Após repercussão negativa da exclusão de institutos federais de educação dos resultados do Enem 2015 por Escolas, o Instituto Nacional de Estudos Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) admitiu que houve equívoco na interpretação da legislação que rege a classificação das escolas.
Em nota, a Assessoria de Comunicação Social do Inep informou que a equipe técnica responsável pelos cálculos para divulgação do Enem por Escola 2015 interpretou a legislação de forma errada, o que resultou na exclusão dos institutos federais. A Administração do órgão optou por processar as notas de tais instituições e divulgar a pontuação até o dia 30 de outubro.
Veja as melhores escolas do Enem 2015
Com a alteração prevista pelo Inep, pode haver mudanças nos resultados do Enem 2015 por Escolas. Em edições anteriores, os institutos federais ocuparam posições de destaque nos rankings das melhores instituições de ensino que participam do exame. Em 2014, o campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) conquistou o primeiro lugar entre as escolas públicas de todo o país.
O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) publicou uma nota solicitando a inclusão dos IFs no resultado do Enem 2015 por Escolas. Segundo a presidência do órgão, com o crescimento dos institutos nos rankings divulgados, havia uma expectativa em relação à publicação do Inep.
Entenda o caso
O Inep divulgou na última terça-feira, 4 de outubro, o resultado do Enem 2015 por Escolas. Os dados divulgados pelo instituto são utilizados para a formação de rankings não oficiais dos colégios que participam do exame a cada ano.
Nesta edição, quase 15 mil escolas de ensino médio regular e que possuem alunos matriculados no terceiro ano tiveram seus resultados divulgados pelo Inep. Para isso, foi preciso pelo menos 10 alunos concluintes no Enem 2015 e taxa de participação igual ou superior a 50%.
Os cálculos levam em consideração as médias das quatro provas objetivas e a redação do Enem, observando o desempenho do percentual de alunos em cada área. Além disso, a qualidade e o porte das instituições, o nível socioeconômico dos estudantes e a permanência dos estudantes nos colégios também são fatores utilizados para compor os resultados. Ao todo, foram 28 listas com diferentes categorias de avaliação, obedecendo aos 14 conceitos estipulados pelo Inep.