Enem 2020: abstenção é recorde com ausência de mais de metade dos inscritos

Ministro culpa a pandemia e a imprensa pelo alto número de faltantes.
Em 17/01/2021 20h42 , atualizado em 18/01/2021 08h09 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Em entrevista coletiva dada na noite deste domingo, 17 de janeiro, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, informou que mais da metade dos inscritos no Enem 2020 faltaram às provas de hoje.

Segundo o ministro, "a pandemia e o trabalho de mídia contrário ao Enem" foram os responsáveis pelo número recorde de ausentes. "A mídia não teve o mesmo tratamento em relação ao vestibular da Fuvest, por exemplo".

Entre os 5.523.023 inscritos nas provas impressas do Enem, 2.842.332 não compareceram neste domingo, o que representa uma abstenção de 51,5%. No ano passado, a abstenção foi de 23,1% no primeiro dia.

Não houve aplicação de provas nos 56 municípios no Amazonas, totalizando 160.548 inscritos, e em dois municípios de Rondônia (Espigão D'Oeste e Rolim de Moura), no total de 3.832 estudantes.

Na quinta-feira, 14, o governo do Amazonas publicou um decreto suspendendo a aplicação do Enem 2020 no estado. A região está passando por grave crise na saúde pública, em decorrência da pandemia. As unidades hospitalares têm falta de leitos e oxigênio para os pacientes que estão enfrentado a doença. Nas duas cidades de Rondônia, os prefeitos decretaram lockdown.

Primeiro dia

Hoje, os estudantes tiveram 5h30 para responder as 90 questões objetivas e produzir a redação. O tema da redação foi O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira. Veja como foi a distribuição:

- 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira)
- 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia)
- Redação

Já no próximo domingo o horário para concluir a prova será de apenas 5h. A prova será formada pelos seguintes conteúdos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- 45 questões de Matemática e suas Tecnologias
- 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física)

Reaplicação por doença infectocontagiosa

De acordo com o Inep, mais de 10 mil pessoas solicitaram a reaplicação por causa de doenças infectocontagiosas. Destas, 8.180 solicitações foram aceitas e 1.991 foram rejeitadas. Os participantes que foram diagnosticados com Covid-19 ou outras doenças após 16 de janeiro e não estiveram presentes no primeiro dia terão a oportunidade de enviar os laudos de 25 a 29 de janeiro.

O período para solicitação da reaplicação será reaberto nesta segunda-feira, 18 de janeiro, e seguirá até o próximo dia 23 para quem não puder participar do segundo dia do Enem por causa de doenças infectocontagiosas..

Eliminações

O Inep informou que 2.967 participantes foram eliminados neste primeiro domingo do Enem 2020. 

São considerados motivos para eliminação: estar com aparelhos eletrônicos, utilizar materiais impressos, sair antes do horário permitido, não atender às orientações dos fiscais entre outros. 

Estudantes impedidos de participar

Estudantes foram impedidos de entrar nos locais de prova por causa da lotação máxima estabelecida pelo Inep. Com isso, eles acabaram perdendo o primeiro dia de provas. 

Segundo o Inep, o problema ocorreu em 11 locais de prova. O instituto alegou que os casos serão analisados e que os participantes que se sentirem prejudicados poderão solicitar a reaplicação a partir de 25 de janeiro. 

Correção do Enem 2020

O Brasil Escola está corrigindo em tempo real as questões do Enem 2020. A correção de hoje já começou. No próximo domingo será a partir das 18h30.

Acompanhe aqui a correção do Enem 2020

Os gabaritos oficias das provas impressas do Enem 2020 serão divulgados somente no dia 27 de janeiro.


Relacionados

Brasil Escola transmitirá aulão ao vivo para o Enem 2020
Nos dois próximos sábados, dias 16 e 23 de janeiro, o Brasil Escola vai transmitir no YouTube dois aulões de revisão para o Enem 2020.
Notícias
Enem 2020 começa hoje para mais de 5 milhões de participantes
As provas do Enem 2020 serão aplicadas neste domingo, 17/01. Primeiro dia tem questões de Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e a redação.
Notícias
Enem 2020: confira prazo para envio de laudos de Covid-19
O Inep divulgou os prazos para envios de laudos e exames para solicitação de reaplicação do Enem 2020.
Notícias
Enem 2020: mais da metade dos participantes não conferiram locais de provas digitais
O Inep informou que mais da metade dos participantes ainda não conferiram os locais de prova do Enem Digital 2020. Mais de 96 mil estão inscritos.
Notícias
Enem 2020: tema da redação é sobre estigma da doença mental
Na tarde de hoje, 17 de janeiro, primeiro dia do Enem 2020 os inscritos produziram a redação, cujo tema foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.
Notícias
Enem 2020: veja o resumo do 1º dia de provas
Participantes do Enem 2020 fizeram redação e provas de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos. Confira a avaliação do exame.
Notícias
Psiquiatra Jairo Bouer comenta a redação do Enem 2020
O Psiquiatra Jairo Bouer falou sobre o tema da redação do Enem 2020. Em live do Brasil Escola, ele falou sobre a importância da abordagem sobre saúde mental.
Notícias