As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 estão chegando e muitos são os palpites e suposições dos candidatos sobre o tema da redação deste ano.
Adivinhar na mosca qual é o tema talvez não seja possível. Mas o Brasil Escola, em parceira com o professor de redação do QG do Enem, Raphael Torres, sugere 10 opções baseadas em contextos atuais e de repercussão na mídia. Confira:
1- A perpetuação do trabalho escravo no Brasil no século XXI
Este tema vem sendo explorado pelos noticiários e possui bastante repercussão, com frequentes flagrantes de submissões a condições laborais desumanas, assim como a reconfiguração das relações trabalhistas, redefinindo conceitos como jornada diária e empregabilidade. Sendo assim, o trabalho escravo na atualidade poderá ser abordado nas provas no mês de novembro.
2- O uso de medicamentos no Brasil
O Brasil possui uma cultura histórica de automedicação familiar, sendo esta associada ao crescente fluxo informacional. Isto acaba acarretando em uma falsa sensação de autonomia diagnóstica. O tema da redação poderá explorar este assunto e caberá ao candidato ter domínio sobre o mesmo. Informações com dados, números e etc podem ser um diferencial ao confeccionar o texto.
3- Os desafios da mobilidade urbana no Brasil
O crescimento exponencial das demandas por transporte, associado a falta de investimentos na área ou adaptações incompatíveis com o inchaço urbano das metrópoles e megalópoles brasileiras é um forte tema a ser abordado nas provas do Enem. Questionamentos acerca da mobilidade urbana podem ser apontados ou soluções a serem propostas podem ser solicitadas ao candidato.
4- Legado de eventos mundiais sediados no Brasil
Por conta do aumento da visibilidade do país no cenário internacional, devido aos últimos eventos mundiais sediados por aqui, como Olimpíadas e Paralimpíadas, pode ser que seja feita proposta de texto chamando a atenção para os impactos da interferência na estrutura dos locais de execução de jogos e as respectivas celebrações.
5- O papel do esporte na construção social brasileira
Ainda partindo da visibilidade do país diante dos eventos mundiais realizados aqui, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, poderá ser abordado algum tema que leve a reflexão que estes momentos trazem de positivo e negativo aos que participam bem como aos que vivem no Brasil, como oportunidade de vida, a exploração midiática contemporânea de ídolos e etc.
6- O exercício da cidadania dos deficientes físicos no Brasil
As cidades brasileiras continuam despreparadas para a limitação de movimentos dos portadores de necessidades especiais, o que coloca em xeque e abre a discussão, mais uma vez, no que diz respeito ao exercício da cidadania plena possível a todos.
7- A reconstrução do professor como ferramenta social brasileira
Pode ser que seja solicitada uma proposta de texto com relação à reinvenção contemporânea da escola, que antes era apenas provedora de informação e hoje orienta como lidar com a sociedade do conhecimento. Assim, o candidato poderá ter que abordar no texto todos os aspectos históricos e atuais que fizeram acontecer e/ou chegar a esta reconstrução da figura do professor.
8- A intolerância ideológica em meio à construção da democracia brasileira
Diante do cenário político atual e das crescentes ondas de discussão a cerca do assunto, principalmente nas redes sociais, evidenciando contemporaneamente a dificuldade de aceitação das diferenças de pensamento em um país originalmente plural, a questão da intolerância ideológica relacionada a questões de democracia do país podem estar no Enem por meio do tema da redação.
9- Políticas de prevenção a desastres ambientais no Brasil
As cidades de Mariana e Cubatão ratificam despreparo histórico com questões ligadas à sustentabilidade, frequentemente negligenciadas involuntária ou intencionalmente pelo Poder Público, ocasionando desastres ambientais de grandes proporções. Por ser um tema bastante atual e de grande repercussão, poderá estar na proposta de redação do Enem 2016.
10- A gestão dos recursos hídricos no Brasil
Aposta histórica de tema, cultura de desperdício de água e a falta de estrutura de distribuição atingindo os principais núcleos urbanos brasileiros são algumas das abordagens que podem ser cobradas na construção da redação do Enem deste ano. Outros aspectos ligados a desperdício e escassez dos recursos hídricos devido a má conservação podem estar entre os itens a serem questionados.