Enem 2018: Cartão de Inscrição com os locais de provas está disponível

O documento pode ser acessado pelo participante inscrito na Página do Candidato.
Em 22/10/2018 09h59 , atualizado em 01/11/2018 11h42 Por Rafael Batista

Crédito da Imagem: enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou na manhã de hoje, 20 de outubro, o acesso ao Cartão de Inscrição do Enem 2018. No documento, é possível saber os locais em que o participante deve realizar as provas, marcadas para os dias 4 e 11 de novembro.

Acesse o Cartão de Inscrição do Enem 2018

Para fazer a consulta, o estudante deve acessar a Página do Participante, no portal do Inep, ou o aplicativo do Enem 2018 e inserir o número do CPF e a senha. Caso tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la na própria página do participante, seguindo estas orientações.

Além do local de provas, o documento traz as informações pessoais do participante, número de inscrição, opção de língua estrangeira, de atendimento diferenciado e/ou específico e de recursos de acessibilidade, se for o caso. Confira abaixo a tela de impressão do cartão de inscrição no Enem 2018:

Clique na imagem para ampliar

Saiba mais sobre o Cartão de Confirmação de Inscrição

A organização do Enem não exige que o participante leve o cartão no dia da prova, mas recomenda. Com o cartão em mãos, o estudante poderá visualizar o número da sala, do prédio e da escola onde fará as provas. Assim, o acesso ao local será mais rápido. 

Segundo o Edital do Enem, os participantes devem levar, obrigatoriamente, um documento de identidade legível e em bom estado de conservação e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

Caneta preta de tubo transparente é a única aceita no Enem

Veja também: o que levar e não levar para as provas do Enem

Provas

A expectativa é que cerca de 5,5 milhões de estudantes participem das provas do Enem 2018, em 1.725 municípios brasileiros. Bem como na edição de 2017, as provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, dias 4 e 11 de novembro, a partir das 13h30, pelo horário de Brasília.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Inep recomenda aos participantes chegar com antecedência ao local da prova. Os portões serão fechados 30 minutos antes do início das provas, ou seja, às 13h.

Como o início do horário de verão está marcado para o primeiro dia de provas do Enem 2018, os participantes devem redobrar o cuidado para não chegarem atrasados aos locais de provas. Considerando que o horário que rege a aplicação das provas é o de Brasília, o fechamento dos portões será feito nos seguintes horários:

13h: estados do Sul, Sudeste e Goiás e Distrito Federal
12h: estados do Nordeste e Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Tocantins e Amapá
11h: Amazonas, Rondônia e Roraima
10h: Acre

Veja como a prova do Enem está organizada para os dois dias de aplicação:

04/11, das 13h30 às 19h

- 45 questões de Ciências Humanas
- 45 questões de Linguagens e Códigos 
- Uma Redação

11/11, das 13h30 às 18h30

- 45 questões de Ciências Humanas
- 45 questões de Matemática

Acesse a cartilha com orientações para Redação do Enem 2018

Logo após as provas, o Brasil Escola vai fazer a Correção Comentada do Enem 2018. As questões serão corrigidas em tempo real pelos professores do Oficina do Estudante.

Estude no Brasil Escola

Aqui, no Brasil Escola, você pode treinar seus conhecimentos montando seu Simulado Enem, revisar conteúdos importantes, como atualidades, e conferir dicas para as provas. Em nosso canal no Youtube, você tem acesso gratuito a diversas videoaulas com conteúdos que podem cair no Enem 2018.

Resultado

O resultado do Enem 2018 será publicado no dia 17 de janeiro de 2019. O Enem é obrigatório para participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), plataforma que substitui vestibulares de instituições públicas de ensino por todo o país. 

A pontuação do Enem também é um dos pré-requisitos para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para conseguir bolsas de estudos no Programa Universidade Para Todos (ProUni).


Relacionados

Enem 2018: Brasil Escola fará a correção comentada das provas
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 estão chegando e, mais uma vez, o Brasil Escola, em parceria com o Colégio e Curso Oficina do Estudante de Campinas (SP), vai disponibilizar a correção comentada do exame.
Notícias
Enem 2018: Governo Federal contraria MEC e decide manter início do horário de verão
O Governo Federal retorna em sua decisão e mantém o início do novo horário para 4 de novembro, dia da primeira prova do Enem 2018. Veja quando os portões serão fechados nos horários locais de cada estado.
Notícias
Enem 2018: divulgada cartilha com orientações para a redação
O Inep disponibilizou a Cartilha do Participante - Redação no Enem 2018. O material contém as instruções para a prova de redação, as competências avaliadas e exemplos de redações nota máxima no Enem 2017.
Notícias
Enem 2018: especialistas revelam o que fazer antes e durante as provas
Especialista dão dicas do que fazer antes e durante as provas do Enem 2018. Exame será realizado nos dias 4 e 11 de novembro para mais de 5,5 milhões de estudantes em todo o país. Controle emocional e cuidado com a alimentação são importantes para os participantes.
Notícias
Enem 2018: estudantes relatam o que fazem na semana das provas
Saiba o que os estudantes farão nesta semana que antecede o Enem 2018. O exame começará no domingo, 4 de novembro, e também terá provas em 11 de novembro. Resistência física e equilíbrio emocional são fundamentais para um bom desempenho.
Notícias
Enem 2018: o que você precisa saber a um mês das provas
Faltando um mês para o Enem 2018, o Brasil Escola traz tudo o que você precisa saber sobre o exame que será realizado em 4 e 11 de novembro! Tire suas dúvidas e confira dicas para estudar nesta reta final de preparação para a prova.
Notícias
Enem 2018: quase 600 mil pessoas atuam em segurança e logística do exame
Quase 600 mil pessoas estão envolvidas na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, o qual terá provas nos dias 4 e 11 de novembro. A informação foi divulgada pelo Inep, em entrevista coletiva realizada na manhã desta quarta-feira, 31 de outubro. 
Notícias
Mais da metade dos inscritos no Enem 2018 já sabem onde farão as provas
Em apenas um dia, mais de 3 milhões de estudantes acessaram o Cartão de Inscrição com os locais de provas do Enem 2018. Esse número representa 54% do total de 5.513.718 inscrições confirmadas. 
Notícias