Enem 2018: quase 600 mil pessoas atuam em segurança e logística do exame

Provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro para mais de 5,5 milhões de participantes.
Em 31/10/2018 14h45 , atualizado em 31/10/2018 15h51 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: inep
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Quase 600 mil pessoas estão envolvidas na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, o qual terá provas nos dias 4 e 11 de novembro. A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em entrevista coletiva realizada na manhã desta quarta-feira, 31 de outubro. 

Veja também: estudantes contam o que fazem na semana do Enem 2018

O Enem será aplicado para 5.513.733 participantes, em 1.725 municípios. De acordo com o Inep, são 10.718 locais de prova e 155.254 salas de aula destinadas ao exame.

Um exame com tantos participantes exige a mobilização de milhares de pessoas e diferentes órgãos e instituições para que tudo dê certo. A definicação dos colaboradores e servidores começa meses antes do Enem, ainda no processo de escolha do conteúdo que irá para as provas; na entrega do material na gráfica e na impressão; assim como a segurança no transporte dos malotes e na distribuição por cidades. 

Saiba quando e como são feitas as provas do Enem

O Enem conta com a atuação de servidores do Inep; dos ministérios da Educação, da Defesa, da Segurança Pública e da Justiça; das polícias Militar, Civil e Federal; do Exército; dos Correios; dos Bombeiros, o SAMU e das redes de água e energia dos municípios. Desde 2017, o consórcio responsável pelo exame é formado por Cesgranrio e Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

Já os colaboradores que trabalharão nos dois dias do Enem se dividem em coordenadores municipais, coordenadores de locais de prova, aplicadores, aplicadores especializados, chefes de sala, assistentes de locais de prova e fiscais de banheiro. 

Segurança

O Inep conta com três novidades de segurança para o Enem 2018

=> Cinco vezes mais detectores de ponto eletrônico: adotado em 2017, o detector de ponto eletrônico capta sinais de wifi e rádio. Este ano, o Inep informou a ampliação no número de aparelhos que serão utilizados durante o Enem para evitar fraudes. 

=> Controle integrado de comando e controle específico da Polícia Federal.

=> Registros de ocorrências na aplicação do Enem pelos estudantes: os participantes que presenciarem irregularidades na aplicação das provas poderão registrar ocorrência na Página do Participante até 16 de novembro.

Além das novidades acima, serão mantidos o uso de detectores de metais; a coleta de impressão digital; o uso de documento oficial com foto (documentos eletrônicos não serão aceitos) para acesso ao local ao local de prova; intervalo de 30 minutos entre o fechamento dos portões e início da aplicação do exame; lacre digital nos malotes e abertura no momento das provas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cartão de Confirmação 

Na coletiva desta quarta-feira (31), o Inep informou que mais de 81% dos participantes já acessaram os Cartões de Confirmação com os locais de prova. O documento não é obrigatório para a realização do Enem, mas é recomendado que os estudantes esteja com ele impresso para facilitar a localização no exame. 

O Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível somente na Página do Participante. É preciso informar CPF e senha para consultar as informações. 

Recomendações

Ontem (30), o Inep divulgou recomendações para quem vai fazer o Enem 2018, as quais envolvem não deixar para acessar o Cartão de Confirmação na última hora; saber em que lugar será aplicado o exame e fazer o trajeto, se possível; conferir o horário em que a prova será aplicada em seu estado (por conta do início do horário de Verão e pelos fuso-horários existentes em cada local); saber que os itens obrigatórios são documento de identificação com foto e caneta esferográfica de tinta preta (fabricada em material transparente); não desrespeitar os Direitos Humanos na redação para não perder pontos. 

Horário de fechamento dos portões

Fake News

O Inep também desmentiu as Fake News que diziam aos internautas que o Enem seria adiado. O órgão ressaltou que as informações oficiais sobre o exame são publicadas sempre nos portais oficiais do instituto e do MEC e em suas respectivas redes sociais. 

O Enem 2018

As provas do Enem 2018 começam no próximo domingo (4). Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília), enquanto o exame será aplicado às 13h30. Os mesmos horários serão válidos para o segundo dia, em 11 de novembro. 

O Enem 2018 será dividido da seguinte forma:

1º dia: 45 questões objetivas de Ciências Humanas; 45 de Linguagens e Códigos; Redação

2º dia: 45 questões objetivas de Ciências da Natureza; 45 de Matemática. 

O gabarito oficial será publicado em 14 de novembro. Já o resultado do Enem está previsto para 18 de janeiro de 2019. 

Correção Comentada

O Brasil Escola fará a Correção Comentada do Enem 2018 nos dois domingos de prova. A parceria com o colégio Oficina do Estudante trará o gabarito extraoficial e a resolução das questões em tempo real, além do comentário sobre a redação. 

A Correção Comentada começará sempre após o término do Enem e poderá ser acessada no Brasil Escola e nas nossas redes sociais oficiais. 


Relacionados

Enem 2018: Brasil Escola fará a correção comentada das provas
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 estão chegando e, mais uma vez, o Brasil Escola, em parceria com o Colégio e Curso Oficina do Estudante de Campinas (SP), vai disponibilizar a correção comentada do exame.
Notícias
Enem 2018: Cartão de Inscrição com os locais de provas está disponível
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou na manhã de hoje, 20 de outubro, o acesso ao Cartão de Inscrição do Enem 2018. No documento é possível saber os locais em que o candidato deve realizar as provas, marcadas para os dias 4 e 11 de novembro.
Notícias
Enem 2018: Governo Federal contraria MEC e decide manter início do horário de verão
O Governo Federal retorna em sua decisão e mantém o início do novo horário para 4 de novembro, dia da primeira prova do Enem 2018. Veja quando os portões serão fechados nos horários locais de cada estado.
Notícias
Enem 2018: Inep desmente fake news e confirma provas para 4 e 11 de novembro
O Inep divulgou um comunicado na tarde desta terça-feira, 30 de outubro, alertando os participantes sobre notícias falsas que informam suposta mudança na data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. As provas estão mantidas para os dias 4 e 11 de novembro.
Notícias
Enem 2018: especialistas revelam o que fazer antes e durante as provas
Especialista dão dicas do que fazer antes e durante as provas do Enem 2018. Exame será realizado nos dias 4 e 11 de novembro para mais de 5,5 milhões de estudantes em todo o país. Controle emocional e cuidado com a alimentação são importantes para os participantes.
Notícias
Enem 2018: estudantes relatam o que fazem na semana das provas
Saiba o que os estudantes farão nesta semana que antecede o Enem 2018. O exame começará no domingo, 4 de novembro, e também terá provas em 11 de novembro. Resistência física e equilíbrio emocional são fundamentais para um bom desempenho.
Notícias