Enem 2018: Governo Federal contraria MEC e decide manter início do horário de verão

No primeiro dia do Enem 2018, relógios terão que ser adiantados em uma hora nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Em 16/10/2018 10h46 Por Adriano Lesme

Crédito da Imagem: INEP
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Depois de comunicar que adiaria o horário de verão 2018/2019 para depois das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Governo Federal retorna em sua decisão e mantém o início do novo horário para 4 de novembro, dia da primeira prova do Enem 2018.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou no final de setembro que tinha pedido ao Governo Federal o adiamento do horário de verão, para não causar transtornos no primeiro dia do Enem 2018. No início desse mês, o Governo Federal informou que atenderia o pedido do MEC e oficializaria a decisão nos próximos dias no Diário Oficial da União, o que não aconteceu.

A decisão do Governo Federal de não adiar o início do horário de verão foi tomada depois de um estudo de viabilidade feito pelos ministérios de Minas e Energia e Transportes. Segundo a assessoria do Palácio do Planalto, a análise dos ministérios concluiu a inviabilidade do adiamento, mas não detalhou os motivos.

O Brasil Escola questionou o MEC sobre quando e como foi avisado da decisão do não adiamento, mas o ministério afirmou apenas que pedirá aos participantes do Enem 2018 que “redobrem a atenção sobre o horário de verão, que será rigorosamente cumprido”. O MEC também vai reforçar a comunicação aos candidatos sobre o fechamento dos portões e início das provas, que seguem o horário oficial de Brasília.

Como vai ficar

Na madrugada do dia 3 para o dia 4 de novembro, os relógios terão que ser adiantados em uma hora nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Desta forma, os portões dos locais de prova do Enem serão fechados nos seguintes horários locais:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

13h: estados do Sul, Sudeste e Goiás e Distrito Federal
12h: estados do Nordeste e Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Tocantins e Amapá
11h: Amazonas, Rondônia e Roraima
10h: Acre

Enem 2018

A partir do dia 22 de outubro, os participantes do Enem 2018 terão acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição. O documento informa o local das provas dos dias 4 e 11 de novembro, com endereço e número de sala.

O primeiro dia de provas terá cinco horas e meia de duração, e o segundo cinco horas. As provas começarão às 13h30, horário de Brasília, mas os participantes deverão chegar com antecedência mínima de meia hora.

- Dia 4/11: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação.
- Dia 11/11: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias.

Com as notas do Enem 2018, os estudantes podem ingressar em instituições públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O exame também é usado em universidades privadas, oferecendo bolsas de estudos com o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e financiando as mensalidades por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).


Relacionados

A pedido do MEC, governo adia início do horário de verão por causa do Enem 2018
O presidente Michel Temer resolver atender o pedido do Ministério da Educação (MEC) e adiou o início do horário de verão. A mudança nos relógios estava prevista para o dia 4 de novembro, primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, mas deve começar no dia 18 do mesmo mês.
Notícias
Cartão do Enem 2018 vai ser liberado na segunda-feira (22)
Os estudantes inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 poderão acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição na próxima segunda-feira, dia 22 de outubro, a partir das 10h, no horário de Brasília.
Notícias
Enem 2018: Brasil Escola fará a correção comentada das provas
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 estão chegando e, mais uma vez, o Brasil Escola, em parceria com o Colégio e Curso Oficina do Estudante de Campinas (SP), vai disponibilizar a correção comentada do exame.
Notícias
Enem 2018: Cartão de Inscrição com os locais de provas está disponível
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou na manhã de hoje, 20 de outubro, o acesso ao Cartão de Inscrição do Enem 2018. No documento é possível saber os locais em que o candidato deve realizar as provas, marcadas para os dias 4 e 11 de novembro.
Notícias
Enem 2018: divulgada cartilha com orientações para a redação
O Inep disponibilizou a Cartilha do Participante - Redação no Enem 2018. O material contém as instruções para a prova de redação, as competências avaliadas e exemplos de redações nota máxima no Enem 2017.
Notícias
Enem 2018: estudantes relatam o que fazem na semana das provas
Saiba o que os estudantes farão nesta semana que antecede o Enem 2018. O exame começará no domingo, 4 de novembro, e também terá provas em 11 de novembro. Resistência física e equilíbrio emocional são fundamentais para um bom desempenho.
Notícias
Enem 2018: o que você precisa saber a um mês das provas
Faltando um mês para o Enem 2018, o Brasil Escola traz tudo o que você precisa saber sobre o exame que será realizado em 4 e 11 de novembro! Tire suas dúvidas e confira dicas para estudar nesta reta final de preparação para a prova.
Notícias
Enem 2018: quase 600 mil pessoas atuam em segurança e logística do exame
Quase 600 mil pessoas estão envolvidas na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, o qual terá provas nos dias 4 e 11 de novembro. A informação foi divulgada pelo Inep, em entrevista coletiva realizada na manhã desta quarta-feira, 31 de outubro. 
Notícias