Whatsapp
Em 06/10/2016 11h00 , atualizado em 06/10/2016 11h14

Enem 2016: locais de prova devem ser liberados a partir de 18 de outubro

Notícias

Inep informou que pretende divulgar o Cartão de Confirmação de Inscrição entre os dias 18 e 20. Por Wanja Borges
Enem
Enem
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou ao Vestibular Brasil Escola nesta quinta-feira, 6 de outubro, que pretende divulgar o Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 entre os dias 18 e 20 de outubro.

Confira o que fazer a um mês do Enem 2016

Da mesma forma que aconteceu no ano passado, o documento não será enviado pelos Correios. Os participantes poderão acessá-lo e imprimi-lo no site ou aplicativo do Enem, por meio do número de inscrição e senha.

Além de apresentar data, horário e locais de realização das provas, o Cartão de Confirmação de Inscrição contém número de inscrição, opção de língua estrangeira e indicação de atendimento ou solicitação de certificação, se for o caso. A apresentação do documento no dia das provas é facultativa.

Conforme informações fornecidas pelo Ministério da Educação, um caminhão dos Correios, escoltado pela Polícia Rodoviária Federal, partiu ontem com o primeiro carregamento dos 18 milhões de provas impressas. 

Enem 2016

No total, 8.627.195 estudantes são esperados no Enem 2016, que acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro, em 1.716 municípios. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, pontualmente, mas o início das provas está previsto somente para as 13h30.

No primeiro dia, os candidatos terão 4h30 para responder 90 questões objetivas sobre as áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo, serão concedidas 5h30 para as 90 perguntas sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias mais Redação. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas. Já a data de divulgação dos resultados individuais ainda não foi informada.

Finalidade

A inscrição no Enem 2016 permite que o candidato concorra às vagas oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e às bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de educação superior, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). 

Ele também pode participar do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para cursos técnicos; do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), do Programa Ciência sem Fronteiras, obter certificação de conclusão do ensino médio e ingressar em instituições de ensino superior de Portugal

Estude no Brasil Escola

Com o objetivo de contribuir no processo de preparação dos estudantes, o Brasil Escola vai transmitir videoaulas gratuitas até a realização do Enem 2016. Os participantes também podem testar seus conhecimentos no simulado Enem, conferir dicas sobre os conteúdos cobrados no Exame, resolver provas anteriores do Enem e estudar no site do Brasil Escola.

Mais informações podem ser obtidas pelo Edital do Enem 2016 ou pelo telefone 0800-616161.

Relacionados
Com a aproximação do Enem é comum que o estudante fique mais ansioso. Confira dicas para diminuir a ansiedade antes e durante a prova.
Sugerimos 10 opções de assunto baseados em contextos atuais e de repercussão na mídia.
Já pode ser acessado o cronograma com as principais datas do Enem 2016 para os privados de liberdade. Provas acontecem em dezembro.
Atividades físicas trazem benefícios físicos e emocionais para quem estuda para o Enem. Confira!
O Inep admitiu erro ao excluir institutos federais do Enem 2015 por Escolas. Equívoco seria na interpretação da legislação que define os cálculos.
Inep divulga melhores escolas do Enem 2015 em 14 contextos. Órgão é contra a formação de rankings que não consideram as características das escolas
O Inep disponibilizou nesta terça-feira, 4 de outubro, o resultado do Enem 2015 por Escola. Confira as melhores instituições.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES