SiSU 2019

Edição do segundo semestre do SiSU 2019 vai receber inscrições entre os dias 4 e 7 de junho.
Por Adriano Lesme

Crédito da Imagem: Brasil Escola
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Ansioso pelo SiSU 2019? Saiba que o Ministério da Educação (MEC) já divulgou as regras e as datas da edição do segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada.

O SiSU 2019 oferece vagas em instituições públicas de ensino superior para participantes do Enem 2018. Os cursos do SiSU 2019 são gratuitos e oferecidos por universidades federais e estaduais e institutos e centros federais.

O resultado do Enem 2018 foi divulgado no dia 18 de janeiro para os estudantes que terminaram o ensino médio. São esses que podem participar do SiSU, pois os treineiros do Enem só terão acesso às notas em março.

Tópicos deste artigo

Datas do SiSU 2019 - 2º semestre

Inscrições: 4 a 7 de junho
Resultado: 10 de junho
Matrícula: 12 a 17 de junho
Inscrições lista de espera: 11 a 17 de junho

Inscrições SiSU 2019

As inscrições para o SiSU 2019 ficarão abertas entre 4 e 7 de junho. Os estudantes poderão escolher até duas opções de cursos e deverão indicar a modalidade de concorrência (cotista ou não cotista).

Saiba como funciona o SiSU

Notas de Corte SiSU 2019

Ao final de cada dia de inscrição, exceto no último, o sistema divulgará as notas de corte do SiSU. Com essa informação, é possível analisar se vale a pena ou não continuar nas opções de cursos. Os inscritos no SiSU poderão alterar as opções de cursos até o fim do prazo de inscrição.

Resultado do SiSU 2019

O resultado do SiSU 2019/2 será divulgado no dia 10 de junho, no site oficial. Os aprovados deverão acessar a lista de documentos exigidos para matrícula e providenciá-los o mais rápido possível, pois o registro acadêmico começará no dia 30 de janeiro.

Matrículas do SiSU 2019

A matrícula dos aprovados no SiSU 2019/2 será realizada entre 12 e 17 de junho, nas instituições. Na maioria dos casos, a matrícula é presencial. Portanto, quem for aprovado para curso fora da sua cidade ou estado tem que se apressar para não perder o prazo.

Lista de espera do SiSU 2019

As inscrições para a Lista de Espera do SiSU 2019/2 ficarão abertas entre 11 e 17 de junho. Poderão se inscrever apenas os candidatos não selecionados para nenhuma opção de curso.

Até o SiSU 2018/2, os aprovados em curso de segunda opção poderiam manifestar interesse por vaga da primeira opção de curso, mesmo efetuando matrícula. Agora, isso não é mais possível.

A vantagem é que os não selecionados na chamada regular poderão participar da lista de espera em qualquer uma das duas opções de cursos e não somente na primeira.

As chamadas da lista de espera são de responsabilidade das instituições de ensino superior, por isso, as convocações devem ser conferidas em seus sites institucionais, assim como seus respectivos calendários de chamadas do SiSU 2019/2. 

Assista às nossas videoaulas