Topo
pesquisar
Em 16/10/2018 10h46

Enem 2018: Governo Federal contraria MEC e decide manter início do horário de verão

Notícias

No primeiro dia do Enem 2018, relógios terão que ser adiantados em uma hora nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

Depois de comunicar que adiaria o horário de verão 2018/2019 para depois das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Governo Federal retorna em sua decisão e mantém o início do novo horário para 4 de novembro, dia da primeira prova do Enem 2018.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou no final de setembro que tinha pedido ao Governo Federal o adiamento do horário de verão, para não causar transtornos no primeiro dia do Enem 2018. No início desse mês, o Governo Federal informou que atenderia o pedido do MEC e oficializaria a decisão nos próximos dias no Diário Oficial da União, o que não aconteceu.

A decisão do Governo Federal de não adiar o início do horário de verão foi tomada depois de um estudo de viabilidade feito pelos ministérios de Minas e Energia e Transportes. Segundo a assessoria do Palácio do Planalto, a análise dos ministérios concluiu a inviabilidade do adiamento, mas não detalhou os motivos.

O Brasil Escola questionou o MEC sobre quando e como foi avisado da decisão do não adiamento, mas o ministério afirmou apenas que pedirá aos participantes do Enem 2018 que “redobrem a atenção sobre o horário de verão, que será rigorosamente cumprido”. O MEC também vai reforçar a comunicação aos candidatos sobre o fechamento dos portões e início das provas, que seguem o horário oficial de Brasília.

Como vai ficar

Na madrugada do dia 3 para o dia 4 de novembro, os relógios terão que ser adiantados em uma hora nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Desta forma, os portões dos locais de prova do Enem serão fechados nos seguintes horários locais:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

13h: estados do Sul, Sudeste e Goiás e Distrito Federal
12h: estados do Nordeste e Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Tocantins e Amapá
11h: Amazonas, Rondônia e Roraima
10h: Acre

Enem 2018

A partir do dia 22 de outubro, os participantes do Enem 2018 terão acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição. O documento informa o local das provas dos dias 4 e 11 de novembro, com endereço e número de sala.

O primeiro dia de provas terá cinco horas e meia de duração, e o segundo cinco horas. As provas começarão às 13h30, horário de Brasília, mas os participantes deverão chegar com antecedência mínima de meia hora.

- Dia 4/11: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação.
- Dia 11/11: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias.

Com as notas do Enem 2018, os estudantes podem ingressar em instituições públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O exame também é usado em universidades privadas, oferecendo bolsas de estudos com o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e financiando as mensalidades por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola