O que fazer depois do Enem 2018

Até sair o resultado é possível conferir o gabarito e a correção comentada, assim como saber como a nota é calculada.
Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 chegou ao fim e o gabarito oficial foi divulgado na manhã de quarta-feira, 14 de novembro. Agora que essas etapas já passaram, bate uma dúvida na cabeça do participante: o que fazer depois do Enem 2018?

Com o gabarito oficial já disponível, que tal fazer o download da prova e conferir as respostas? Abaixo é possível acessar os arquivos pela cor dos cadernos de provas dos dois dias do Enem. 

1º Dia - 4/11 Cores dos cadernos
Gabaritos AZUL AMARELO BRANCO ROSA LARANJA VERDE
Provas AZUL AMARELO BRANCO ROSA LARANJA VERDE

 

2º Dia - 11/11 Cores dos cadernos
Gabaritos AZUL AMARELO CINZA ROSA LARANJA VERDE
Provas AZUL AMARELO CINZA ROSA LARANJA VERDE

 

Está com as provas e gabaritos do Enem 2018? Nada melhor do que saber como foi feita a resolução das questões de cada disciplina. O Brasil Escola tem a Correção Comentada dos dois dias do exame e as respostas dadas pelos professores do Oficina do Estudante. 

Ficou em dúvida sobre alguma questão ou do tema da redação? Acesse o canal do Brasil Escola para ver os vídeos dos nossos professores explicando as provas!

Tópicos deste artigo

E agora, como calcular minha nota do Enem 2018?

A ansiedade para saber a nota do Enem 2018 é grande, por isso, é comum o participante buscar uma forma de saber o seu resultado. Se essa é sua intenção, melhor ficar calmo (a), já que o número de acertos não representa a sua pontuação. 

O Inep utiliza um método chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI) para o cálculo da pontuação do Enem. Esse tipo de análise leva em consideração o número de questões, a dificuldade de cada pergunta e quantas tiveram resposta correta na prova de cada participante. Com isso, é possível identificar se houve chute ou não e, para o desespero de alguns, provas que tiveram mais chutes terão nota menor do que as outras. 

Como saber minha média?

Só é possível calcular a média quando o Inep divulgar o resultado do Enem 2018. Com a pontuação em mãos, basta fazer a seguinte conta:

Linguagens e Códigos + Ciências Humanas + Ciências da Natureza + Matemática + Redação ÷ 5 = MÉDIA

O Brasil Escola também disponibiliza uma cálculadora própria para encontrar sua média. Confira aqui

Quando sairá o resultado do Enem 2018?

O resultado do Enem 2018 será publicado em 18 de janeiro de 2019. Esta divulgação contém a pontuação somente de quem está concluindo ou já concluiu o ensino médio. 

Os estudantes que fizeram as provas até o 2º ano do ensino médio, os chamados treineiros, só terão acesso ao resultado 60 dias depois. A estimativa é de que o desempenho esteja disponível em março. 

Como usar a nota do Enem 2018?

A nota do Enem 2018 pode ser usada para entrar em uma faculdade. O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019 usará a pontuação do Enem 2018 para ingresso em vagas gratuitas de universidades (federais e estaduais), institutos e centros federais de educação superior. 

Se seu sonho é uma bolsa de estudos, o Enem 2018 é uma oportunidade. O Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2019 usará as notas para dar bolsas de 50% e 100% em faculdades particulares.

Se você vai entrar na faculdade ou já estuda em um curso superior particular, saiba que é possível financiar suas mensalidades pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O programa do Governo Federal tem, ainda, oportunidades a juros zero para menores rendas. 

Deseja estudar no exterior? O Inep tem acordo com 35 instituições portuguesas, como a tradicional Universidade de Coimbra, para a entrada de brasileiros. Aqui é possível ver a experiência de quatro brasileiros que foram para Portugal com as notas do Exame.

Ainda está com dúvidas sobre o Enem 2018? Acesse nosso especial e fique por dentro do maior exame do Brasil!