Inep anula questão da prova de Matemática do Enem 2018

Pergunta foi utilizada em Vestibular da UFPR sem a autorização do Ministério da Educação (MEC).
Em 13/11/2018 07h47 , atualizado em 13/11/2018 07h48 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: brasil escola
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou na noite da última segunda-feira, 12 de novembro, que uma questão da prova de Matemática e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foi anulada. 

A questão anulada muda de acordo com a prova. Confira:

Caderno Amarelo – 150

Caderno Cinza – 170

Caderno Azul – 163

Caderno Rosa – 180

Caderno Laranja – 150

Caderno Verde – 150

Questão 170 da Prova Cinza

De acordo com a nota do Inep, a questão foi anulada por já ter sido utilizada no Vestibular 2013/2014 da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O instituto afirmou que foi aberta uma sindicância para apurar o caso, podendo resultar em processo administrativo, cível ou criminal. 

Segundo o Inep, a questão foi elaborada em 2012 para compor o Banco de Itens do Enem. O responsável pela elaboração foi um professor que tinha vinculo com a UFPR. Apesar da relação de serviço entre o profissional e a universidade, o uso de material feito exclusivamente para o Enem é proibido em outras provas.  

Como são definidas as questões do Enem?

A formação do Banco Nacional de Itens, relação das questões que ficam à disposição do Inep para o Enem, começa com a publicação do Edital de chamada pública para selecionar os colaboradores que irão formular as perguntas. 

Saiba como é feita a prova do Enem

Os colaboradores selecionados são treinados por capacitadores das áreas de Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Ciências da Natureza. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Inep determina parâmetros para a elaboração das questões. Com base nas regras do instituto, os colaboradores formulam os itens, os quais vão para um revisor-técnico. Na sequência, especialistas das quatro áreas autorizam ou reprovam o conteúdo. 

Como as questões são testadas e guardadas?

As questões são aplicadas para estudantes do ensino médio. Os participantes das provas não ficam sabendo que estão em um teste de questões para o Enem, com o objetivo de manter o sigilo do conteúdo. 

As perguntas aprovadas nos testes passam a integrar o Banco Nacional de Itens. As questões são armazenadas no chamado Ambiente Físico Integrado Seguro, local com entrada permitida apenas para alguns servidores do Inep e que só pode ser acessado com identificação biométrica. 

O Enem 2018

A prova de Matemática fez parte do último dia do Enem 2018, no domingo, 11 de novembro, juntamente com a área de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia). O exame começou no dia 4 deste mês e também teve perguntas de Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e uma Redação.

Prova de Química foi a mais difícil de todas as edições do Enem

O gabarito do Enem 2018 será publicado amanhã (14). Enquanto as respostas oficiais não saem, aproveite para conferir a Correção Comentada do Brasil Escola!

O resultado do Enem 2018 está previsto para o dia 18 de janeiro de 2019. Mais informações no Especial Enem 2018 do Brasil Escola.


Relacionados

Abstenção no Enem 2018 fica abaixo dos 30%
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 teve no último domingo, o segundo dia de provas. Dos mais de 5,5 milhões de inscritos, pouco mais de 1,6 milhão não compareceram para as provas, registrando uma abstenção de 29,2%. No primeiro dia de provas, o índice de ausentes foi de 24,9%.
Notícias
Cartão com locais de prova da segunda aplicação do Enem 2018 está disponível
Inep liberou nesta quarta-feira, 5 de dezembro, o acesso ao Cartão de Inscrição da segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. O cartão informa o local, prédio e sala de prova.
Notícias
Enem 2018: Matemática e Ciências da Natureza marcam 2º dia do exame
O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 será realizado neste domingo, 11 de novembro. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, enquanto as provas começarão às 13h30 (horário de Brasília). 
Notícias
Enem 2018: confira o resultado
Confira o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Notas foram publicadas nesta sexta-feira, 18 de janeiro, na Página do Participante. O Brasil Escola traz o resumo de como foi o exame e com usar a pontuação do Enem.
Notícias
Enem 2018: economia brasileira foi o tema da redação da segunda prova
Terminou no final da tarde de hoje, 12 de dezembro, a aplicação das segundas provas do Enem 2018. Participaram privados de liberdade e pessoas que tiveram direito à reaplicação do exame educacional. 
Notícias
Enem 2018: gabaritos oficiais estão disponíveis
O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foi divulgado nesta quarta-feira, 14 de novembro. As respostas das provas aplicadas nos dias 4 e 11 deste mês são apenas para conferência dos estudantes, já que recursos não serão recebidos.
Notícias
Enem 2018: segundo dia tem prova de química mais difícil de todas as edições
O último dia do Enem 2018 teve como destaque a prova de Química mais difícil de todos os anos, na opinião de professores da área. Em sua 20º edição, o exame trouxe Ciências da Natureza e Matemática neste segundo dia, 11 de novembro.
Notícias
Enem terá etapa com provas específicas com o novo ensino médio
O Ministro da Educação (MEC), Rossieli Soares, anunciou na tarde de hoje, 20 de novembro, em coletiva de imprensa sobre as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Ensino Médio, que o Enem também terá mudanças. 
Notícias