Abstenção no Enem 2018 fica abaixo dos 30%

Pouco mais de 1,3 milhão de estudantes não compareceram às provas.
Em 12/11/2018 08h36 Por Rafael Batista

Crédito da Imagem: enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 teve no último domingo, o segundo dia de provas. Dos mais de 5,5 milhões de inscritos, pouco mais de 1,6 milhão não compareceram para as provas, registrando uma abstenção de 29,2%. No primeiro dia de provas, o índice de ausentes foi de 24,9%.

Em 2016, a abstenção do primeiro dia foi de 30,01% e 30,12% no segundo. Já em 2017 foi de 29,8% e 32,00%, respectivamente. 

Segundo o Ministério da Educação (MEC), neste segundo dia de provas 66 participantes foram eliminados, 64 por descumprimento de regras do edital, um por problemas identificados na revista por detector de metal e um outro por recursa de coleta do dado biométrico. Foram registradas ainda 88 emergências médicas.

Confira também: Ausentes no primeiro dia de provas do Enem 2018 representam 24,9% dos inscritos

O maior índice de faltosos por estados está no Amazonas, onde 37,5% dos estudantes não compareceram neste segundo dia de provas. No Piauí, a abstenção foi de 21,4%, sendo a menor no país. Veja os ausentes por unidades da federação:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Fonte: Inep/MEC

 

Diferente do primeiro dia, quando dois locais de provas foram prejudicados por falta de energia elétrica, tendo que suspender a aplicação, desta vez não houve imprevistos que prejudicasse o exame. Os que foram afetados no primeiro dia, de Franca e Porto Nacional, terão direito a reaplicação no dia 11 de dezembro.

Conteúdo das provas

O segundo dia do Enem 2018 foi composto por questões de Matemática e Ciências da Natureza. Os participantes contaram com cinco horas corridas para responder 90 questões objetivas.

Veja a correção comentada

Os gabaritos oficiais devem ser liberados na próxima quarta-feira, dia 14 de novembro. Já o resultado final, com o desempenho de cada candidato deve ser publicado no dia 18 de novembro. O Inep informou que trabalha para antecipar o resultado.

A pontuação do Enem também é um dos pré-requisitos para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para conseguir bolsas de estudos no Programa Universidade Para Todos (ProUni).


Relacionados

Cartão com locais de prova da segunda aplicação do Enem 2018 está disponível
Inep liberou nesta quarta-feira, 5 de dezembro, o acesso ao Cartão de Inscrição da segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. O cartão informa o local, prédio e sala de prova.
Notícias
Enem 2018: economia brasileira foi o tema da redação da segunda prova
Terminou no final da tarde de hoje, 12 de dezembro, a aplicação das segundas provas do Enem 2018. Participaram privados de liberdade e pessoas que tiveram direito à reaplicação do exame educacional. 
Notícias
Enem 2018: gabaritos oficiais estão disponíveis
O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foi divulgado nesta quarta-feira, 14 de novembro. As respostas das provas aplicadas nos dias 4 e 11 deste mês são apenas para conferência dos estudantes, já que recursos não serão recebidos.
Notícias
Enem 2018: segundo dia tem prova de química mais difícil de todas as edições
O último dia do Enem 2018 teve como destaque a prova de Química mais difícil de todos os anos, na opinião de professores da área. Em sua 20º edição, o exame trouxe Ciências da Natureza e Matemática neste segundo dia, 11 de novembro.
Notícias
Enem: MPF move ação pedindo que Inep aceite recursos contra as notas das provas
O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma Ação Civil Pública para que o INEP passe a aceitar recursos contra o cartão-resposta das provas objetivas, a redação e as notas do Enem. A ação afirma que o Edital do Enem não assegura o direito ao recurso, o que viola normas e princípios constitucionais.
Notícias
Inep anula questão da prova de Matemática do Enem 2018
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou na noite da última segunda-feira, 12 de novembro, que uma questão da prova de Matemática e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foi anulada.
Notícias
MEC divulga regras e datas do SiSU 2019
O Ministério da Educação informou as regras e as datas do SiSU 2019. O documento foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 22 de novembro. Saiba quando as inscrições para o SiSU 2019 serão abertas.
Notícias
O que fazer depois do Enem 2018
Aproveite a divulgação do gabarito oficial do Enem e saiba o que fazer depois do Enem 2018. Resultado será liberado apenas em 18 de janeiro de 2019 e, até lá, há opções para segurar a ansiedade pela nota.
Enem