Enem 2020: confira prazo para envio de laudos de Covid-19

Documento médico é necessário para a solicitação de reaplicação do exame.
Em 18/01/2021 09h10 , atualizado em 18/01/2021 09h14 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Estudantes que não puderem participar do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 por doenças infectocontagiosas têm de hoje, 18 de janeiro, até o próximo dia 23 para enviar os laudos médicos e exames para solicitar a reaplicação das provas. 

Solicite a reaplicação

Já quem foi diagnosticado após 16 de janeiro e não compareceu ao primeiro dia do Enem 2020 terá nova oportunidade para solicitar a reaplicação. Os laudos e exames serão recebidos de 25 a 29 de janeiro. 

O Inep já havia abrido o período para solicitação de reaplicação, prazo que foi de 11 a 16 de janeiro. Foram recebidos mais de 10 mil pedidos, dos quais 8.180 foram aceitos e 1.991 rejeitados.

Como solicitar a reaplicação?

A solicitação da reaplicação é recebida pela Página do Participante. O estudante deve anexar à solicitação documento legível que comprove a doença. A documentação deve ser anexada em PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB. 

O documento (laudo ou exame) deve ter as seguintes informações:

  • Nome completo do participante
  • Diagnóstico com a descrição da situação do participante
  • Código da Classificação Internacional de Doença (CID 10)
  • Assinatura e identificação do profissional com registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente. 
  • Data do atendimento

Reaplicação

A reaplicação do Enem 2020 será em 23 e 24 de fevereiro e as provas seguirão o mesmo formato a aplicação regular. Serão adotados todos os protocolos de biossegurança contra Covid-19 (máscara, álcool gel, distanciamento social e salas com menos pessoas). 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Participantes que se sentirem prejudicados na aplicação regular também terão de 25 a 29 de janeiro para a solicitação da reaplicação. Os pedidos serão analisados pelo Inep e os que forem defiridos participarão as provas em 23 e 24 de fevereiro. 

Enem 2020

O Enem começou no último domingo, 17 de janeiro, com abstenção de mais da metade dos participantes. 

As provas do primeiro dia foram compostas por 45 questões de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas, além da Redação com o tema "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira". 

De acordo com o Inep, participantes de 11 locais de provas tiveram problemas para fazer as provas por lotação máxima das salas de aula. O instituto informou que os casos serão averiguados e que os participantes poderão solicitar a reaplicação. 

O Brasil Escola fez a Correção Comentada do Enem 2020 em parceria com o Poliedro Educação e Oficina do Estudante. As provas também serão corrigidas no próximo domingo, 24 de janeiro. 

O próximo domingo (24) terá provas com 45 questões de Ciências da Natureza e 45 de Matemática. 

O gabarito oficial do Enem 2020 é esperado para 27 de janeiro, sem possibilidade de recursos. 

O resultado do Enem 2020 deve sair em março. Mais informações no especial Enem 2020 do Brasil Escola e pelo site do Inep.