Whatsapp
Em 05/12/2018 15h43 , atualizado em 05/12/2018 16h25

Cartão com locais de prova da segunda aplicação do Enem 2018 está disponível

Notícias

Exame será aplicado nos dias 11 e 12 de dezembro, para participantes que tiveram problemas nos locais de prova e privados de liberdade. Por Adriano Lesme
Crédito da Imagem: INEP
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) liberou nesta quarta-feira, 5 de dezembro, o acesso ao Cartão de Inscrição da segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. O cartão informa o local, prédio e sala de prova.

Acesse o Cartão do Enem 2018

A segunda aplicação do Enem 2018 será nos dias 11 e 12 de dezembro. Participarão da reaplicação 2.725 estudantes que não puderam fazer as provas nos dias 4 e 11 de novembro, em virtude de problemas nos locais de prova, como interrupção de energia.

As provas serão aplicadas a partir das 13h30, no horário de Brasília, e terão duração de 5h30 no primeiro dia e 5h no segundo. Os participantes deverão levar documento de identidade e caneta preta. O Cartão de Inscrição e lanche são opcionais.

Dia 11/12: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos e 45 questões de Ciências Humanas

Dia 12/12: 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza

As questões serão diferentes da primeira aplicação, mas com o mesmo nível de dificuldade. Isso é possível por causa do método de correção do Enem, a Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Enem PPL

Também nos dias 11 e 12 de dezembro, as provas do Enem serão aplicadas para Privados de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa, o Enem PPL. Nesse caso, o exame será aplicado para 41.044 pessoas em 1.436 unidades em todos os estados. 

Primeira aplicação

Os gabaritos da primeira aplicação do Enem 2018 já estão disponíveis. Uma questão foi anulada por ter sido cobrada em um vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O Enem 2018 registrou a menor abstenção dos últimos anos, com menos de 30% de ausentes. O tema da redação foi considerado inesperado e complexo: “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.

O resultado do Enem 2018 será divulgado no dia 18 de janeiro de 2019, para quem já concluiu o ensino médio. As inscrições para o SiSU 2019 serão abertas no dia 22 de janeiro.

Relacionados
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 teve no último domingo, o segundo dia de provas. Dos mais de 5,5 milhões de inscritos, pouco mais de 1,6 milhão não compareceram para as provas, registrando uma abstenção de 29,2%. No primeiro dia de provas, o índice de ausentes foi de 24,9%.
O Ministro da Educação (MEC), Rossieli Soares, anunciou na tarde de hoje, 20 de novembro, em coletiva de imprensa sobre as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Ensino Médio, que o Enem também terá mudanças. 
O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma Ação Civil Pública para que o INEP passe a aceitar recursos contra o cartão-resposta das provas objetivas, a redação e as notas do Enem. A ação afirma que o Edital do Enem não assegura o direito ao recurso, o que viola normas e princípios constitucionais.
O Inep liberou os gabaritos oficiais da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. As provas foram aplicadas em 11 e 12 de dezembro para quem teve algum problema na primeira aplicação e também para os Privados de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa (Enem PPL). 
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou na noite da última segunda-feira, 12 de novembro, que uma questão da prova de Matemática e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foi anulada.
O Ministério da Educação informou as regras e as datas do SiSU 2019. O documento foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 22 de novembro. Saiba quando as inscrições para o SiSU 2019 serão abertas.
Aproveite a divulgação do gabarito oficial do Enem e saiba o que fazer depois do Enem 2018. Resultado será liberado apenas em 18 de janeiro de 2019 e, até lá, há opções para segurar a ansiedade pela nota.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES