O último dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foi dominado pelas áreas de Exatas e Biológicas. Com abstenção recorde (55,3%), o domingo passado, 24 de janeiro, contou com provas de Ciências da Natureza (Química, Biologia e Física) e Matemática.
Confira a correção comentada do Enem 2020
Em um domingo com a presença de provas como Química e Biologia, a Covid-19 não foi abordada em nenhuma questão. "Sem abordar a pandemia, o segundo dia do Enem segue a tendência de uma prova neutra e cobrou "arroz com feijão" dos alunos", ressalta Eduardo da Espiritu Santo, gerente de Inteligência Educacional e Avaliações do Poliedro.
As provas não trouxeram questões polêmicas. Um exemplo foi a parte de Biologia, disciplina que teve perguntas sobre impactos ambientais e mesmo assim fugiu da abordagem dos incêndios da Amazônia e do Pantanal.
Matemática teve grande presença de razões e proporções em sua prova. Para Mario Fernandes, professor de Matemática do Oficina do Estudante, a prova foi cansativa, de nível médio e parecida com os últimos anos.
Apesar de tradicional, a prova de Matemática tentou aproximar o estudante da temática ao trazer Anagramas com frases de Harry Potter.
Física saiu um pouco da cobrança de mecânica presente no Enem e vestibulares, dando maior espaço para eletricidade e magnetismo. Segundo Rodrigo Araújo, professor de Física do Oficina do Estudante, foi uma prova de nível médio para alto, mas nada que fuja do perfil de dificuldade do Enem, já que o exame tem ficado mais complexo nos últimos anos.
Química cobrou domínio sobre conceitos clássicos. Fernando da Espiritu Santo destaca a ponte que a prova fez com a Biologia, ao trabalhar impactos ambientais também.
Perguntas questionadas por professores
Três perguntas do último domingo (24) foram questionadas por professores. As perguntas estão presentes em Matemática, Física e Química.
Saiba mais: Professores questionam três questões do 2º dia do Enem 2020
Oficina do Estudante e Poliedro apontam erros na questão 129 do caderno cinza (94 do rosa; 114 do amarelo; 135 do azul), na parte de Genética, em Biologia.
Para o Oficina do Estudante, a questão 143 do caderno rosa (141 do amarelo; 156 do cinza; 157 do azul) tem resolução inviável.
Segundo o Poliedro, a questão 118 do caderno cinza (95 do rosa; 105 do azul; 133 do amarelo), da prova de Física, contém duas possibilidades de resposta: letra “A” ou “D”.
Correção Comentada
O Gabarito oficial do Enem 2020 está previsto para a próxima quarta-feira, 27 de janeiro. Enquanto as respostas não saem, que tal conferir a resolução das questões na Correção Comentada do Brasil Escola?
Neste ano, o gabarito extraoficial deu duas opções aos estudantes, com correções feitas pelo Poliedro e Oficina do Estudante.
Correção conferida, basta ficar na torcida pelas notas! O resultado do Enem 2020 deve sair em 29 de março.