Dúvidas sobre o resultado do Enem 2022

Oferecimento:

Saiba como acessar o resultado, de que formas utilizar a pontuação do exame e outras dúvidas.

Uma das principais dúvidas é como usar a nota para entrar na faculdade

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sempre gera expectativas nos estudantes de todo o país. Mesmo com a divulgação do edital com todas as orientações por parte do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), algumas dúvidas permanecem entre os participantes. Existem até alguns mitos sobre o Enem.

Com base nas principais perguntas que os usuários enviam para o Brasil Escola, fizemos uma lista respondendo as dúvidas mais frequentes envolvendo o resultado do Enem. Confira!

1- Como vejo o meu resultado?

O resultado do Enem 2022 poderá ser consultado pela Página do Participante, no dia 9 de fevereiro. Você precisa informar o CPF e senha cadastrados para consultar o resultado.

As notas para os participantes que ainda estão no ensino médio são liberadas cerca de 60 dias depois das demais notas.

2 - Esqueci minha senha. Como consigo recuperá-la?

Você precisa acessar a Página do Participante, clicar no ícone azul escrito "Página do Participante - Entrar com gov.br"

Na portal gov.br, digite o seu CPF, clique em Esqueci minha senha. É possível recuperar a senha por diversas maneiras, tais como: validação facial (para usuários com título de eleitor digital ou Carteira Nacional de Habilitação digital); bancos credenciados, endereço de e-mail e número de telefone. 

Veja as principais informações sobre o Enem 2022 no vídeo abaixo: 

Saiba como recuperar a senha do Enem

3 – Quanto preciso tirar para passar no Enem?

No Enem não existe lista de aprovados, portanto, não tem como passar no exame. O Enem não é um processo seletivo como os vestibulares tradicionais das universidades. No entanto, o participante pode usar a nota do Enem para ser aprovado em uma instituição de ensino superior ou conseguir o diploma do ensino médio. 

A principal forma de usar a nota do Enem para esse propósito é se inscrevendo no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Ao participar do SiSU, você concorrerá a uma vaga e pode ser aprovado dentro do limite de oportunidades disponíveis. O sistema conta com notas de corte e pesos para cada uma das provas do Enem, as quais variam conforme o curso e a instituição de ensino.

4 – Qual a pontuação necessária para obter o Certificado de Ensino Médio via Enem?

Muitas pessoas nos escrevem perguntando quanto é preciso para passar no Enem, mas estão se referindo ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

Entre os anos de 2009 e 2016, o Enem foi utilizado também como forma de obter o certificado do ensino médio. Era necessário ter 450 pontos em cada prova objetiva (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens e Códigos), além de 500 na Redação.

A partir de 2017, o Enem deixou de ser a maneira de conseguir o certificado do ensino médio somente com prova. A certificação voltou a ser concedida pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

5 – Posso usar a nota do Enem para o SiSU, Fies e ProUni no mesmo ano?

A nota do Enem pode ser usada para as três finalidades, ou seja, você pode concorrer às vagas em instituições públicas pelo SiSU, assim como tentar bolsa pelo ProUni e o financiamento do Fies em faculdades particulares. No entanto, caso consiga vaga pelo SiSU e efetue a matrícula em universidade pública, não poderá concorrer a uma bolsa do ProUni.

6 – Como faço para calcular a minha média do Enem? 

A média simples do Enem é composta pela soma de todas as provas objetivas e da Redação, cujo total deve ser dividido por cinco. Caso uma instituição adote peso para cada uma das provas do Enem, a média será a soma das cinco notas divididas pela soma dos pesos. Para simplificar, elaboramos uma ferramenta que calcula a média do Enem.

7 – Como posso calcular a minha nota?

Já a nota do Enem não pode ser calculada pelo estudante, pois o Inep utiliza um método que é conhecido como Teoria de Resposta ao Item (TRI). Achou estranho? Em poucas palavras, o cálculo leva em consideração o número de acertos em determinada questão, possibilidade de acerto em caso de chute (que determina se a pergunta é considerada fácil ou difícil), entre outros fatores. 

8 - Conferi o espelho da minha redação e não concordo com a correção e a nota. Posso recorrer?

O Edital não autoriza o recurso da redação, sendo o espelho exclusivamente para fins pedagógicos. 

9 – Como posso ter noção se fui bem ou não?

Você pode comparar a sua pontuação com as notas máxima e mínima divulgadas pelo Inep. Quanto mais próxima da maior nota, melhor o seu desempenho. 

10 – Como posso entrar em um universidade com a nota do Enem?

Como citamos, a principal utilidade do Enem é o ingresso em instituições públicas de ensino, o qual é feito pelo SiSU. No entanto, existem vestibulares que aceitam a nota do Enem. Confira aqui a lista de universidades que possuem ingresso com tais notas.

11 – Como consigo uma bolsa de estudos com o Enem?

Uma das utilidades para a nota do Enem é a participação no Programa Universidade Para Todos (ProUni), cujo objetivo é oferecer a estudantes de baixa renda bolsas de estudos em instituições particulares. O benefício pode ser de 50% ou integral. A média exigida para a inscrição no ProUni é de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação do Enem. Veja mais informações no FAQ do ProUni

12- É possível financiar um curso com o Enem ou ter descontos na mensalidade? 

Sim, pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para participar, o estudante precisa ter média de 450 nas provas do Enem e não ter zerado a redação, além de comprovar dados ligados à renda familiar per capita. Mais detalhes no FAQ do Fies

13 – Somente universidades brasileiras utilizam o Enem?

Não. O Inep tem fechado convênios nos últimos anos para a utilização do Enem como seleção de brasileiros. Até o momento, apenas instituições portuguesas assinaram convênio para ingresso de brasileiros. Você confirar mais detalhes no artigo Como estudar em Portugal pelo Enem.

Algumas universidades nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá também usam o Enem, mas sem convênio com o Inep e apenas como uma das etapas do processo de seleção.

O uso do Enem para estudar no exterior não significa que a faculdade será gratuita. O estudante precisa arcar com todos os gastos.

Relacionados

Como fazer a inscrição no Enem
Tire suas dúvidas sobre como fazer a inscrição no Enem com sucesso. Quais documentos são...
Enem
Como funciona o Fies - tire suas dúvidas
Você pretende financiar sua faculdade pelo Fies, mas ainda tem dúvidas? Esse FAQ esclarece as...
Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior)
Como funciona o ProUni - tire sua dúvida
Confira as respostas às principais dúvidas sobre o ProUni, das inscrições ao resultado da lista...
ProUni
Como funciona o SiSU
Saiba passo a passo como utilizar o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2024, como funciona, as...
Enem
Estão abertas as inscrições para o ProUni 2016/1
Têm início nesta terça-feira, 19 de janeiro, as inscrições para o ProUni 2016/1. Elas podem...
Notícias
Participantes do Enem 2015 já podem solicitar o certificado do ensino médio
Instituições Certificadoras do Enem 2015 já estão emitindo os certificados do ensino médio.
Notícias
Reaplicação do Enem
Veja como é feita a reaplicação do Enem e saiba quem pode solicitar. Entenda os casos aceitos...
Enem
Resultado do Enem 2020 será divulgado segunda à noite, diz Inep
O Inep informou hoje, 26/03, que o resultado do Enem 2020 será liberado na segunda-feira à noite....
Notícias
SiSU 2016/1 registra mais de 5,2 milhões de inscrições
O MEC informou no início da noite de ontem, 15 de janeiro, que 2.712.937 estudantes se inscreveram...
Notícias
Simulado do Enem recebe inscrições até 15 de abril
Um Simulado do Enem recebe inscrições até 15 de abril. Provas serão simultâneas em 20 estados...
Notícias