Enem 2018: o que você precisa saber a um mês das provas

Provas serão aplicadas em 4 e 11 de novembro. Tire suas dúvidas e confira dicas para estudar nesta reta final de preparação.
Em 04/10/2018 07h00 , atualizado em 16/10/2018 11h33 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Falta exatamente um mês para o início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018! As provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro, dois domingos consecutivos. Como está o seu emocional nesta contagem regressiva?

A expectativa de quem vai fazer o Enem 2018 já começa com o local de prova. O Cartão de Confirmação de Inscrição, documento que traz o endereço do exame, será liberado para consulta em 22 de outubro

Veja todas as datas do Enem 2018

O Cartão de Confirmação de Inscrição estará disponível somente na Página do Participante, no site do Enem 2018. O acesso é feito com os seus dados de cadastro (CPF e senha) que foram informados na inscrição. Fique atento(a)! O cartão não será enviado pelos Correios.

O que tem no Cartão de Confirmação de Inscrição?

O Cartão de Confirmação de Inscrição tem seus dados pessoais; endereço de realização do Enem (instituição de ensino, bloco, andar e sala); opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol) e tipo de atendimento especial (específico ou especializado), se for o caso. 

  • É obrigatório levar o cartão?

Não é obrigatório levar o Cartão de Confirmação do Enem 2018. No entanto, o Ministério da Educação (MEC) recomenda que o participante leve o cartão para se localizar com maior rapidez e evitar atrasos. 

Se você optar por levar o cartão, é importante que ele seja impresso, já que não é permitido o uso do celular ligado dentro do prédio de prova.

O que estudar para o Enem 2018?

Está se preparando para o Enem e quer intensificar seus estudos nesta reta final? Ou faz parte do time dos estudantes que começaram a estudar só agora? Calma! No Brasil Escola é possível se preparar de várias maneiras!

  1. Simulado: o Simulado do Enem tem mais de mil questões para que você possa treinar os seus conhecimentos. É possível cronometrar o tempo que foi utilizado, escolher o número de questões e compartilhar o seu desempenho!

  2. Videoaulas gratuitas: o canal do Brasil Escola no YouTube tem videoaulas gratuitas sobre todas as áreas do Enem. O melhor? Você aprende de graça e com professores especialistas no exame!

  3. Provas e gabaritos do Enem: uma maneira eficaz de estudo e de conhecer o Enem é refazer provas anteriores. No Brasil Escola, é possível acessar as provas e gabaritos e colocar o seu conhecimento em prática!

  4. Banco de redações: faça redações no formato exigido pelo Enem e tenha correção gratuita! O Banco de Redações é uma forma gratuita de treinar sua redação e ter um correção profissional. Confira 10 possíveis temas da redação do Enem 2018.

Além disso, é possível acessar textos de atualidades que podem cair no Enem e também os conteúdos completos em artigos dos nossos professores. Aproveite!

O que pode e o que não pode levar para o Enem?

Local de prova conferido e o conteúdo em dia, cabe agora ao participante ter certeza do que pode ou não levar nos dois dias do Enem 2018.

Deve levar

=> Documento de identificação original com foto: são aceitos documentos como Identidade (RG); Identidade Profissional; Carteira de Trabalho; Passaporte e Carteira de Motorista. Se você foi roubado ou perdeu a documentação, é preciso levar o boletim de ocorrência e apresentá-lo ao fiscal de sala. 

=> Caneta esferográfica de tinta preta (fabricada em material transparente): o Inep só aceita caneta de tinta preta, já que é a cor que o leitor óptico de correção da Folha de Respostas das questões objetivas reconhece. O tubo deve ser transparente para evitar "colas". Dica: leve mais de uma caneta por precaução.

Caneta preta de tubo transparente é a única aceita no Enem

Pode levar e usar no Enem

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

=> Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem: uso recomendado para a localização mais rápida nas instituições de ensino.

=> Alimentos leves (chocolates, barras de cereais, frutas, balas, sanduíches naturais, castanhas): o Enem é uma prova longa, ficar sem comer não é recomendado, já que o participante pode passar mal. Opte por alimentos mais leves e de fácil manuseio durante o exame, pois o lanche é feito na própria sala de aula.

=> Água ou líquidos: é importante ficar hidratado (a) durante a prova. Leve água ou outros líquidos não-alcoolicos em garrafa transparente e sem rótulo.

Pode levar e deixar guardado (não pode usar)

=> Celular: os participantes podem levar seus celulares, mas não podem usá-los dentro da instituição de ensino em que a prova for aplicada. É preciso retirar a bateria do aparelho e guardar com o celular dentro de uma embalagem plástica que o fiscal de sala fornecerá. O recepiente será lacrado pelo estudante e precisa ficar embaixo da cadeira durante todo o exame. 

=> Moedas, chaves e alarmes de carro: Esses itens são identificados pelo detector de metais. Por isso, precisam ser guardados também no saco plástico que será entregue pelo fiscal de sala. É importante que não fique moedas nos bolsos para que o estudante não seja acusado pelo detector de metais quando for ao banheiro.

=> Relógios (principalmente eletrônicos).

Não pode levar

=> Rádio e itens de comunicação.

=> Itens de chapelaria: bonés, chapéus e gorros, por exemplo. Veja também: O que vestir no Enem?

=> Armas (mesmo quem tiver porte legal de arma).

=> Materiais que não sejam necessários para a prova (agendas, cadernos).

Quando e como será o Enem 2018?

Você já sabe que o Enem 2018 será nos dias 4 e 11 de novembro, certo? É importante ficar por dentro do horário de abertura e fechamento dos portões e início das provas, afinal, não é legal fazer parte do "show dos atrasados", né?

O Enem sempre é fixado de acordo com o Horário Oficial de Brasília. Quem for de estados em que existe fuso-horário diferente precisa ver quantas horas são a menos para saber quando os portões serão fechados. Lembrando que o horário de verão começa no primeiro dia de provas do Enem 2018.

Oficialmente, os portões abrem às 12h e fecham às 13h. As provas do Enem começarão às 13h30 (horário de Brasília). O primeiro dia terá 5h30 de duração máxima, enquanto o segundo contará com 5h para a realização do exame. 

Horário local de fechamento dos portões

13h: estados do Sul, Sudeste e Goiás e Distrito Federal
12h: estados do Nordeste e Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Tocantins e Amapá
11h: Amazonas, Rondônia e Roraima
10h: Acre

Vamos ao formato das provas: o primeiro dia do Enem será constituído de 45 questões objetivas de Ciências Humanas; 45 de Linguagens e Códigos e uma Redação. O segundo domingo terá 45 perguntas de Matemática e 45 sobre Ciências da Natureza. 

Onde usar minha nota do Enem?

O resultado do Enem 2018 será publicado no dia 17 de janeiro de 2019. O Enem é obrigatório para participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), plataforma que substitui vestibulares de instituições públicas de ensino por todo o país. 

A pontuação do Enem também é um dos pré-requisitos para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para conseguir bolsas de estudos no Programa Universidade Para Todos (ProUni).

Quem sonha em estudar no exterior também pode aproveitar o Enem! Diversas instituições de Portugal usam as notas do Enem para selecionar brasileiros

Bons estudos e boa sorte!


Relacionados

10 temas para a redação do Enem 2018
Confira sete apostas de temas que podem cair na redação do Enem 2018. Conteúdos sociais que abrangem minorias brasileiras têm sido cobrados nas últimas edições do exame educacional.
Enem
A pedido do MEC, governo adia início do horário de verão por causa do Enem 2018
O presidente Michel Temer resolver atender o pedido do Ministério da Educação (MEC) e adiou o início do horário de verão. A mudança nos relógios estava prevista para o dia 4 de novembro, primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, mas deve começar no dia 18 do mesmo mês.
Notícias
Enem 2018: Cartão de Inscrição com os locais de provas está disponível
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou na manhã de hoje, 20 de outubro, o acesso ao Cartão de Inscrição do Enem 2018. No documento é possível saber os locais em que o candidato deve realizar as provas, marcadas para os dias 4 e 11 de novembro.
Notícias
Enem 2018: Governo Federal contraria MEC e decide manter início do horário de verão
O Governo Federal retorna em sua decisão e mantém o início do novo horário para 4 de novembro, dia da primeira prova do Enem 2018. Veja quando os portões serão fechados nos horários locais de cada estado.
Notícias
Enem 2018: divulgada cartilha com orientações para a redação
O Inep disponibilizou a Cartilha do Participante - Redação no Enem 2018. O material contém as instruções para a prova de redação, as competências avaliadas e exemplos de redações nota máxima no Enem 2017.
Notícias