Enem 2016: locais de prova devem ser liberados a partir de 18 de outubro
Inep informou que pretende divulgar o Cartão de Confirmação de Inscrição entre os dias 18 e 20.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou ao Vestibular Brasil Escola nesta quinta-feira, 6 de outubro, que pretende divulgar o Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 entre os dias 18 e 20 de outubro.
Confira o que fazer a um mês do Enem 2016
Da mesma forma que aconteceu no ano passado, o documento não será enviado pelos Correios. Os participantes poderão acessá-lo e imprimi-lo no site ou aplicativo do Enem, por meio do número de inscrição e senha.
Além de apresentar data, horário e locais de realização das provas, o Cartão de Confirmação de Inscrição contém número de inscrição, opção de língua estrangeira e indicação de atendimento ou solicitação de certificação, se for o caso. A apresentação do documento no dia das provas é facultativa.
Conforme informações fornecidas pelo Ministério da Educação, um caminhão dos Correios, escoltado pela Polícia Rodoviária Federal, partiu ontem com o primeiro carregamento dos 18 milhões de provas impressas.
Enem 2016
No total, 8.627.195 estudantes são esperados no Enem 2016, que acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro, em 1.716 municípios. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, pontualmente, mas o início das provas está previsto somente para as 13h30.
No primeiro dia, os candidatos terão 4h30 para responder 90 questões objetivas sobre as áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo, serão concedidas 5h30 para as 90 perguntas sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias mais Redação.
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas. Já a data de divulgação dos resultados individuais ainda não foi informada.
Finalidade
A inscrição no Enem 2016 permite que o candidato concorra às vagas oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e às bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de educação superior, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).
Ele também pode participar do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para cursos técnicos; do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), do Programa Ciência sem Fronteiras, obter certificação de conclusão do ensino médio e ingressar em instituições de ensino superior de Portugal.
Estude no Brasil Escola
Com o objetivo de contribuir no processo de preparação dos estudantes, o Brasil Escola vai transmitir videoaulas gratuitas até a realização do Enem 2016. Os participantes também podem testar seus conhecimentos no simulado Enem, conferir dicas sobre os conteúdos cobrados no Exame, resolver provas anteriores do Enem e estudar no site do Brasil Escola.
Mais informações podem ser obtidas pelo Edital do Enem 2016 ou pelo telefone 0800-616161.