Abstenção no Enem 2018 fica abaixo dos 30%
Pouco mais de 1,3 milhão de estudantes não compareceram às provas.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 teve no último domingo, o segundo dia de provas. Dos mais de 5,5 milhões de inscritos, pouco mais de 1,6 milhão não compareceram para as provas, registrando uma abstenção de 29,2%. No primeiro dia de provas, o índice de ausentes foi de 24,9%.
Em 2016, a abstenção do primeiro dia foi de 30,01% e 30,12% no segundo. Já em 2017 foi de 29,8% e 32,00%, respectivamente.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), neste segundo dia de provas 66 participantes foram eliminados, 64 por descumprimento de regras do edital, um por problemas identificados na revista por detector de metal e um outro por recursa de coleta do dado biométrico. Foram registradas ainda 88 emergências médicas.
Confira também: Ausentes no primeiro dia de provas do Enem 2018 representam 24,9% dos inscritos
O maior índice de faltosos por estados está no Amazonas, onde 37,5% dos estudantes não compareceram neste segundo dia de provas. No Piauí, a abstenção foi de 21,4%, sendo a menor no país. Veja os ausentes por unidades da federação:
Diferente do primeiro dia, quando dois locais de provas foram prejudicados por falta de energia elétrica, tendo que suspender a aplicação, desta vez não houve imprevistos que prejudicasse o exame. Os que foram afetados no primeiro dia, de Franca e Porto Nacional, terão direito a reaplicação no dia 11 de dezembro.
Conteúdo das provas
O segundo dia do Enem 2018 foi composto por questões de Matemática e Ciências da Natureza. Os participantes contaram com cinco horas corridas para responder 90 questões objetivas.
Os gabaritos oficiais devem ser liberados na próxima quarta-feira, dia 14 de novembro. Já o resultado final, com o desempenho de cada candidato deve ser publicado no dia 18 de novembro. O Inep informou que trabalha para antecipar o resultado.
A pontuação do Enem também é um dos pré-requisitos para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para conseguir bolsas de estudos no Programa Universidade Para Todos (ProUni).