e, por isso, é cobrada de forma separada das demais matérias. Além disso, a professora do curso Oficina do Estudante, Claudia Rangel, antecipa que a prova de Matemática no Enem costuma ser longa e abrangente e exige do estudante preparo não só intelectual, mas, também, físico e emocional. 

Saiba mais sobre a prova de Matemática no Enem

Confira também: o que esperar da prova de Ciências da Natureza

Leitura

Claudia comenta que a prova de Matemática do Enem geralmente cobra bastante interpretação e leitura dos inscritos. A professora enumera os diferentes tipos de linguagens que podem aparecer no exame e que devem ser dominados pelos candidatos:

Questão da prova da Matemática do Enem 2019

Questões mais diretas

A prova de matemática do exame educacional tradicionalmente aborda situações-problema que os estudantes devem conseguir resolver com as principais habilidades desenvolvidas ao longo da Educação Básica. Mas, segundo o gerente de inteligência educacional e avaliações do curso Poliedro, Fernando da Espiritú Santo, as últimas edições do exame mostram que a prova desse matéria está contemplando algumas questões mais diretas, do tipo “sabe ou não-sabe”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

“Ao analisar as aplicações mais recentes do Enem, percebe-se uma tendência de abordagem clássica de alguns conceitos da Matemática, ou seja, a presença de questões com situações-problemas mais diretas e que exigem do estudante o domínio prévio de algumas propriedades operacionais”, explica. 

Leia também: 9 dicas para fazer a prova de Matemática no Enem

Temas que mais caem

Mas, quais temas os estudantes devem esperar na prova de Matemática no Enem 2021? O gerente de Inteligência Educacional e Avaliações lista os assuntos que mais aparecem:

Grandezas proporcionais e médias algébricas – quase 20% das questões

"São assuntos básicos e que uma simples “regra de três” pode ajudar encontrar a alternativa correta", afirma Espiritú Santo. 

Equações e Problemas de 1º ou de 2º grau – 15% das questões

"Para esses tópicos, uma leitura atenta dos enunciados deve ser o suficiente para garantir mais alguns acertos", acredita o gerente. 

Porcentagens e matemática financeira – 10% das questões

"Por serem assuntos do cotidiano das pessoas, eles também possuem presença constante no Enem", relembra. 

Noções básicas de Estatística – 5% das questões

"Média, Moda e Mediana aparecem todos os anos e, às vezes, na mesma questão ou em questões isoladas", ressalta.

Outros temas

Há ainda alguns conceitos matemáticos que aparecem de modo equilibrado: funções, sólidos geométricos, geometria plana, análise combinatória, trigonometria, etc.