Whatsapp
Em 25/01/2021 11h59 , atualizado em 25/01/2021 12h17

Faltou Covid-19: professores comentam segundo dia do Enem 2020

Notícias

Domingo (24) teve provas de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e Matemática. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

O último dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foi dominado pelas áreas de Exatas e Biológicas. Com abstenção recorde (55,3%), o domingo passado, 24 de janeiro, contou com provas de Ciências da Natureza (Química, Biologia e Física) e Matemática. 

Confira a correção comentada do Enem 2020

Em um domingo com a presença de provas como Química e Biologia, a Covid-19 não foi abordada em nenhuma questão. "Sem abordar a pandemia, o segundo dia do Enem segue a tendência de uma prova neutra e cobrou "arroz com feijão" dos alunos", ressalta Eduardo da Espiritu Santo, gerente de Inteligência Educacional e Avaliações do Poliedro.

As provas não trouxeram questões polêmicas. Um exemplo foi a parte de Biologia, disciplina que teve perguntas sobre impactos ambientais e mesmo assim fugiu da abordagem dos incêndios da Amazônia e do Pantanal.

Matemática teve grande presença de razões e proporções em sua prova. Para Mario Fernandes, professor de Matemática do Oficina do Estudante, a prova foi cansativa, de nível médio e parecida com os últimos anos. 

Apesar de tradicional, a prova de Matemática tentou aproximar o estudante da temática ao trazer Anagramas com frases de Harry Potter. 

CLIQUE PARA AMPLIAR

Física saiu um pouco da cobrança de mecânica presente no Enem e vestibulares, dando maior espaço para eletricidade e magnetismo. Segundo Rodrigo Araújo, professor de Física do Oficina do Estudante, foi uma prova de nível médio para alto, mas nada que fuja do perfil de dificuldade do Enem, já que o exame tem ficado mais complexo nos últimos anos. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Química cobrou domínio sobre conceitos clássicos. Fernando da Espiritu Santo destaca a ponte que a prova fez com a Biologia, ao trabalhar impactos ambientais também. 

Perguntas questionadas por professores

Três perguntas do último domingo (24) foram questionadas por professores. As perguntas estão presentes em Matemática, Física e Química. 

Saiba mais: Professores questionam três questões do 2º dia do Enem 2020

Oficina do Estudante e Poliedro apontam erros na questão 129 do caderno cinza (94 do rosa; 114 do amarelo; 135 do azul), na parte de Genética, em Biologia. 

CLIQUE PARA AMPLIAR

Para o Oficina do Estudante, a questão 143 do caderno rosa (141 do amarelo; 156 do cinza; 157 do azul) tem resolução inviável. 

Segundo o Poliedro, a questão 118 do caderno cinza (95 do rosa; 105 do azul; 133 do amarelo), da prova de Física, contém duas possibilidades de resposta: letra “A” ou “D”.

Correção Comentada

O Gabarito oficial do Enem 2020 está previsto para a próxima quarta-feira, 27 de janeiro. Enquanto as respostas não saem, que tal conferir a resolução das questões na Correção Comentada do Brasil Escola?

Neste ano, o gabarito extraoficial deu duas opções aos estudantes, com correções feitas pelo Poliedro e Oficina do Estudante. 

Correção conferida, basta ficar na torcida pelas notas! O resultado do Enem 2020 deve sair em 29 de março. 

Relacionados
O Enem 2020 chegou ao fim neste domingo, 24 de janeiro, com a maior abstenção da história do exame.
O Inep abriu hoje (25) os pedidos de reaplicação do Enem 2020. Solicitações serão recebidas até 29 de janeiro. Provas serão aplicadas em 23 e 24 de fevereiro.
Neste domingo, 24/01, serão aplicadas as provas do segundo dia do Enem 2020. Veja as informações sobre o exame!
O Enem Digital terá sua primeira edição nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, presencialmente. O Blog discute a abstenção em época de pandemia.
O Inep liberou os gabaritos oficiais e cadernos de prova do Enem 2020, versão impressa. As provas foram realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021.
Os professores do colégio Oficina do Estudante e do Sistema Poliedro questionam três questões do segundo dia de provas do Enem 2020. Veja quais são!
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES