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Em 04/10/2016 17h34, atualizado em 04/10/2016 17h42

Inep divulga melhores escolas do Enem 2015 em 14 contextos

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Órgão é contra a formação de rankings que não consideram as características das escolas Por Lorraine Vilela Campos
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O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou no fim da manhã desta terça-feira, 4 de outubro, o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 por escolas. Os dados servem de referência para a construção dos tradicionais rankings das melhores escolas.

O Inep não aprova a formação dos rankings por considerar que a mídia não leva em consideração a realidade da educação brasileira. Por tal motivo, os dados divulgados pelo instituto trouxeram 28 listas com diferentes categorias de avaliação, levando sempre em conta a média obtida nas cincos provas do Enem. 

O órgão atribuiu à análise 14 conceitos de avaliação para a determinação das melhores escolas privadas e públicas. As listas levam em consideração a qualidade e o porte das instituições, o nível socioeconômico dos estudantes e a permanência dos estudantes nos colégios. 

Confira as listas com as melhores escolas

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Das 100 escolas com as maiores pontuações, apenas três são públicas e, ainda, federais. Os colégios são instituições de ensino médio de aplicação, pertencentes às universidades Federais de Viçosa (UFV), de Santa Maria (UFSM) e de Pernambuco (UFPE). 

Em entrevista coletiva, a presidente do Inep, Maria Inês Fini, a melhor colocação das três escolas federais está relacionada à seleção de seus estudantes por meio de Vestibulinhos, o que resulta no ingresso apenas dos alunos com maior desempenho escolar, agregando valor às instituições se comparadas aos colégios estaduais e municipais. 

Fraudes

Maria Inês Fini lembra que algumas escolas particulares adotam a prática de escolher apenas os melhores alunos para participar. Apesar de admitir que é preciso combater tal método da iniciativa privada, a presidente do Inep afirmou na coletiva que o MEC não possui nenhum plano para evitar a separação de estudantes com base no desempenho acadêmico. 

 

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