Whatsapp
Em 18/01/2021 09h10 , atualizado em 18/01/2021 09h14

Enem 2020: confira prazo para envio de laudos de Covid-19

Notícias

Documento médico é necessário para a solicitação de reaplicação do exame. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

Estudantes que não puderem participar do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 por doenças infectocontagiosas têm de hoje, 18 de janeiro, até o próximo dia 23 para enviar os laudos médicos e exames para solicitar a reaplicação das provas. 

Solicite a reaplicação

Já quem foi diagnosticado após 16 de janeiro e não compareceu ao primeiro dia do Enem 2020 terá nova oportunidade para solicitar a reaplicação. Os laudos e exames serão recebidos de 25 a 29 de janeiro. 

O Inep já havia abrido o período para solicitação de reaplicação, prazo que foi de 11 a 16 de janeiro. Foram recebidos mais de 10 mil pedidos, dos quais 8.180 foram aceitos e 1.991 rejeitados.

Como solicitar a reaplicação?

A solicitação da reaplicação é recebida pela Página do Participante. O estudante deve anexar à solicitação documento legível que comprove a doença. A documentação deve ser anexada em PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB. 

O documento (laudo ou exame) deve ter as seguintes informações:

  • Nome completo do participante
  • Diagnóstico com a descrição da situação do participante
  • Código da Classificação Internacional de Doença (CID 10)
  • Assinatura e identificação do profissional com registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente. 
  • Data do atendimento

Reaplicação

A reaplicação do Enem 2020 será em 23 e 24 de fevereiro e as provas seguirão o mesmo formato a aplicação regular. Serão adotados todos os protocolos de biossegurança contra Covid-19 (máscara, álcool gel, distanciamento social e salas com menos pessoas). 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Participantes que se sentirem prejudicados na aplicação regular também terão de 25 a 29 de janeiro para a solicitação da reaplicação. Os pedidos serão analisados pelo Inep e os que forem defiridos participarão as provas em 23 e 24 de fevereiro. 

Enem 2020

O Enem começou no último domingo, 17 de janeiro, com abstenção de mais da metade dos participantes. 

As provas do primeiro dia foram compostas por 45 questões de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas, além da Redação com o tema "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira". 

De acordo com o Inep, participantes de 11 locais de provas tiveram problemas para fazer as provas por lotação máxima das salas de aula. O instituto informou que os casos serão averiguados e que os participantes poderão solicitar a reaplicação. 

O Brasil Escola fez a Correção Comentada do Enem 2020 em parceria com o Poliedro Educação e Oficina do Estudante. As provas também serão corrigidas no próximo domingo, 24 de janeiro. 

O próximo domingo (24) terá provas com 45 questões de Ciências da Natureza e 45 de Matemática. 

O gabarito oficial do Enem 2020 é esperado para 27 de janeiro, sem possibilidade de recursos. 

O resultado do Enem 2020 deve sair em março. Mais informações no especial Enem 2020 do Brasil Escola e pelo site do Inep.

Relacionados
Veja um comentário do Oficina do Estudante sobre o tema da redação do Enem 2020: "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira".
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, informou que mais da metade dos inscritos no Enem 2020 faltaram às provas de hoje.
O Inep informou que mais da metade dos participantes ainda não conferiram os locais de prova do Enem Digital 2020. Mais de 96 mil estão inscritos.
Na tarde de hoje, 17 de janeiro, primeiro dia do Enem 2020 os inscritos produziram a redação, cujo tema foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.
Participantes do Enem 2020 fizeram redação e provas de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos. Confira a avaliação do exame.
O Psiquiatra Jairo Bouer falou sobre o tema da redação do Enem 2020. Em live do Brasil Escola, ele falou sobre a importância da abordagem sobre saúde mental.
Acesse o resultado do Enem 2020, como consultar as notas, de que maneira calcular a média e onde usar a pontuação.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES